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Paula Guimarães Simõeshttp://lattes.cnpq.br/9400218205896772Vera Regina Veiga FrançaLigia Campos Cerqueira Lanahttp://lattes.cnpq.br/9831670019728704Danielle Silva Peixoto2020-08-26T11:48:08Z2020-08-26T11:48:08Z2020-03-24http://hdl.handle.net/1843/340500000-0002-8062-1960A proposta desta pesquisa é analisar as representações da violência doméstica, os valores e os papéis sociais atribuídos a mulheres e homens que emergem na telenovela O Outro Lado do Paraíso e o que revelam da sociedade brasileira contemporânea. O ponto de partida é a situação interacional que coloca mulheres e homens em um quadro de violência dentro da obra ficcional, exibida pela Rede Globo, entre 2017 e 2018, na faixa das 21 horas. Para tanto, nossa base teórica é construída a partir da discussão de conceitos como telenovela, representação, violência doméstica, questões de gênero e valores sociais, sob a ótica do campo da Comunicação. A metodologia operacionalizada é a análise da situação interativa (MENDONÇA; SIMÕES, 2012), convocando o conceito de enquadramento, proposto por Erving Goffman (2012). O recorte empírico da pesquisa é composto pelos principais acontecimentos violentos entre o casal Clara (Bianca Bin) e Gael (Sérgio Guizé), na telenovela, tomando por base três categorias para a seleção das cenas analisadas: 1) Gael apresentado como o agressor e Clara como a vítima, na primeira fase da telenovela. Neste caso, serão selecionadas as cenas em que há representação da situação de violência, conforme categoria prevista pela Lei Maria da Penha; 2) o uso estratégico da violência doméstica como teste de confiança em Gael, na segunda fase da telenovela; e 3) como a história das personagens Clara e Gael foi concluída, levando em conta o envolvimento na situação de violência. A partir da apreensão das formas de representação da violência doméstica na telenovela da Rede Globo, o trabalho procurou analisar: 1) quais quadros de sentido são acionados na representação da violência doméstica e como as personagens são posicionadas na situação interativa; 2) partindo desses sentidos, como os valores e papéis sociais de mulheres e homens emergem a partir da representação da violência; 3) e quais os traços presentes nessas representações que apontam para a experiência do sujeito em face dessa violência na sociedade brasileira contemporânea. A análise revelou que a telenovela representou, ao longo da telenovela, os cinco tipos de violência doméstica categorizados pela Lei Maria da Penha. Contudo, em razão dos limites da representação deste formato televisivo, apenas a violência física foi enquadrada de maneira explícita como violência doméstica e familiar. Quanto aos demais tipos de violência doméstica (sexual, psicológica, patrimonial e moral), pudemos perceber que foram tratados, muitas vezes, como recurso para compor a narrativa. Consideramos que essa representação limitada apresenta como risco o reforço da ideia presente no senso comum: apenas mulheres espancadas são vítimas de violência doméstica. Outros achados, ligados aos valores e papéis sociais de homens e mulheres presentes na obra demonstram que, muitas vezes, a telenovela acaba por reforçar valores e papéis de gênero tradicionais, como a virilidade, possessividade e agressividade do homem em contraposição à submissão, inocência e domesticidade femininas. Assim, podemos afirmar que a telenovela O Outro Lado do Paraíso ao mesmo tempo em que traz à luz a violência doméstica e familiar contra a mulher, tema importante de ser abordado e debatido na cena pública, também recorre a representações tradicionais dos sentidos das relações de gênero, que confinam a mulher à subordinação e à dependência masculina, assim como à realização feminina através casamento.The purpose of this research is to analyze the representations of domestic violence, values and social roles attributed to women and men which emerge in the closed soap opera O Outro Lado do Paraíso as well as what they reveal about contemporary Brazilian society. The starting point is the interactional situation that places women and men in a context of violence within the aforementioned fictional work, shown by Rede Globo, between 2017 and 2018, at 9 pm. Therefore, this theoretical basis is built from the discussion of concepts such as soap operas, representation, domestic violence, gender issues and social values, under the perspective of Communication. The methodology is operationalized by the analysis of the interactive situation (MENDONÇA; SIMÕES, 2012), invoking the concept of frame, proposed by Erving Goffman (2012). The empirical selection of the research consists of the main violent events between the couple Clara (Bianca Bin) and Gael (Sérgio Guizé) in the closed soap opera, based on three categories for the selection of the analyzed scenes: 1) Gael presented as aggressor and Clara as victim, in the first stage of the soap opera. In this case, the scenes in which the situation of violence is represented will be selected according to the category provided by the Maria da Penha Law; 2) the strategic use of domestic violence as a test of confidence in Gael, in the second stage of the soap opera; and 3) how the story of the characters Clara and Gael was completed, taking into account the involvement in the situation of violence. From the apprehension of the forms of representation of domestic violence in Rede Globo's closed soap opera the work has sought to analyze: 1) which meaning frames are triggered in the representation of domestic violence and how the characters are positioned in the interactive situation; 2) based on these meanings, how values and social roles of women and men emerge from the representation of violence; 3) and which features are present in these representations that point to the subject's experience in the face of this violence in contemporary Brazilian society. The analysis revealed that throughout the closed soap opera the five types of domestic violence categorized by the Maria da Penha Law were represented. However, due to the limits of the representation of this television show format, only physical violence was explicitly framed as domestic violence and familiar. As for the other types of domestic violence (sexual, psychological, patrimonial and moral), it could be noticed that they were many times used as resources to compose the narrative. It is believed that this limited representation is prone to reinforce the concept present in common sense: only beaten women are victims of domestic violence. Other findings connected to the values and social roles of men and women present in the foregoing audiovisual work demonstrate that it often reinforces traditional gender values and roles, such as virility, possessiveness and aggressiveness of men in opposition to submission, innocence and female domesticity. Thus, it can be affirmed that O Outro Lado do Paraíso brings to light domestic and family violence against women, an important issue to be addressed and debated in the public scene. At the same time, it gets back to traditional representations of the meanings of gender relations that confine women to male subordination and discrimination, furthermore, their success accomplished through marriage.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALRepresentaçãoTelenovelaViolência domésticaValores e papéis sociaisEm briga de marido e mulher... : representações da violência doméstica na telenovela O Outro Lado do Paraíso e valores da sociedade brasileira contemporâneaIn a fight between husband and wife ... : representations of domestic violence in the soap opera O Outro Lado do Paraíso and values of contemporary brazilian societyinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDanielle Silva Peixoto_Em briga de marido e mulher_F.pdfDanielle Silva Peixoto_Em briga de marido e mulher_F.pdfDissertação como requisito parcial para obtenção do título de mestreapplication/pdf1455696https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34050/2/Danielle%20Silva%20Peixoto_Em%20briga%20de%20marido%20e%20mulher_F.pdf7be6701c9dce7c844c33f4d85b405be1MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/34050/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD531843/340502020-08-26 08:48:08.476oai:repositorio.ufmg.br:1843/34050TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KCg==Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-08-26T11:48:08Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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