Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dirceu da Costa Maués
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50105
Resumo: Esta tese busca ampliar algumas discussões teóricas sobre uma suposta identidade ou estatuto da fotografia, propondo uma análise a partir dos conceitos de individuação, objeto técnico e invenção (como um dos ciclos genéticos da imagem) apresentados pelo filósofo francês Gilbert Simondon. A pesquisa se constituiu por uma elaboração teórica e prática que foi surgindo a partir das questões provocadas por uma produção artística em contínuo desenvolvimento e em um movimento de reciprocidade entre teoria e prática. A hipótese levantada é a de que podemos ter um entendimento ampliado sobre a noção de fotografia a partir da compreensão de seus processos de individuação que precisam ser considerados, pelo menos, sob três aspectos fundamentais: em relação ao dispositivo técnico fotográfico; em relação ao processo inventivo entre o fotógrafo e o dispositivo; e em relação às interações entre a imagem fotográfica em si, como objeto-imagem, e o mundo. Dependendo dos parâmetros e de seus modos de individuação próprios, teremos uma multiplicidade de possíveis individuações da forma fotográfica. É em relação a essa noção ampliada de fotografia, entendida como singular e rica em suas multiplicidades de formas – em permanente devir, ou em processo de individuação – que tento colocar em diálogo minha experiência poética, baseada na fabricação de câmeras artesanais pinhole e outras experimentações com o dispositivo fotográfico. Assim, é possível pensar em uma diversidade de modos de existência que a fotografia pode devir, inclusive em um modo de existência da fotografia pinhole e seus possíveis desdobramentos em uma poética do dispositivo fotográfico.
id UFMG_0a68dfb87d545785b43164e79214d8b5
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50105
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Adolfo Enrique Cifuentes Porrashttp://lattes.cnpq.br/7256023332368040Anna Karina Castanheira BartolomeuAlexandre Romariz SequeiraEduardo Antonio de JesusLeticia Barbeito AndrésEduardo Queirogahttp://lattes.cnpq.br/2168484027682352Dirceu da Costa Maués2023-02-16T11:58:55Z2023-02-16T11:58:55Z2022-09-26http://hdl.handle.net/1843/50105Esta tese busca ampliar algumas discussões teóricas sobre uma suposta identidade ou estatuto da fotografia, propondo uma análise a partir dos conceitos de individuação, objeto técnico e invenção (como um dos ciclos genéticos da imagem) apresentados pelo filósofo francês Gilbert Simondon. A pesquisa se constituiu por uma elaboração teórica e prática que foi surgindo a partir das questões provocadas por uma produção artística em contínuo desenvolvimento e em um movimento de reciprocidade entre teoria e prática. A hipótese levantada é a de que podemos ter um entendimento ampliado sobre a noção de fotografia a partir da compreensão de seus processos de individuação que precisam ser considerados, pelo menos, sob três aspectos fundamentais: em relação ao dispositivo técnico fotográfico; em relação ao processo inventivo entre o fotógrafo e o dispositivo; e em relação às interações entre a imagem fotográfica em si, como objeto-imagem, e o mundo. Dependendo dos parâmetros e de seus modos de individuação próprios, teremos uma multiplicidade de possíveis individuações da forma fotográfica. É em relação a essa noção ampliada de fotografia, entendida como singular e rica em suas multiplicidades de formas – em permanente devir, ou em processo de individuação – que tento colocar em diálogo minha experiência poética, baseada na fabricação de câmeras artesanais pinhole e outras experimentações com o dispositivo fotográfico. Assim, é possível pensar em uma diversidade de modos de existência que a fotografia pode devir, inclusive em um modo de existência da fotografia pinhole e seus possíveis desdobramentos em uma poética do dispositivo fotográfico.This thesis seeks to expand some theoretical discussions about a supposed identity or status of photography, proposing an analysis based on the concepts of individuation, technical object and invention (as one of the genetic cycles of the image) presented by the French philosopher Gilbert Simondon. The research was constituted by a theoretical and practical elaboration that emerged from the questions provoked by an artistic production in continuous development and in a reciprocal movement between theory and practice. The hypothesis raised is that we can have an expanded understanding about the notion of photography from the comprehension of its individuation processes that need to be considered, at least, under three fundamental aspects: in relation to the photographic technical device; in relation to the inventive process between the photographer and the device; and in relation to the interactions between the photographic image itself, as object-image, and the world. Depending on the parameters and their own modes of individuation, we will have a multiplicity of possible individuations of the photographic form. It is in relation to this expanded notion of photography, understood as singular and rich in its multiplicities of forms - in permanent becoming, or in process of individuation - that I try to put into dialogue my poetic experience, based on the production of handmade pinhole cameras and other experiments with the photographic device. Thus, it is possible to think of a diversity of modes of existence that photography can become, including a mode of existence of pinhole photography and its possible implications in a poetics of the photographic device.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESSimondon, GilbertFotografiaFotografia - FilosofiaCriação (Literária, artística, etc.)IndividuaçãoFotografiaGilbert SimondonDispositivoInvençãoFotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográficoPhotography, individuation and invention: poetic fabrications of the photographic deviceinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALTese final - Dirceu Maues.pdfTese final - Dirceu Maues.pdfFotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico / Dirceu da Costa Maués. – 2022.application/pdf8700373https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50105/3/Tese%20final%20-%20Dirceu%20Maues.pdfce05a2f708bd69b25256f5ba975635d7MD53LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50105/4/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD541843/501052023-02-16 08:58:55.433oai:repositorio.ufmg.br:1843/50105TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-16T11:58:55Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Photography, individuation and invention: poetic fabrications of the photographic device
title Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico
spellingShingle Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico
Dirceu da Costa Maués
Individuação
Fotografia
Gilbert Simondon
Dispositivo
Invenção
Simondon, Gilbert
Fotografia
Fotografia - Filosofia
Criação (Literária, artística, etc.)
title_short Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico
title_full Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico
title_fullStr Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico
title_full_unstemmed Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico
title_sort Fotografia, individuação e invenção: fabricações poéticas do dispositivo fotográfico
author Dirceu da Costa Maués
author_facet Dirceu da Costa Maués
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Adolfo Enrique Cifuentes Porras
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7256023332368040
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Anna Karina Castanheira Bartolomeu
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Alexandre Romariz Sequeira
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eduardo Antonio de Jesus
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Leticia Barbeito Andrés
dc.contributor.referee5.fl_str_mv Eduardo Queiroga
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2168484027682352
dc.contributor.author.fl_str_mv Dirceu da Costa Maués
contributor_str_mv Adolfo Enrique Cifuentes Porras
Anna Karina Castanheira Bartolomeu
Alexandre Romariz Sequeira
Eduardo Antonio de Jesus
Leticia Barbeito Andrés
Eduardo Queiroga
dc.subject.por.fl_str_mv Individuação
Fotografia
Gilbert Simondon
Dispositivo
Invenção
topic Individuação
Fotografia
Gilbert Simondon
Dispositivo
Invenção
Simondon, Gilbert
Fotografia
Fotografia - Filosofia
Criação (Literária, artística, etc.)
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Simondon, Gilbert
Fotografia
Fotografia - Filosofia
Criação (Literária, artística, etc.)
description Esta tese busca ampliar algumas discussões teóricas sobre uma suposta identidade ou estatuto da fotografia, propondo uma análise a partir dos conceitos de individuação, objeto técnico e invenção (como um dos ciclos genéticos da imagem) apresentados pelo filósofo francês Gilbert Simondon. A pesquisa se constituiu por uma elaboração teórica e prática que foi surgindo a partir das questões provocadas por uma produção artística em contínuo desenvolvimento e em um movimento de reciprocidade entre teoria e prática. A hipótese levantada é a de que podemos ter um entendimento ampliado sobre a noção de fotografia a partir da compreensão de seus processos de individuação que precisam ser considerados, pelo menos, sob três aspectos fundamentais: em relação ao dispositivo técnico fotográfico; em relação ao processo inventivo entre o fotógrafo e o dispositivo; e em relação às interações entre a imagem fotográfica em si, como objeto-imagem, e o mundo. Dependendo dos parâmetros e de seus modos de individuação próprios, teremos uma multiplicidade de possíveis individuações da forma fotográfica. É em relação a essa noção ampliada de fotografia, entendida como singular e rica em suas multiplicidades de formas – em permanente devir, ou em processo de individuação – que tento colocar em diálogo minha experiência poética, baseada na fabricação de câmeras artesanais pinhole e outras experimentações com o dispositivo fotográfico. Assim, é possível pensar em uma diversidade de modos de existência que a fotografia pode devir, inclusive em um modo de existência da fotografia pinhole e seus possíveis desdobramentos em uma poética do dispositivo fotográfico.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-09-26
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-16T11:58:55Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-16T11:58:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50105
url http://hdl.handle.net/1843/50105
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50105/3/Tese%20final%20-%20Dirceu%20Maues.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50105/4/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv ce05a2f708bd69b25256f5ba975635d7
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589351225950208