spelling |
Mario Lucio CaixetaLuciene Ferreira Mendes2019-08-13T19:58:41Z2019-08-13T19:58:41Z2013-07-03http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BWGHQA Gestão do Conhecimento tem se manifestado no mundo dos negócios e em várias instituições não voltadas para o lucro como uma alternativa concreta na solução para os diversos desafios que emergem da modernidade. Este trabalho analisa a situação e uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (chat e portal) da Prefeitura de Belo Horizonte, buscando verificar sua eficácia como ferramentas estratégicas para a realização da Gestão do Conhecimento. Além de pesquisa literária, adicionamos investigação mais objetiva com realização de entrevistas e aplicação de questionários. Foram realizadas 5 entrevistas (com atores-chave do web chat) e aplicados 41 questionários (a usuários potenciais), com retorno de 37 respondentes. Durante a análise das informações obtidas, diversos problemas relacionados à funcionalidade, categorização, conteúdo da informação e nos processos que viabilizam a comunicação interativa, em especial com o cidadão, foram identificados. Contudo, tanto o web chat quanto o portal da Prefeitura foram avaliados como importantes instrumentos de informação e comunicação entre os usuários e a instituição. Concluímos que estas ferramentas, se melhor preparadas, têm grande potencial para se tornarem meios estratégicos para absorverem o conhecimento dos funcionários e dos cidadãos usuários da Prefeitura, garantindo, assim, eficiência, eficácia e efetividade às atividades e serviços prestados. A implantação de uma Gestão do Conhecimento que se dá a partir da fala do cidadão, se bem capturada e trabalhada como pontos importantes para soluções mais adequadas, aproxima a gestão pública da sociedade, valorizando, assim, uma parceria transparente e responsável entre usuários e prefeitura. Esperamos contribuir para desmitificar a crença de que a Gestão do Conhecimento cabe somente à empresas privadas e não em instituições públicas.The Knowledges management has manifested itself in the business and in various institutions not geared towards profit as a concrete alternative solution to the many challenges that emerge from modernity. This paper analyzes the status and use of Informations Technologies and Communication (chat and portal) of the Municipality of Belo Horizonte, in order to verify their effectiveness as strategic tools for the realization of Knowledges Management. Aside from literary research, we added more objective research through interviews and questionnaires. There were 5 interviews (with key actors in the web chat) and applied 41 questionnaires (the potential users), with a return of 37 respondents. During the analysis of the information obtained, several problems related to functionality, categorization, information content and processes that enable interactive communication, especially with the citizen, were identified. However, both the chat and the web portal of the Municipality were assessed as important instruments of information and communication between users and the institution. We conclude that these tools, better prepared, have great potential to become strategic instruments to absorb the knowledge of employees and citizens of the City users, thus ensuring efficiency, efficacy and effectiveness activities and services. Deploying some Knowledges Management that occurs from the speech of the citizen, well captured and crafted as important points for best solutions, approaches to public management of society, thus valuing a transparent and accountable partnership between users and city . We hope to help demystify the belief that The knowledges Management rests solely for private and not in public.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTecnologia da informação Gestão do conhecimento Portais da Web Prefeitura de Belo HorizonteFerramentas de gestão do conhecimentoGestão do conhecimentoWeb chatPortal corporativoA gestão do conhecimento como solução para usuários de serviços públicos: o caso BHResolveinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALlucieneferreiramendesvieiratcc.pdfapplication/pdf922908https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGHQ/1/lucieneferreiramendesvieiratcc.pdf5de7b06b1dddbdc967793b3cc91dcdb6MD51TEXTlucieneferreiramendesvieiratcc.pdf.txtlucieneferreiramendesvieiratcc.pdf.txtExtracted texttext/plain110029https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BWGHQ/2/lucieneferreiramendesvieiratcc.pdf.txt7716bce2bcb998713dc1f46521016485MD521843/BUOS-9BWGHQ2019-11-14 15:18:32.107oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BWGHQRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:18:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
|