Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leonardo Vinicios Kopke da Rocha
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREHSS
Resumo: Esta pesquisa tem por objeto a inserção da visita aos museus históricos como possibilidade didática no ensino de História. Trata-se de uma proposta do tipo hipotético-dedutiva, na qual é apresentada uma hipótese e, por meio da dedução, verifica-se sua comprovação ou não. A hipótese indicada enuncia que algumas temáticas do currículo do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da disciplina de História são exemplos que, relacionados com os acervos do Museu Mineiro localizado na cidade de Belo Horizonte, apresentam possibilidades de construção de ações educativas para os docentes explorarem de modo diversificado os conteúdos da disciplina. Acredita-se que, assim, os professores sejam capazes não só de contribuir para o melhor aproveitamento do ensino de História, mas também de gerar reflexões e aprendizagens que estão além dos limites da sala de aula. Por meio de um painel discursivo realizado entre professores de História que atuam no ensino público nos anos escolares indicados foram colhidas informações e propostas para a criação de um blog que oriente e contribua para o processo de ensino-aprendizagem com práticas formais e informais que podem ser exploradas nas visitas ao museu. A análise foi embasada na pedagogia sociocultural de Paulo Freire, que entende que os professores atuam como agentes mediadores no processo de educação. Para compreender o ensino de História nos museus, a pesquisa busca práticas educativas já realizadas nas obras de Francisco Régis Lopes Ramos.
id UFMG_0ba4f43ddc46ac67dae42ab15b93a32a
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREHSS
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Betania Goncalves FigueiredoJezulino Lucio Mendes BragaSuzana dos Santos GomesLeonardo Vinicios Kopke da Rocha2019-08-10T19:06:57Z2019-08-10T19:06:57Z2017-02-22http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREHSSEsta pesquisa tem por objeto a inserção da visita aos museus históricos como possibilidade didática no ensino de História. Trata-se de uma proposta do tipo hipotético-dedutiva, na qual é apresentada uma hipótese e, por meio da dedução, verifica-se sua comprovação ou não. A hipótese indicada enuncia que algumas temáticas do currículo do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da disciplina de História são exemplos que, relacionados com os acervos do Museu Mineiro localizado na cidade de Belo Horizonte, apresentam possibilidades de construção de ações educativas para os docentes explorarem de modo diversificado os conteúdos da disciplina. Acredita-se que, assim, os professores sejam capazes não só de contribuir para o melhor aproveitamento do ensino de História, mas também de gerar reflexões e aprendizagens que estão além dos limites da sala de aula. Por meio de um painel discursivo realizado entre professores de História que atuam no ensino público nos anos escolares indicados foram colhidas informações e propostas para a criação de um blog que oriente e contribua para o processo de ensino-aprendizagem com práticas formais e informais que podem ser exploradas nas visitas ao museu. A análise foi embasada na pedagogia sociocultural de Paulo Freire, que entende que os professores atuam como agentes mediadores no processo de educação. Para compreender o ensino de História nos museus, a pesquisa busca práticas educativas já realizadas nas obras de Francisco Régis Lopes Ramos.This research aims to discuss the insertion of museums as didactic possibility in the teaching of History. This is a hypothetical-deductive type of proposal, in which a hypothesis is presented and, by means of deduction, its proof is verified. The hypothesis indicated that some themes of the curriculum of the 6th to 9th year of elementary school in the discipline of History are examples that, related to the collections of the Mineiro Museum located in the city of Belo Horizonte, present possibilities of construction of diverse scripts for teachers of this discipline, Capable not only of contributing to the best use of History teaching, but also generating reflections and learning that are beyond the limits of the classroom. Through a discursive panel made up of History teachers who work in public education in the indicated school years, information and proposals were collected for the creation of a blog that guides and contributes to the teaching-learning process through formal and informal practices that can be Explored on visits to the museum. The analysis was based on the sociocultural pedagogy of Paulo Freire, who understands that teachers act as mediating agents in the education process. To understand the teaching of History in museums, the research seeks educational practices already carried out in the works of Francisco Regis Lopes Ramos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMuseus Aspectos educacionaisMuseus e escolasEducaçãoMuseus históricos Belo Horizonte (MG)Historia Estudo e ensinoProfessorEnsinoAção educativaMuseuHistóriaEnsinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiroinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtexto_oficial_i.pdfapplication/pdf2817419https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREHSS/1/texto_oficial_i.pdf7a3845d7e8a460f2465f8c162b22ce17MD51TEXTtexto_oficial_i.pdf.txttexto_oficial_i.pdf.txtExtracted texttext/plain210958https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREHSS/2/texto_oficial_i.pdf.txt6876e56e9c7d15270d052bab7d73a473MD521843/BUOS-AREHSS2019-11-14 06:21:16.923oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-AREHSSRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:21:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
title Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
spellingShingle Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
Leonardo Vinicios Kopke da Rocha
Professor
Ensino
Ação educativa
Museu
História
Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Museus históricos Belo Horizonte (MG)
Historia Estudo e ensino
title_short Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
title_full Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
title_fullStr Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
title_full_unstemmed Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
title_sort Ensinar História para além da sala de aula: ações educativas no Museu Mineiro
author Leonardo Vinicios Kopke da Rocha
author_facet Leonardo Vinicios Kopke da Rocha
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Betania Goncalves Figueiredo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Jezulino Lucio Mendes Braga
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Suzana dos Santos Gomes
dc.contributor.author.fl_str_mv Leonardo Vinicios Kopke da Rocha
contributor_str_mv Betania Goncalves Figueiredo
Jezulino Lucio Mendes Braga
Suzana dos Santos Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Professor
Ensino
Ação educativa
Museu
História
topic Professor
Ensino
Ação educativa
Museu
História
Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Museus históricos Belo Horizonte (MG)
Historia Estudo e ensino
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Museus Aspectos educacionais
Museus e escolas
Educação
Museus históricos Belo Horizonte (MG)
Historia Estudo e ensino
description Esta pesquisa tem por objeto a inserção da visita aos museus históricos como possibilidade didática no ensino de História. Trata-se de uma proposta do tipo hipotético-dedutiva, na qual é apresentada uma hipótese e, por meio da dedução, verifica-se sua comprovação ou não. A hipótese indicada enuncia que algumas temáticas do currículo do 6º ao 9º ano do ensino fundamental da disciplina de História são exemplos que, relacionados com os acervos do Museu Mineiro localizado na cidade de Belo Horizonte, apresentam possibilidades de construção de ações educativas para os docentes explorarem de modo diversificado os conteúdos da disciplina. Acredita-se que, assim, os professores sejam capazes não só de contribuir para o melhor aproveitamento do ensino de História, mas também de gerar reflexões e aprendizagens que estão além dos limites da sala de aula. Por meio de um painel discursivo realizado entre professores de História que atuam no ensino público nos anos escolares indicados foram colhidas informações e propostas para a criação de um blog que oriente e contribua para o processo de ensino-aprendizagem com práticas formais e informais que podem ser exploradas nas visitas ao museu. A análise foi embasada na pedagogia sociocultural de Paulo Freire, que entende que os professores atuam como agentes mediadores no processo de educação. Para compreender o ensino de História nos museus, a pesquisa busca práticas educativas já realizadas nas obras de Francisco Régis Lopes Ramos.
publishDate 2017
dc.date.issued.fl_str_mv 2017-02-22
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T19:06:57Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T19:06:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREHSS
url http://hdl.handle.net/1843/BUOS-AREHSS
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREHSS/1/texto_oficial_i.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-AREHSS/2/texto_oficial_i.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 7a3845d7e8a460f2465f8c162b22ce17
6876e56e9c7d15270d052bab7d73a473
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589359813787648