As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gabriel de Sousa Castro
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXM
Resumo: Esta é uma investigação sobre a potência da imagem fotográfica como mediação crítica com o espaço construído, que pressupõe duas facetas: as visibilidades colocadas em jogo pelas imagens e as maneiras de apresentação do assunto, que repercutem na percepção dos sujeitos. O ordinário é tido como elemento crucial diante da realidade dos espaços cotidianos que são constituídos majoritariamente pelo banal, recorrentemente invisibilizados pela própria familiaridade e por um sensório hegemônico que reafirma os aspectos mais icônicos e dignos das cidades. As práticas fotográficas da arte são os objetos analisados para discutir e averiguar essa qualificação da mediação, abrindo diversas questões sobre o ambiente construído, os artefatos urbanos, a paisagem da cidade e seus entornos. Os trabalhos foram organizados pela identificação de certos procedimentos que ora se aproximam de uma determinada abordagem documental e ora constituem elaborações ficcionais
id UFMG_0ac36309ccbbda4ff219e245d3b92bc8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AUVEXM
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Stephane Denis Albert Rene HuchetRenata Moreira MarquezAdolfo Enrique Cifuentes PorrasGabriel de Sousa Castro2019-08-11T04:14:51Z2019-08-11T04:14:51Z2017-08-17http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXMEsta é uma investigação sobre a potência da imagem fotográfica como mediação crítica com o espaço construído, que pressupõe duas facetas: as visibilidades colocadas em jogo pelas imagens e as maneiras de apresentação do assunto, que repercutem na percepção dos sujeitos. O ordinário é tido como elemento crucial diante da realidade dos espaços cotidianos que são constituídos majoritariamente pelo banal, recorrentemente invisibilizados pela própria familiaridade e por um sensório hegemônico que reafirma os aspectos mais icônicos e dignos das cidades. As práticas fotográficas da arte são os objetos analisados para discutir e averiguar essa qualificação da mediação, abrindo diversas questões sobre o ambiente construído, os artefatos urbanos, a paisagem da cidade e seus entornos. Os trabalhos foram organizados pela identificação de certos procedimentos que ora se aproximam de uma determinada abordagem documental e ora constituem elaborações ficcionaisThis is an investigation about the potentiality of images as critical mediation with the built space that presupposes two aspects: the visibilities that are displayed by images and the ways the subjects are presented, impacting upon the individuals perceptions. The ordinary is considered a crucial component because the daily spaces are mainly constituted by banality and are recurrently rendered invisible by the familiarity and hegemonic sensibility that reaffirm the most iconic and worthy cities aspects. Arts photographic practices are the object of analysis to discuss and ascertain this qualified mediation, posing several questions about the built environment, the urban artifacts, the city's landscape and its surroundings. The works were organized by identifying certain procedures that are related to a documental approach and to fictional strategiesUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGFotografiaFicçãoArteCotidianoMediação críticaImagem fotográficaPercepçãoFicçãoEspaço construídoPaisagem urbanaArteAs práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_gabriel_castro.pdfapplication/pdf6599062https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUVEXM/1/disserta__o_gabriel_castro.pdf426641e2ca02c5388612134f03eeec21MD51TEXTdisserta__o_gabriel_castro.pdf.txtdisserta__o_gabriel_castro.pdf.txtExtracted texttext/plain197201https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUVEXM/2/disserta__o_gabriel_castro.pdf.txt7174b9d110e5dd1c7d444536880e2dd6MD521843/MMMD-AUVEXM2019-11-14 09:12:05.835oai:repositorio.ufmg.br:1843/MMMD-AUVEXMRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:12:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
title As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
spellingShingle As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
Gabriel de Sousa Castro
Cotidiano
Mediação crítica
Imagem fotográfica
Percepção
Ficção
Espaço construído
Paisagem urbana
Arte
Fotografia
Ficção
Arte
title_short As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
title_full As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
title_fullStr As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
title_full_unstemmed As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
title_sort As práticas fotográficas de arte como mediação crítica com o espaço construído: a emergência do ordinário e os procedimentos ficcionais
author Gabriel de Sousa Castro
author_facet Gabriel de Sousa Castro
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Renata Moreira Marquez
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Adolfo Enrique Cifuentes Porras
dc.contributor.author.fl_str_mv Gabriel de Sousa Castro
contributor_str_mv Stephane Denis Albert Rene Huchet
Renata Moreira Marquez
Adolfo Enrique Cifuentes Porras
dc.subject.por.fl_str_mv Cotidiano
Mediação crítica
Imagem fotográfica
Percepção
Ficção
Espaço construído
Paisagem urbana
Arte
topic Cotidiano
Mediação crítica
Imagem fotográfica
Percepção
Ficção
Espaço construído
Paisagem urbana
Arte
Fotografia
Ficção
Arte
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Fotografia
Ficção
Arte
description Esta é uma investigação sobre a potência da imagem fotográfica como mediação crítica com o espaço construído, que pressupõe duas facetas: as visibilidades colocadas em jogo pelas imagens e as maneiras de apresentação do assunto, que repercutem na percepção dos sujeitos. O ordinário é tido como elemento crucial diante da realidade dos espaços cotidianos que são constituídos majoritariamente pelo banal, recorrentemente invisibilizados pela própria familiaridade e por um sensório hegemônico que reafirma os aspectos mais icônicos e dignos das cidades. As práticas fotográficas da arte são os objetos analisados para discutir e averiguar essa qualificação da mediação, abrindo diversas questões sobre o ambiente construído, os artefatos urbanos, a paisagem da cidade e seus entornos. Os trabalhos foram organizados pela identificação de certos procedimentos que ora se aproximam de uma determinada abordagem documental e ora constituem elaborações ficcionais
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-08-17
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T04:14:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T04:14:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXM
url http://hdl.handle.net/1843/MMMD-AUVEXM
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUVEXM/1/disserta__o_gabriel_castro.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MMMD-AUVEXM/2/disserta__o_gabriel_castro.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 426641e2ca02c5388612134f03eeec21
7174b9d110e5dd1c7d444536880e2dd6
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589394071814144