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Elcio Loureiro Cornelsenhttp://lattes.cnpq.br/2420574923794536João Luis Pereira OuriqueMárcio Orlando Seligmann-SilvaMiriam Hermeto de Sá MottaElisa Maria Amorim Vieirahttp://lattes.cnpq.br/1527102765383370José Otaviano da Mata Machado Silva2023-12-05T14:34:01Z2023-12-05T14:34:01Z2023-09-15http://hdl.handle.net/1843/61716https://orcid.org/0000-0002-2972-5537Desde os anos 1990, a Segunda Guerra Mundial é reiteradamente tomada como inspiração para obras ficcionais que buscam figurar o passado histórico em seus enredos. Tal tendência acompanha diversos fenômenos de retomada desse conflito como tópico de interesse acadêmico e político, como o final da Guerra Fria, a americanização da Shoah e o boom dos chamados “estudos da memória”. Particularmente notável nas culturas anglófonas, a retomada da Segunda Guerra Mundial pela ficção pode ser percebida também na produção cultural de diferentes países, na televisão, nos jogos digitais, na literatura e, especialmente, no cinema. Partindo dessa constatação, este trabalho investiga a representação da Segunda Guerra Mundial em romances do século XXI por autores dos EUA, Reino Unido, Alemanha, Espanha e Brasil, com base em dois eixos temáticos: a memória e a ficção histórica. A tese se sustenta na fortuna teórica e crítica dos estudos da memória e da literatura de testemunho realizados por Erll, Assmann, Seligmann-Silva e outros; articulados com as teorias sobre o romance histórico e a ficção histórica desenvolvidas por De Groot, Lukács, Wesseling, Hutcheon e outros. A ponte entre os dois corpos teóricos é estabelecida pela obra do filósofo Paul Ricœur. Após um mosaico histórico dos diferentes momentos da produção romanesca sobre a Segunda Guerra Mundial em cada um dos países abordados, a análise de detém sobre cinco obras recentes: "The Welsh Girl", de Peter Ho Davies; "Añoranza de Guerra", de José Maria Blanco Corredoira; "All the Light We Cannot See", de Anthony Doerr; "Amor entre Guerras", de Marianne Nishihata; e "Im Frühling sterben", de Ralf Rothmann. A partir do exame dessas obras, argumenta-se que os romances históricos recentes sobre a Segunda Guerra Mundial engendram uma perspectiva historiográfica que privilegia a autoridade do discurso da memória sob a forma do testemunho, ainda que os próprios romances não configurem exemplos de literatura testemunhal. Esse diagnóstico sugere o impacto continuado que as teorias sobre a memória gestadas nos debates historiográficos a partir dos anos 1980 têm sobre a produção literária e cultural recente.Since the 1990s the Second World War has been repeatedly taken as inspiration for fictional works that aim at portraying the historical past in their plots. This tendency follows several instances of reconsideration of the Second World War as a topic of both academic and political interest, such as the end of the Cold War, the Americanization of the Shoah and the boom of the so-called “memory studies”. Though particularly notable in English-speaking cultures, this resurgence of WWII in fiction can also be noticed in the cultural production of different countries, especially through cinema, but also, in TV, videogames and literature. This work departs from this realization and investigates the representation of the Second World War in 21st century novels by authors from the USA, the UK, Germany, Spain and Brazil, centering the analysis on two axes: memory and historical fiction. The thesis is supported by the critical and theoretical fortune of memory studies and studies on testimonial literature developed by Erll, Assmann, Seligmann-Silva and others; articulated around theories of the historical novel and historical fiction by De Groot, Lukács, Wesseling, Hutcheon and others. The gap between the two theoretical corpora is brdiged by the work of philosopher Paul Ricoeur. The analysis departs from a historical overview of the different moments of the Second World War novel in each of the countries analyzed, and reaches the of five recent novels: Peter Ho Davies’s "The Welsh Girl"; José Maria Blanco Corredoira’s "Añoranza de Guerra"; Anthony Doerr’s "All the Light We Cannot See"; Marianne Nishihata’s "Amor entre Guerras"; and Ralf Rothmann’s "Im Frühling sterben". Based on the analyses, it is argued that the recent historical novels about the Second World War engender a historiographical perspective that privileges the authority of the discourse of memory under the guise of the testimony, even though the novels themselves are not examples of testimonial literature. This diagnosis suggests the continued impact the memory theories developed throughout historiographical debates since de 1980s have over recent literary and cultural production.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Estudos LiteráriosUFMGBrasilFALE - FACULDADE DE LETRAShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessFicção histórica – História e críticaGuerra mundial, 1939-1945 – Literatura e a guerraMemória na literaturaHistória na literaturaLiteratura e sociedadeDavies, Peter Ho, 1966- – Welsh girl – Crítica e interpretaçãoDoerr, Anthony, 1973- – All the light we cannot see – Crítica e interpretaçãoBlanco Corredoira, José Maria, 1968- – Añoranza de guerra: la novela de um viejo soldado de la División Azul – Crítica e interpretaçãoNishihata, Mariannne – Amor entre guerras: o romance entre um carioca e um japonês que lutou pelo Brasil na 2. Guerra Mundial – Crítica e interpretaçãoGuerra Mundial – Crítica e interpretaçãoRothmann, Ralf. Im Frühling sterben – Crítica e interpretaçãoLiteratura comparadaLiteratura de guerraRomance históricoSegunda Guerra MundialMemória culturalTestemunhoNós retornamos em canções: ficção, história e memória em romances do século XXI sobre a Segunda Guerra MundialWe rise again in songs: fiction, history and memory in 21st Century novels about World War IIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGCC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61716/2/license_rdf33b8016dc5c4681c1e7a582a4161162cMD52ORIGINALSILVA, José Otaviano da Mata Machado - Nós retornamos em canções - Ficção, história e memória em romances do século XXI sobre a Segunda Guerra Mundial.pdfSILVA, José Otaviano da Mata Machado - Nós retornamos em canções - Ficção, história e memória em romances do século XXI sobre a Segunda Guerra Mundial.pdfapplication/pdf5201950https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61716/4/SILVA%2c%20Jos%c3%a9%20Otaviano%20da%20Mata%20Machado%20-%20N%c3%b3s%20retornamos%20em%20can%c3%a7%c3%b5es%20-%20Fic%c3%a7%c3%a3o%2c%20hist%c3%b3ria%20e%20mem%c3%b3ria%20em%20romances%20do%20s%c3%a9culo%20XXI%20sobre%20a%20Segunda%20Guerra%20Mundial.pdf01ada559f250a7ec91f69e6b179507f1MD54LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/61716/5/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD551843/617162023-12-05 11:34:02.397oai:repositorio.ufmg.br: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ório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-12-05T14:34:02Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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