Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Bruno Souza Lealhttp://lattes.cnpq.br/9215602441698629Carlos Frederico de Brito D'AndreaFrederico de Mello Brandão Tavareshttp://lattes.cnpq.br/8068704103209086Igor Lage Araújo Alves2022-10-19T13:37:20Z2022-10-19T13:37:20Z2015-05-25http://hdl.handle.net/1843/46370https://orcid.org/0000-0001-6787-7016Este trabalho tem como objetivo principal analisar os usos do narrador em primeira pessoa nas reportagens jornalísticas contemporâneas publicadas em três revistas de cultura e comportamento: Trip, Tpm e Rolling Stone Brasil. A partir da leitura dessas publicações, identificamos quatro manifestações da primeira pessoa em âmbito enunciativo, as quais tomamos como categorias de análise para o desenvolvimento de nossas reflexões. Em um primeiro movimento, estudamos as reportagens em que o narrador-repórter nos oferece relatos de suas próprias experiências, configurando narrativas fortemente subjetivas, e também aquelas em que a primeira pessoa surge, muitas vezes de maneira discreta, para denotar uma situação de co-presença entre repórter e entrevistado. Por se fundarem no atestado de corpo presente do repórter, aproximamos essas manifestações de discussões sobre o testemunho empreendidas nos campos da historiografia e da crítica literária para identificarmos elementos que configurariam uma retórica testemunhal específica do texto jornalístico. Em seguida, exploramos as possibilidades da primeira pessoa do plural como estratégia de aproximação do leitor. A partir de reflexões sobre os processos que definem a formação das identidades editoriais das mídias, encontramos no "nós" do narrador-repórter um espaço no qual as revistas podem dizer de si mesmas e referirem-se diretamente ao leitor, atributo que tornaria essa modalidade de primeira pessoa um importante elemento de uma linguagem que seria própria do dispositivo revista. Por fim, voltamos nosso olhar especialmente para as reportagens de Arthur Veríssimo na Trip a fim de pensarmos a qualidade das relações de autoria que podem se articular nos textos jornalísticos. Na identificação de um cenário em que a assinatura do repórter compete com o nome da revista, buscamos refletir sobre os modos como o narrador em primeira pessoa pode configurar processos de ocupação do lugar de autor.This study is meant to examine the first person narrator uses in contemporary journalistic stories published in three magazines specialized in culture and behavior: Trip, Tpm and Rolling Stone Brasil. From reading these publications, we identified four manifestations of the first person in the context of enunciation, which we take as categories of analysis for the development of our reflections. In a first movement, we study the stories in which the reporter-narrator gives us accounts of his own experiences, creating strongly subjective narratives, and we also look at narratives in which the first person comes up often discreetly, to denote a situation of co-presence among reporter and interviewee. Because they are estabilished in the statement of the reporter‘s presence, we approach these manifestations to testimony discussions taken in the fields of historiography and literary criticism, in order to identify elements that would form a testimonial rhetoric specific to the journalistic texts. After that, we explore the possibilities of the first person plural as a strategy for getting close to the reader. From reflections on the processes that define the formation of editorial identities of the media, we define the "we" of the reporter-narrator as a space in which the magazines can speak of themselves and speak directly to the reader, an attribute that would make this type of first person an important element of a language that is somehow typical of magazines. Finally, we turn our attention especially to the stories of Arthur Veríssimo in Trip as a way to think about the quality of authorship relations that can be articulated in journalistic stories. By the perceiving of a scenario in which the reporter‘s signature competes with the magazine's name, we reflect upon the ways in which the first-person narrator can set processes for the occupation of the author‘s position.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesReportagens e repórteres - TesesPeriódicos - TesesComunicação de massas - TesesNarradorPrimeira pessoaEscrita jornalísticaRevistaEu, repórter : narradores em primeira pessoa nas reportagens de Trip, Tpm e Rolling Stoneinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação_Igor Lage.pdfDissertação_Igor Lage.pdfapplication/pdf1487839https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46370/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Igor%20Lage.pdfc034f19ccdda331cea455e401f437306MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/46370/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/463702022-10-19 10:37:20.63oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-10-19T13:37:20Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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