Trens de alta velocidade: perspectiva de implantação no Brasil
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9ZKKD2 |
Resumo: | Em muitos países se utiliza o transporte ferroviário para o transporte de passageiros, de maneira eficiente e funcional, em viagens de médias e longas distâncias. Com a evolução do sistema de transporte ferroviário chegou-se aos Trens de Alta Velocidade (TAV), atualmente existentes em diversos outros países. No Brasil, para o transporte de passageiros em viagens médias a longas, utiliza-se quase que exclusivamente o transporte aéreo ou rodoviário. Um projeto para implementação do primeiro Trem de Alta Velocidade no País, interligando as cidades de Campinas, São Paulo e Rio de Janeiro, foi elaborado pelo Governo Federal, em parceria com a Agência Nacional de Transporte Terrestre ANTT e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), tendo como público alvo pessoas que utilizariam o transporte aéreo para o deslocamento entre estas cidades. Este trabalho tem como objetivo indicar elementos e características previstas para o sistema, de modo a contextualizar e promover reflexões, acerca da implantação do TAV no Brasil. Para isso, foi utilizada uma metodologia de cunho exploratório, com abordagem qualitativa sobre o assunto, através de pesquisa bibliográfica em meio científico e nos relatórios apresentados pelo Consórcio Halcrow Sinergia. Foram apresentadas informações sobre o funcionamento do TAV em outros países e os serviços atualmente disponíveis para o transporte no caso brasileiro. Sendo ainda, apresentadas características do projeto proposto, estudos do traçado, estimativas de custo, tempos de viagem, informações de demandas e receitas geradas a partir da implantação do TAV, além de análises e conclusões sobre a proposta de implantação do sistema de alta velocidade no País. |
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