Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/38113 |
Resumo: | Nesta tese, o processo de subjetivação na formação do enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais foi analisado em busca de agenciamentos territoriais e seus consequentes processos de desterritorialização e linhas de fuga. Para a produção dos dados, seguiu-se uma dinâmica de atenção proposta por Kastrup para estudos cartográficos, a saber: o rastreio, o toque, o pouso e o reconhecimento atento. As etapas do rastreio e do toque foram desenvolvidas pela Análise Documental que objetivou iniciar o reconhecimento da espessura processual do território analisado por meio do Projeto Pedagógico (PP). O explorar do PP aconteceu em busca da experiência de perscrutar as suas formas: os planejamentos, ordenamentos, sequenciações, recursos, algum vestígio das forças ou movimentos na formação do enfermeiro-educador que caminhassem na direção dos processos de subjetivação. Esse movimento, constituinte do rastreio, permitiu abrirmo-nos ao encontro com as disciplinas relacionadas à Educação em/na Saúde e com os primeiros nomes dos participantes do presente estudo. Na medida em que os encontros com as disciplinas foram acontecendo, experimentamos o toque na segunda fase da atenção, que é a seleção, algo que nos fisga porque salta no conjunto do que estava sendo observado. A seleção das disciplinas e dos docentes não foi ainda a busca pela informação, mas, um reflexo da espessura do território em análise. Desse modo, seguiu-se para as entrevistas semiestruturadas realizadas com nove docentes guiadas por quatro perguntas provocativas. O pouso aconteceu por meio das observações em campo. Por meio delas, buscou-se diminuir as chances de realizar interpretações sobre as linhas e forças analisadas, até então, pela análise documental e entrevistas. Para isso, foi preciso chegar mais perto, aguçar os sentidos, usar a lupa de pesquisador-cartógrafo e dar mais um passo ao encontro do território. Ao total, três observações não participantes foram realizadas. Ao utilizar esta pesquisa como um dispositivo, captou-se diferentes movimentos que foram apresentados em perspectivas cartográficas. Diferentes movimentos foram captados na formação do enfermeiro-educador na EEUFMG que ora são reprodutores de subjetivações que contribuem para a formação de um enfermeiro-educador que reproduz o instituído, condiciona saberes e se organiza dentro de estruturas formais de ensino, cooperando, portanto, para assujeitamentos (linhas duras); ora são criadores de processos que valorizam a diferença, operam pela valorização da subjetividade e, com isso, se abrem para novas subjetivações do enfermeiro-educador (linhas maleáveis e de fuga). |
id |
UFMG_0b777e0086f784a2511b0683bed51ded |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/38113 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas GeraisPROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO-EDUCADOR NO CURSO DE ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAISEducação em SaúdeEnfermagemDocentes de EnfermagemEducação em SaúdeEducação em EnfermagemDocentes de EnfermagemInstituições de Ensino SuperiorNesta tese, o processo de subjetivação na formação do enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais foi analisado em busca de agenciamentos territoriais e seus consequentes processos de desterritorialização e linhas de fuga. Para a produção dos dados, seguiu-se uma dinâmica de atenção proposta por Kastrup para estudos cartográficos, a saber: o rastreio, o toque, o pouso e o reconhecimento atento. As etapas do rastreio e do toque foram desenvolvidas pela Análise Documental que objetivou iniciar o reconhecimento da espessura processual do território analisado por meio do Projeto Pedagógico (PP). O explorar do PP aconteceu em busca da experiência de perscrutar as suas formas: os planejamentos, ordenamentos, sequenciações, recursos, algum vestígio das forças ou movimentos na formação do enfermeiro-educador que caminhassem na direção dos processos de subjetivação. Esse movimento, constituinte do rastreio, permitiu abrirmo-nos ao encontro com as disciplinas relacionadas à Educação em/na Saúde e com os primeiros nomes dos participantes do presente estudo. Na medida em que os encontros com as disciplinas foram acontecendo, experimentamos o toque na segunda fase da atenção, que é a seleção, algo que nos fisga porque salta no conjunto do que estava sendo observado. A seleção das disciplinas e dos docentes não foi ainda a busca pela informação, mas, um reflexo da espessura do território em análise. Desse modo, seguiu-se para as entrevistas semiestruturadas realizadas com nove docentes guiadas por quatro perguntas provocativas. O pouso aconteceu por meio das observações em campo. Por meio delas, buscou-se diminuir as chances de realizar interpretações sobre as linhas e forças analisadas, até então, pela análise documental e entrevistas. Para isso, foi preciso chegar mais perto, aguçar os sentidos, usar a lupa de pesquisador-cartógrafo e dar mais um passo ao encontro do território. Ao total, três observações não participantes foram realizadas. Ao utilizar esta pesquisa como um dispositivo, captou-se diferentes movimentos que foram apresentados em perspectivas cartográficas. Diferentes movimentos foram captados na formação do enfermeiro-educador na EEUFMG que ora são reprodutores de subjetivações que contribuem para a formação de um enfermeiro-educador que reproduz o instituído, condiciona saberes e se organiza dentro de estruturas formais de ensino, cooperando, portanto, para assujeitamentos (linhas duras); ora são criadores de processos que valorizam a diferença, operam pela valorização da subjetividade e, com isso, se abrem para novas subjetivações do enfermeiro-educador (linhas maleáveis e de fuga).Universidade Federal de Minas GeraisBrasilENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEMPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUFMGMaria Flávia Gazzinellihttp://lattes.cnpq.br/2557921736699122Sumaya Giarola Cecilio2021-09-21T19:22:21Z2021-09-21T19:22:21Z2021-04-14info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1843/38113porhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMG2021-09-21T19:22:21Zoai:repositorio.ufmg.br:1843/38113Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oairepositorio@ufmg.bropendoar:2021-09-21T19:22:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais PROCESSO DE SUBJETIVAÇÃO NA FORMAÇÃO DO ENFERMEIRO-EDUCADOR NO CURSO DE ENFERMAGEM NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS |
title |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais |
spellingShingle |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais Sumaya Giarola Cecilio Educação em Saúde Enfermagem Docentes de Enfermagem Educação em Saúde Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Instituições de Ensino Superior |
title_short |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais |
title_full |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais |
title_fullStr |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais |
title_full_unstemmed |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais |
title_sort |
Processo de subjetivação na formação do Enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais |
author |
Sumaya Giarola Cecilio |
author_facet |
Sumaya Giarola Cecilio |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Maria Flávia Gazzinelli http://lattes.cnpq.br/2557921736699122 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sumaya Giarola Cecilio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação em Saúde Enfermagem Docentes de Enfermagem Educação em Saúde Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Instituições de Ensino Superior |
topic |
Educação em Saúde Enfermagem Docentes de Enfermagem Educação em Saúde Educação em Enfermagem Docentes de Enfermagem Instituições de Ensino Superior |
description |
Nesta tese, o processo de subjetivação na formação do enfermeiro-educador no Curso de Enfermagem na Universidade Federal de Minas Gerais foi analisado em busca de agenciamentos territoriais e seus consequentes processos de desterritorialização e linhas de fuga. Para a produção dos dados, seguiu-se uma dinâmica de atenção proposta por Kastrup para estudos cartográficos, a saber: o rastreio, o toque, o pouso e o reconhecimento atento. As etapas do rastreio e do toque foram desenvolvidas pela Análise Documental que objetivou iniciar o reconhecimento da espessura processual do território analisado por meio do Projeto Pedagógico (PP). O explorar do PP aconteceu em busca da experiência de perscrutar as suas formas: os planejamentos, ordenamentos, sequenciações, recursos, algum vestígio das forças ou movimentos na formação do enfermeiro-educador que caminhassem na direção dos processos de subjetivação. Esse movimento, constituinte do rastreio, permitiu abrirmo-nos ao encontro com as disciplinas relacionadas à Educação em/na Saúde e com os primeiros nomes dos participantes do presente estudo. Na medida em que os encontros com as disciplinas foram acontecendo, experimentamos o toque na segunda fase da atenção, que é a seleção, algo que nos fisga porque salta no conjunto do que estava sendo observado. A seleção das disciplinas e dos docentes não foi ainda a busca pela informação, mas, um reflexo da espessura do território em análise. Desse modo, seguiu-se para as entrevistas semiestruturadas realizadas com nove docentes guiadas por quatro perguntas provocativas. O pouso aconteceu por meio das observações em campo. Por meio delas, buscou-se diminuir as chances de realizar interpretações sobre as linhas e forças analisadas, até então, pela análise documental e entrevistas. Para isso, foi preciso chegar mais perto, aguçar os sentidos, usar a lupa de pesquisador-cartógrafo e dar mais um passo ao encontro do território. Ao total, três observações não participantes foram realizadas. Ao utilizar esta pesquisa como um dispositivo, captou-se diferentes movimentos que foram apresentados em perspectivas cartográficas. Diferentes movimentos foram captados na formação do enfermeiro-educador na EEUFMG que ora são reprodutores de subjetivações que contribuem para a formação de um enfermeiro-educador que reproduz o instituído, condiciona saberes e se organiza dentro de estruturas formais de ensino, cooperando, portanto, para assujeitamentos (linhas duras); ora são criadores de processos que valorizam a diferença, operam pela valorização da subjetividade e, com isso, se abrem para novas subjetivações do enfermeiro-educador (linhas maleáveis e de fuga). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-21T19:22:21Z 2021-09-21T19:22:21Z 2021-04-14 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/38113 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/38113 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais Brasil ENFERMAGEM - ESCOLA DE ENFERMAGEM Programa de Pós-Graduação em Enfermagem UFMG |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@ufmg.br |
_version_ |
1816829714026725376 |