A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2006 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6NEEUH |
Resumo: | Esta tese pesquisou as políticas de gestão econômica e educacional configuradas nos planejamentos plurianuais realizados pelo Governo FHC, definidos como instrumentos de planejamento de médio prazo para o período de 1996-1999 e 2000-2003. Com o objetivo de identificar a relação de interseção entre a política educacional e a política de emprego, foram analisados os documentos do Poder Executivo: o PPA Brasil em Ação (1996-1999) e o Avança Brasil (2000-2003), e a legislação pertinente. Realizou-se, também, um levantamento dos trabalhos produzidos pelo IPEA referentes aos temas de planejamento plurianual, educação profissional e políticas públicas de emprego e renda, visto que esse órgão tem por função auxiliar o governo na formulação e na implantação de políticas públicas. A lógica que norteou a investigação dos documentos foi a análise interna dos planejamentos plurianuais e dos programas inseridos nele, de modo a ressaltar os argumentos, os compromissos, a estrutura dos programas de educação profissional no interior da política macroeconômica planejada pelo Governo FHC. Dessa forma, foram destacados a origem, o conteúdo e o processo de execução da educação profissional conduzida pelo Ministério da Educação (Proep) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Planfor). A análise do Proep conclui sobre o impacto limitado dessa política pública nos aspectos financeiro, social e pedagógico. O Planfor atende precariamente os princípios da focalização aos mais pobres, de descentralização e parceria com entidades privadas. A análise dos planejamentos plurianuais mostrou que a debilidade do governo na organização da política da educação profissional está, sobretudo, na incapacidade de formular (e, conseqüentemente, de executar) políticas públicas integradas, incapacidade provocada pela dificuldade de tratar os problemas na sua materialidade radical, transformando-os, portanto, em política compensatória, pois o fim último é manter o processo histórico de acumulação capitalista, no qual o País ocupa uma posição semiperiférica. Assim, os meios planejados sofrem de uma fragmentação congênita. Não se pode dizer, portanto, que há uma defasagem estrutural entre educação e desenvolvimento no País, pois as políticas públicas em educação profissional seguiram um rumo determinado pela racionalidade econômica hegemônica no período histórico da globalização. |
id |
UFMG_090d2f405f986668373cfb5769c1f6b7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-6NEEUH |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Dalila Andrade OliveiraMaria do Carmo de Lacerda PeixotoLuciano Mendes de Faria FilhoLuiz Antônio Constant Rodrigues da CunhaLucia Emilia Nuevo Barreto BrunoEliza Bartolozzi Ferreira2019-08-10T18:05:46Z2019-08-10T18:05:46Z2006-03-31http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6NEEUHEsta tese pesquisou as políticas de gestão econômica e educacional configuradas nos planejamentos plurianuais realizados pelo Governo FHC, definidos como instrumentos de planejamento de médio prazo para o período de 1996-1999 e 2000-2003. Com o objetivo de identificar a relação de interseção entre a política educacional e a política de emprego, foram analisados os documentos do Poder Executivo: o PPA Brasil em Ação (1996-1999) e o Avança Brasil (2000-2003), e a legislação pertinente. Realizou-se, também, um levantamento dos trabalhos produzidos pelo IPEA referentes aos temas de planejamento plurianual, educação profissional e políticas públicas de emprego e renda, visto que esse órgão tem por função auxiliar o governo na formulação e na implantação de políticas públicas. A lógica que norteou a investigação dos documentos foi a análise interna dos planejamentos plurianuais e dos programas inseridos nele, de modo a ressaltar os argumentos, os compromissos, a estrutura dos programas de educação profissional no interior da política macroeconômica planejada pelo Governo FHC. Dessa forma, foram destacados a origem, o conteúdo e o processo de execução da educação profissional conduzida pelo Ministério da Educação (Proep) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Planfor). A análise do Proep conclui sobre o impacto limitado dessa política pública nos aspectos financeiro, social e pedagógico. O Planfor atende precariamente os princípios da focalização aos mais pobres, de descentralização e parceria com entidades privadas. A análise dos planejamentos plurianuais mostrou que a debilidade do governo na organização da política da educação profissional está, sobretudo, na incapacidade de formular (e, conseqüentemente, de executar) políticas públicas integradas, incapacidade provocada pela dificuldade de tratar os problemas na sua materialidade radical, transformando-os, portanto, em política compensatória, pois o fim último é manter o processo histórico de acumulação capitalista, no qual o País ocupa uma posição semiperiférica. Assim, os meios planejados sofrem de uma fragmentação congênita. Não se pode dizer, portanto, que há uma defasagem estrutural entre educação e desenvolvimento no País, pois as políticas públicas em educação profissional seguiram um rumo determinado pela racionalidade econômica hegemônica no período histórico da globalização.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGAvaliaçãoPolíticas públicasEducaçãoEducação e EstadoPolítica de educação profissionalPolítica de empregoPlanejamentoA educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHCinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL2000000102.pdfapplication/pdf1941643https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6NEEUH/1/2000000102.pdfd76683ea1884179ca2bb8408566005abMD51TEXT2000000102.pdf.txt2000000102.pdf.txtExtracted texttext/plain781275https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6NEEUH/2/2000000102.pdf.txt3f10090431b96582ac3b77ae685b2c01MD521843/HJPB-6NEEUH2019-11-14 04:12:06.247oai:repositorio.ufmg.br:1843/HJPB-6NEEUHRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:12:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC |
title |
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC |
spellingShingle |
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC Eliza Bartolozzi Ferreira Política de educação profissional Política de emprego Planejamento Avaliação Políticas públicas Educação Educação e Estado |
title_short |
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC |
title_full |
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC |
title_fullStr |
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC |
title_full_unstemmed |
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC |
title_sort |
A educação profissional no planejamento plurianual do Governo FHC |
author |
Eliza Bartolozzi Ferreira |
author_facet |
Eliza Bartolozzi Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Dalila Andrade Oliveira |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Maria do Carmo de Lacerda Peixoto |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Luciano Mendes de Faria Filho |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Eliza Bartolozzi Ferreira |
contributor_str_mv |
Dalila Andrade Oliveira Maria do Carmo de Lacerda Peixoto Luciano Mendes de Faria Filho Luiz Antônio Constant Rodrigues da Cunha Lucia Emilia Nuevo Barreto Bruno |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Política de educação profissional Política de emprego Planejamento |
topic |
Política de educação profissional Política de emprego Planejamento Avaliação Políticas públicas Educação Educação e Estado |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Avaliação Políticas públicas Educação Educação e Estado |
description |
Esta tese pesquisou as políticas de gestão econômica e educacional configuradas nos planejamentos plurianuais realizados pelo Governo FHC, definidos como instrumentos de planejamento de médio prazo para o período de 1996-1999 e 2000-2003. Com o objetivo de identificar a relação de interseção entre a política educacional e a política de emprego, foram analisados os documentos do Poder Executivo: o PPA Brasil em Ação (1996-1999) e o Avança Brasil (2000-2003), e a legislação pertinente. Realizou-se, também, um levantamento dos trabalhos produzidos pelo IPEA referentes aos temas de planejamento plurianual, educação profissional e políticas públicas de emprego e renda, visto que esse órgão tem por função auxiliar o governo na formulação e na implantação de políticas públicas. A lógica que norteou a investigação dos documentos foi a análise interna dos planejamentos plurianuais e dos programas inseridos nele, de modo a ressaltar os argumentos, os compromissos, a estrutura dos programas de educação profissional no interior da política macroeconômica planejada pelo Governo FHC. Dessa forma, foram destacados a origem, o conteúdo e o processo de execução da educação profissional conduzida pelo Ministério da Educação (Proep) e pelo Ministério do Trabalho e Emprego (Planfor). A análise do Proep conclui sobre o impacto limitado dessa política pública nos aspectos financeiro, social e pedagógico. O Planfor atende precariamente os princípios da focalização aos mais pobres, de descentralização e parceria com entidades privadas. A análise dos planejamentos plurianuais mostrou que a debilidade do governo na organização da política da educação profissional está, sobretudo, na incapacidade de formular (e, conseqüentemente, de executar) políticas públicas integradas, incapacidade provocada pela dificuldade de tratar os problemas na sua materialidade radical, transformando-os, portanto, em política compensatória, pois o fim último é manter o processo histórico de acumulação capitalista, no qual o País ocupa uma posição semiperiférica. Assim, os meios planejados sofrem de uma fragmentação congênita. Não se pode dizer, portanto, que há uma defasagem estrutural entre educação e desenvolvimento no País, pois as políticas públicas em educação profissional seguiram um rumo determinado pela racionalidade econômica hegemônica no período histórico da globalização. |
publishDate |
2006 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2006-03-31 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-10T18:05:46Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-10T18:05:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6NEEUH |
url |
http://hdl.handle.net/1843/HJPB-6NEEUH |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6NEEUH/1/2000000102.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/HJPB-6NEEUH/2/2000000102.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
d76683ea1884179ca2bb8408566005ab 3f10090431b96582ac3b77ae685b2c01 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589384138653696 |