Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_08f53c45c30a02168207d749b5c31106
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MXHPE
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Leonardo Tadeu de AndradeRaissa Silva SouzaStfanie Priscila Rosseti de Souza Moreira2019-08-13T07:07:05Z2019-08-13T07:07:05Z2014-02-15http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9MXHPEAtualmente a população idosa tem crescido consideravelmente em todo o mundo e o Brasil tem a perspectiva de tornar uma das nações mais populosas de indivíduos idosos. Associado a este aumento o risco de quedas segue uma estatística proporcional onde as causas estão associadas às mudanças físicas e mentais relacionadas à idade tornando um problema de saúde publica com elevado custo social e econômico. Sendo as quedas passiveis de prevenção surge a necessidade de intervenção dos profissionais da saúde em medidas educativas.Com a ampliação da atenção a saúde da família com a inclusão do fisioterapeuta na atenção básica, há a necessidade de adoção de medidas individuais e coletivas com práticas que reduzam os índices de quedas através de ações educativas. Objetivo: Conhecer as ações educativas utilizadas pelo fisioterapeuta na prevenção de quedas em idosos dentro da Estratégia Saúde da Família. Metodologia: Contempla uma revisão integrativa da literatura, que se utilizou a base de dados Biblioteca Virtual em Saúde. Resultados e Discussão: A amostra apresentou no contexto ações educativas relacionadas a quedas em idosos com a participação do fisioterapeuta isolada ou coletivamente. O fisioterapeuta realizar visitas domiciliares para promover orientações aos usuários e as pessoas responsáveis pelo cuidado, promove grupos de idosos para inclusão em atividades físicas educativas e participa junto a equipe de ações aprendizado e reciclagem relativas a prevenção de quedas em idosos. Considerações finais: Aplicar ações educativas no cotidiano profissional do fisioterapeuta é uma prática real, no entanto considera-se a necessidade de uma maior exploração do tema.Currently the elderly population has grown considerably worldwide and Brazil has the prospect of becoming one of the most populous nations of the elderly. Associated with this increase the risk of falls following a proportional statistic where the causes are associated with physical and mental changes associated with aging becoming a public health problem with high social and economic cost. Since the insusceptible falls prevention arises the need for intervention of health professionals in educational measures. With the expansion of attention to family health with the inclusion of physiotherapist in primary care, there is the need to adopt measures to individual and collective practices that reduce the rate of falls through educational activities. Objective: To learn the educational measures used by physiotherapists in the prevention of falls in older people within the Family Health Strategy. Methodology : Includes an integrative literature review , we used the data base Virtual Library on Health Results and Discussion: The sample presented in the context of educational activities related to falls in the elderly with the participation of physical therapists alone or collectively. Physical therapists make home visits to promote guidance to users and those responsible for the care, promotes elderly groups for inclusion in educational physical activities and participates with team learning and recycling actions on preventing falls in the elderly. Final Thoughts: Applying educational activities in daily professional physical therapist is a real practice, however we consider the need for further exploration of the topic.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducação em enfermagemCapacitação profissionalFisioterapiaEstratégia Saúde da FamíliaIdosoAcidentes por quedasAção educativaAção educativa do fisioterapeuta na Estratégia Saúde da Família para prevenção de quedas de idososinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALstfanie_priscila_rosseti_de_souza_moreira.pdfapplication/pdf159499https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MXHPE/1/stfanie_priscila_rosseti_de_souza_moreira.pdff2795b6031743750053740678c41d977MD51TEXTstfanie_priscila_rosseti_de_souza_moreira.pdf.txtstfanie_priscila_rosseti_de_souza_moreira.pdf.txtExtracted texttext/plain29795https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9MXHPE/2/stfanie_priscila_rosseti_de_souza_moreira.pdf.txt4cc8ddecf09368885a76441ef2876c62MD521843/BUBD-9MXHPE2019-11-14 21:54:53.683oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9MXHPERepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T00:54:53Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813548391024558080