A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriela Alcantara Azevedo Cavalcanti de Arruda
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/41064
Resumo: O presente estudo investiga o papel do ícone arquitetônico, paisagístico e religioso, como parte da estratégia de ampliação do número de fiéis e de poder das instituições neopentecostais, considerando o recente fenômeno em curso no Brasil, que sugere a inversão da predominância religiosa católica para a evangélica. Para isso, adotou-se como estudo de caso a Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, localizada no bairro Lourdes, em Belo Horizonte (MG), analisando os sentidos materiais e imateriais que produz. Na literatura revista considerou-se o fenômeno de transição religiosa no Brasil, a instrumentação do poder simbólico e a paisagem como artealizadora, considerando suas instâncias in visu e in situ, de valores e sentidos. Na parte empírica, analisou-se a força paisagística da Catedral e seu reconhecimento pelos seus fiéis, por meio da leitura urbana e da pesquisa qualitativa. Os resultados encontrados responderam positivamente a hipótese evidências em favor da hipótese de que a Catedral serve, de forma intencional e eficiente, como instrumento de comunicação e de acumulação de poder simbólico, sendo reconhecida como um ícone pelos seus usuários e, por conseguinte, contribuindo para a potencialização da expansão do movimento neopentecostal.
id UFMG_0a598caee7c0a6762fa420c88dedb330
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/41064
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Altamiro Sergio Mol Bessahttp://lattes.cnpq.br/5802995114126430Celina Borges LemosCarlos Ribeiro Caldas FilhoDavid Prado Machadohttp://lattes.cnpq.br/1307458625555110Gabriela Alcantara Azevedo Cavalcanti de Arruda2022-04-18T19:22:28Z2022-04-18T19:22:28Z2021-04-28http://hdl.handle.net/1843/41064O presente estudo investiga o papel do ícone arquitetônico, paisagístico e religioso, como parte da estratégia de ampliação do número de fiéis e de poder das instituições neopentecostais, considerando o recente fenômeno em curso no Brasil, que sugere a inversão da predominância religiosa católica para a evangélica. Para isso, adotou-se como estudo de caso a Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, localizada no bairro Lourdes, em Belo Horizonte (MG), analisando os sentidos materiais e imateriais que produz. Na literatura revista considerou-se o fenômeno de transição religiosa no Brasil, a instrumentação do poder simbólico e a paisagem como artealizadora, considerando suas instâncias in visu e in situ, de valores e sentidos. Na parte empírica, analisou-se a força paisagística da Catedral e seu reconhecimento pelos seus fiéis, por meio da leitura urbana e da pesquisa qualitativa. Os resultados encontrados responderam positivamente a hipótese evidências em favor da hipótese de que a Catedral serve, de forma intencional e eficiente, como instrumento de comunicação e de acumulação de poder simbólico, sendo reconhecida como um ícone pelos seus usuários e, por conseguinte, contribuindo para a potencialização da expansão do movimento neopentecostal.The present study investigates the role of the architectural icon, considering both landscape and religion, as part of the strategy to increase the number of faithful followers as well as the power of neopentecostal institutions, considering a recent phenomenon underway in Brazil, which suggests the inversion of religious predominance from Catholic to Evangelical. To this end, the “Catedral da Fé”, built by “Igreja Universal do Reino de Deus”, located in Belo Horizonte (MG - Brazil), was adopted as a case study, in which it’s analyzed the material and immaterial senses it produces. The revised literature investigated the phenomenon of religious transition in Brazil, the instrumentation of symbolic power and the landscape, considering its instances in visu and in situ, of values and meanings. The empirical part analyzed the Cathedral's landscape strength and its recognition by its faithful followers, through urban readings and qualitative research. The results add evidence in favor of the hypothesis that the Cathedral would intentionally and efficiently serve as an instrument of both communication and accumulation of symbolic power. The Cathedral is also recognized as an icon by its users, contributing to the expansion of the neopentecostal institution.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura e UrbanismoUFMGBrasilARQ - ESCOLA DE ARQUITETURAPaisagens - Belo Horizonte (MG)Simbolismo na arquiteturaReligiõesIgrejas - Belo Horizonte (MG)Arquitetura religiosaPaisagemArquiteturaReligiãoÍconeCatedral da FéA construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo HorizonteThe building of an icon-landscape: "Catedral da Fé" in Lourdes, Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTACAO_Gabriela Alcantara_A CONSTRUCAO DE UM ICONE PAISAGEM.pdfDISSERTACAO_Gabriela Alcantara_A CONSTRUCAO DE UM ICONE PAISAGEM.pdfapplication/pdf5329494https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41064/5/DISSERTACAO_Gabriela%20Alcantara_A%20CONSTRUCAO%20DE%20UM%20ICONE%20PAISAGEM.pdfa280e347632d466220988abd55877b94MD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41064/6/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD561843/410642022-04-18 16:22:29.197oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-04-18T19:22:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv The building of an icon-landscape: "Catedral da Fé" in Lourdes, Belo Horizonte
title A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte
spellingShingle A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte
Gabriela Alcantara Azevedo Cavalcanti de Arruda
Paisagem
Arquitetura
Religião
Ícone
Catedral da Fé
Paisagens - Belo Horizonte (MG)
Simbolismo na arquitetura
Religiões
Igrejas - Belo Horizonte (MG)
Arquitetura religiosa
title_short A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte
title_full A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte
title_fullStr A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte
title_full_unstemmed A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte
title_sort A construção de um ícone-paisagem: o caso da Catedral da Fé no bairro de Lourdes, em Belo Horizonte
author Gabriela Alcantara Azevedo Cavalcanti de Arruda
author_facet Gabriela Alcantara Azevedo Cavalcanti de Arruda
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Altamiro Sergio Mol Bessa
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5802995114126430
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Celina Borges Lemos
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Ribeiro Caldas Filho
dc.contributor.referee3.fl_str_mv David Prado Machado
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1307458625555110
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriela Alcantara Azevedo Cavalcanti de Arruda
contributor_str_mv Altamiro Sergio Mol Bessa
Celina Borges Lemos
Carlos Ribeiro Caldas Filho
David Prado Machado
dc.subject.por.fl_str_mv Paisagem
Arquitetura
Religião
Ícone
Catedral da Fé
topic Paisagem
Arquitetura
Religião
Ícone
Catedral da Fé
Paisagens - Belo Horizonte (MG)
Simbolismo na arquitetura
Religiões
Igrejas - Belo Horizonte (MG)
Arquitetura religiosa
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Paisagens - Belo Horizonte (MG)
Simbolismo na arquitetura
Religiões
Igrejas - Belo Horizonte (MG)
Arquitetura religiosa
description O presente estudo investiga o papel do ícone arquitetônico, paisagístico e religioso, como parte da estratégia de ampliação do número de fiéis e de poder das instituições neopentecostais, considerando o recente fenômeno em curso no Brasil, que sugere a inversão da predominância religiosa católica para a evangélica. Para isso, adotou-se como estudo de caso a Catedral da Fé da Igreja Universal do Reino de Deus, localizada no bairro Lourdes, em Belo Horizonte (MG), analisando os sentidos materiais e imateriais que produz. Na literatura revista considerou-se o fenômeno de transição religiosa no Brasil, a instrumentação do poder simbólico e a paisagem como artealizadora, considerando suas instâncias in visu e in situ, de valores e sentidos. Na parte empírica, analisou-se a força paisagística da Catedral e seu reconhecimento pelos seus fiéis, por meio da leitura urbana e da pesquisa qualitativa. Os resultados encontrados responderam positivamente a hipótese evidências em favor da hipótese de que a Catedral serve, de forma intencional e eficiente, como instrumento de comunicação e de acumulação de poder simbólico, sendo reconhecida como um ícone pelos seus usuários e, por conseguinte, contribuindo para a potencialização da expansão do movimento neopentecostal.
publishDate 2021
dc.date.issued.fl_str_mv 2021-04-28
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-04-18T19:22:28Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-04-18T19:22:28Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/41064
url http://hdl.handle.net/1843/41064
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41064/5/DISSERTACAO_Gabriela%20Alcantara_A%20CONSTRUCAO%20DE%20UM%20ICONE%20PAISAGEM.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/41064/6/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv a280e347632d466220988abd55877b94
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589449644244992