Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernanda Silveira Vieria
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99RGBY
Resumo: O vírus da Diarreia Viral Bovina (Bovine viral diarrhea virus - BVDV) apresenta distribuição cosmopolita. A prevalência da doença esta diretamente associada com a presença de animais persistentemente infectados, que são o ponto chave na epidemiologia da doença, além da transmissão via sêmen, fômites e transferência de embriões. O código sanitário para os animais terrestres instituído pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) preconiza a testagem de agentes virais com circulação no gado bovino, incluindo o BVDV. Embora seja feita a exigência da testagem dos touros utilizados em inseminação artificial ou monta natural, o teste no sêmen ainda não é preconizado e necessita ser desenvolvido para triagem de amostras clínicas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de diagnóstico por PCR, utilizando a região 5UTR, para a detecção dos vírus BVDV-1 e BVDV-2 em sêmen bovino. Foi realizada a inoculação de isoladosvirais citopatogênicos (amostras NADL e SV253) e não citopatogênicos(amostra NY-1) em cultura de células MDBK para amplificação e titulação viral. Uma amostra sêmen foi infectada experimentalmente com o vírus para posterior extração do RNA e amplificação por RT-PCR a partir de iniciadores e protocolos específicos. Obteve-se a amplificação do fragmento de tamanho molecular esperado (157pb-BVDV1; 160pb-BVDV-2) para os três vírus testados, assim como, na infecção experimental do sêmen. Estes resultados demonstram que o teste desenvolvido pode ser utilizado para a triagem de sêmen bovino.
id UFMG_0b216802a7f5c6e185503c8712e47bbc
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-99RGBY
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Edel Figueiredo BarbosaCamila Pacheco Silveira MartinsFernanda Silveira Vieria2019-08-11T13:14:10Z2019-08-11T13:14:10Z2011-02-23http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99RGBYO vírus da Diarreia Viral Bovina (Bovine viral diarrhea virus - BVDV) apresenta distribuição cosmopolita. A prevalência da doença esta diretamente associada com a presença de animais persistentemente infectados, que são o ponto chave na epidemiologia da doença, além da transmissão via sêmen, fômites e transferência de embriões. O código sanitário para os animais terrestres instituído pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) preconiza a testagem de agentes virais com circulação no gado bovino, incluindo o BVDV. Embora seja feita a exigência da testagem dos touros utilizados em inseminação artificial ou monta natural, o teste no sêmen ainda não é preconizado e necessita ser desenvolvido para triagem de amostras clínicas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de diagnóstico por PCR, utilizando a região 5UTR, para a detecção dos vírus BVDV-1 e BVDV-2 em sêmen bovino. Foi realizada a inoculação de isoladosvirais citopatogênicos (amostras NADL e SV253) e não citopatogênicos(amostra NY-1) em cultura de células MDBK para amplificação e titulação viral. Uma amostra sêmen foi infectada experimentalmente com o vírus para posterior extração do RNA e amplificação por RT-PCR a partir de iniciadores e protocolos específicos. Obteve-se a amplificação do fragmento de tamanho molecular esperado (157pb-BVDV1; 160pb-BVDV-2) para os três vírus testados, assim como, na infecção experimental do sêmen. Estes resultados demonstram que o teste desenvolvido pode ser utilizado para a triagem de sêmen bovino.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMicrobiologiaVírus da diarreia em bovinoBovino SêmenBVDV-2BVDV-1RT-PCRSêmen de bovino5'UTRDiagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTRinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINAL212.pdfapplication/pdf931620https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99RGBY/1/212.pdfd8823eb4795a3abe3014f5532d84f613MD511843/BUOS-99RGBY2019-08-11 10:14:10.637oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-99RGBYRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-08-11T13:14:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR
title Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR
spellingShingle Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR
Fernanda Silveira Vieria
BVDV-2
BVDV-1
RT-PCR
Sêmen de bovino
5'UTR
Microbiologia
Vírus da diarreia em bovino
Bovino Sêmen
title_short Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR
title_full Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR
title_fullStr Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR
title_full_unstemmed Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR
title_sort Diagnóstico molecular de BVDV (Bovine viral diarrhea virus) baseado na região 5'UTR
author Fernanda Silveira Vieria
author_facet Fernanda Silveira Vieria
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Edel Figueiredo Barbosa
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Camila Pacheco Silveira Martins
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernanda Silveira Vieria
contributor_str_mv Edel Figueiredo Barbosa
Camila Pacheco Silveira Martins
dc.subject.por.fl_str_mv BVDV-2
BVDV-1
RT-PCR
Sêmen de bovino
5'UTR
topic BVDV-2
BVDV-1
RT-PCR
Sêmen de bovino
5'UTR
Microbiologia
Vírus da diarreia em bovino
Bovino Sêmen
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Microbiologia
Vírus da diarreia em bovino
Bovino Sêmen
description O vírus da Diarreia Viral Bovina (Bovine viral diarrhea virus - BVDV) apresenta distribuição cosmopolita. A prevalência da doença esta diretamente associada com a presença de animais persistentemente infectados, que são o ponto chave na epidemiologia da doença, além da transmissão via sêmen, fômites e transferência de embriões. O código sanitário para os animais terrestres instituído pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) preconiza a testagem de agentes virais com circulação no gado bovino, incluindo o BVDV. Embora seja feita a exigência da testagem dos touros utilizados em inseminação artificial ou monta natural, o teste no sêmen ainda não é preconizado e necessita ser desenvolvido para triagem de amostras clínicas. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema de diagnóstico por PCR, utilizando a região 5UTR, para a detecção dos vírus BVDV-1 e BVDV-2 em sêmen bovino. Foi realizada a inoculação de isoladosvirais citopatogênicos (amostras NADL e SV253) e não citopatogênicos(amostra NY-1) em cultura de células MDBK para amplificação e titulação viral. Uma amostra sêmen foi infectada experimentalmente com o vírus para posterior extração do RNA e amplificação por RT-PCR a partir de iniciadores e protocolos específicos. Obteve-se a amplificação do fragmento de tamanho molecular esperado (157pb-BVDV1; 160pb-BVDV-2) para os três vírus testados, assim como, na infecção experimental do sêmen. Estes resultados demonstram que o teste desenvolvido pode ser utilizado para a triagem de sêmen bovino.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-02-23
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-11T13:14:10Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-11T13:14:10Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99RGBY
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-99RGBY
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-99RGBY/1/212.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv d8823eb4795a3abe3014f5532d84f613
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801677067676286976