As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXM |
Resumo: | Esta é uma investigação sobre a potência da imagem fotográfica como mediação crítica com o espaço construído, que pressupõe duas facetas: as visibilidades colocadas em jogo pelas imagens e as maneiras de apresentação do assunto, que repercutem na percepção dos sujeitos. O ordinário é tido como elemento crucial diante da realidade dos espaços cotidianos que são constituídos majoritariamente pelo banal, recorrentemente invisibilizados pela própria familiaridade e por um sensório hegemônico que reafirma os aspectos mais icônicos e dignos das cidades. As práticas fotográficas da arte são os objetos analisados para discutir e averiguar essa qualificação da mediação, abrindo diversas questões sobre o ambiente construído, os artefatos urbanos, a paisagem da cidade e seus entornos. Os trabalhos foram organizados pela identificação de certos procedimentos que ora se aproximam de uma determinada abordagem documental e ora constituem elaborações ficcionais |
id |
UFMG_0ac36309ccbbda4ff219e245d3b92bc8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AUVEXM |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Stephane Denis Albert Rene HuchetRenata Moreira MarquezAdolfo Enrique Cifuentes PorrasGabriel de Sousa Castro2019-08-11T04:14:51Z2019-08-11T04:14:51Z2017-08-17http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXMEsta é uma investigação sobre a potência da imagem fotográfica como mediação crítica com o espaço construído, que pressupõe duas facetas: as visibilidades colocadas em jogo pelas imagens e as maneiras de apresentação do assunto, que repercutem na percepção dos sujeitos. O ordinário é tido como elemento crucial diante da realidade dos espaços cotidianos que são constituídos majoritariamente pelo banal, recorrentemente invisibilizados pela própria familiaridade e por um sensório hegemônico que reafirma os aspectos mais icônicos e dignos das cidades. As práticas fotográficas da arte são os objetos analisados para discutir e averiguar essa qualificação da mediação, abrindo diversas questões sobre o ambiente construído, os artefatos urbanos, a paisagem da cidade e seus entornos. Os trabalhos foram organizados pela identificação de certos procedimentos que ora se aproximam de uma determinada abordagem documental e ora constituem elaborações ficcionaisThis is an investigation about the potentiality of images as critical mediation with the built space that presupposes two aspects: the visibilities that are displayed by images and the ways the subjects are presented, impacting upon the individuals perceptions. The ordinary is considered a crucial component because the daily spaces are mainly constituted by banality and are recurrently rendered invisible by the familiarity and hegemonic sensibility that reaffirm the most iconic and worthy cities aspects. Arts photographic practices are the object of analysis to discuss and ascertain this qualified mediation, posing several questions about the built environment, the urban artifacts, the city's landscape and its surroundings. The works were organized by identifying certain procedures that are related to a documental approach and to fictional strategiesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGFotografiaFicçãoArteCotidianoMediação críticaImagem fotográficaPercepçãoFicçãoEspaço construídoPaisagem urbanaArteAs práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_gabriel_castro.pdfapplication/pdf6599062https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUVEXM/1/disserta__o_gabriel_castro.pdf426641e2ca02c5388612134f03eeec21MD51TEXTdisserta__o_gabriel_castro.pdf.txtdisserta__o_gabriel_castro.pdf.txtExtracted texttext/plain197201https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUVEXM/2/disserta__o_gabriel_castro.pdf.txt7174b9d110e5dd1c7d444536880e2dd6MD521843/MMMD-AUVEXM2019-11-14 09:12:05.835oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AUVEXMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais |
title |
As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais |
spellingShingle |
As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais Gabriel de Sousa Castro Cotidiano Mediação crítica Imagem fotográfica Percepção Ficção Espaço construído Paisagem urbana Arte Fotografia Ficção Arte |
title_short |
As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais |
title_full |
As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais |
title_fullStr |
As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais |
title_full_unstemmed |
As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais |
title_sort |
As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais |
author |
Gabriel de Sousa Castro |
author_facet |
Gabriel de Sousa Castro |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Renata Moreira Marquez |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Adolfo Enrique Cifuentes Porras |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gabriel de Sousa Castro |
contributor_str_mv |
Stephane Denis Albert Rene Huchet Renata Moreira Marquez Adolfo Enrique Cifuentes Porras |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cotidiano Mediação crítica Imagem fotográfica Percepção Ficção Espaço construído Paisagem urbana Arte |
topic |
Cotidiano Mediação crítica Imagem fotográfica Percepção Ficção Espaço construído Paisagem urbana Arte Fotografia Ficção Arte |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Fotografia Ficção Arte |
description |
Esta é uma investigação sobre a potência da imagem fotográfica como mediação crítica com o espaço construído, que pressupõe duas facetas: as visibilidades colocadas em jogo pelas imagens e as maneiras de apresentação do assunto, que repercutem na percepção dos sujeitos. O ordinário é tido como elemento crucial diante da realidade dos espaços cotidianos que são constituídos majoritariamente pelo banal, recorrentemente invisibilizados pela própria familiaridade e por um sensório hegemônico que reafirma os aspectos mais icônicos e dignos das cidades. As práticas fotográficas da arte são os objetos analisados para discutir e averiguar essa qualificação da mediação, abrindo diversas questões sobre o ambiente construído, os artefatos urbanos, a paisagem da cidade e seus entornos. Os trabalhos foram organizados pela identificação de certos procedimentos que ora se aproximam de uma determinada abordagem documental e ora constituem elaborações ficcionais |
publishDate |
2017 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2017-08-17 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-11T04:14:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-11T04:14:51Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXM |
url |
http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXM |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUVEXM/1/disserta__o_gabriel_castro.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUVEXM/2/disserta__o_gabriel_castro.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
426641e2ca02c5388612134f03eeec21 7174b9d110e5dd1c7d444536880e2dd6 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589394071814144 |