Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_0bf69455e566232142758d636a1d7281
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/32133
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Maria do Carmo de Freitas Venerosohttp://lattes.cnpq.br/1612365823765731Júlio César Machado PintoAndré Melo MendesAngelo Mazzuchelli GarciaWaldomiro de Castro Santos Vergueirohttp://lattes.cnpq.br/5587271345053450Chantal Herskovic2020-01-23T16:34:29Z2020-01-23T16:34:29Z2019-03-22http://hdl.handle.net/1843/32133A presente pesquisa pretende fazer uma análise sobre o livro ilustrado e as histórias em quadrinhos criadas por Neil Gaiman e Dave McKean, além de observar essas obras enquanto textos plurimidiáticos e sua leitura como processos simultâneos e, em alguns momentos, dinâmicos. É exigida do leitor certa familiaridade com os códigos visuais das histórias em quadrinhos e o domínio da linguagem visual. É esse domínio, ou conhecimento, que permite o indivíduo perceber e interpretar textos verbais e não verbais. As obras estudadas tratam de livros infanto-juvenis e de histórias em quadrinhos, mais precisamente graphic novels. É estudada a obra "A comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch" (1995), e a obra "Os lobos dentro das paredes" (2003), utilizando como referência os estudos da intermialidade apresentados por Irina Rajewsky. A intermidialidade abrange análises que incluem a combinação de mídias, referências midiáticas e transposições midiáticas que podem ser observadas em algumas obras em quadrinhos. A obra escolhida é uma graphic novel, uma novela gráfica, uma história em quadrinhos para leitores maduros, que está além do formato tradicional de quadrinhos e que combina os elementos dos quadrinhos e de sua sintaxe, com imagens criadas a partir de técnicas mistas e colagens. A arte sequencial, termo estabelecido por Will Eisner para as graphic novels e histórias em quadrinhos em geral, cita uma narrativa gráfica para contar uma história combinando diversas técnicas narrativas. Em "A comédia trágica ou a tragédia cômica de Mr. Punch", e em "Os lobos dentro das paredes" além da arte sequencial criada, há uma miríade de imagens e combinações que fazem referências a outras mídias e que utilizam as técnicas citadas por Eisner, além de se apropriar de elementos característicos do teatro de bonecos. A obra cruza narrativas de apresentações teatrais com a história vivida pelo protagonista e seus conflitos. Um olhar da perspectiva dos estudos sobre histórias em quadrinhos como texto plurimidiático, inicia uma discussão sobre a arte sequencial, e sobre as ilustrações como parte fundamental desse texto, que só podem ser lidas e compreendidas simultaneamente. Foi iniciado um projeto artístico ainda em processo de desenvolvimento, o livro "Desenhos que escrevem", em que as ilustrações mesclam as palavras e imagens do texto escrito, transformando o texto verbal e visual em um texto plurimidiático. Foi observado todo o processo de criação para o desenvolvimento desse trabalho, dividindo em etapas, do texto verbal ao texto com a mescla de mídias.This research aims at an analysis of the picture book and comic books created by Neil Gaiman and Dave McKean, in addition to observing these works while intermedial texts and their reading as simultaneous processes and at times dynamic. The reader is required to be familiar with the visual codes of comics and the domain of visual language. It is this domain, or knowledge, that allows the individual to perceive and interpret verbal and nonverbal texts. The works studied deal with children's books and comic books, more precisely graphic novels. It is studied the work "The tragic comedy or the comical tragedy of Mr. Punch" (1995), and the book "The Wolves in the Walls" (2003), using as reference the intermediation studies presented by Irina Rajewsky. Intermidiality encompasses analyzes that include the combination of media, media references, and media transpositions that can be observed in some comic books. The chosen work is a graphic novel, a comic book for mature readers, which is beyond the traditional format of comics and combining the elements of comics and its meaning, with images created from mixed media and collages . The sequential art, a term established by Will Eisner for graphic novels and comics in general, cites a visual narrative to tell a story combining various narrative techniques. In "The tragic comedy or a comical tragedy of Mr. Punch," and "Wolves in the walls" in addition to the sequential art created, there are a myriad of images and combinations that make references to other media and using the techniques cited by Eisner, in addition to appropriating characteristic elements of the puppet theater. The work crosses narratives of theatrical presentations with the history lived by the protagonist and its conflicts. A look at the perspective of comic book studies as a multi-media text begins a discussion of sequential art and illustrations as a fundamental part of this text, which can only be read and understood simultaneously. An artistic project has been initiated and is in development process, the book "Drawings that write", in which the illustrations mix the words and images of the written text, transforming the verbal and visual text into a intermedia text. It was observed the whole process of creation for the development of this work, dividing in stages, from the verbal text to the intermedia text.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessGaiman, Neil, 1960-Mckean, Dave, 1963-Histórias em quadrinhos - Crítica e interpretaçãoHistórias em quadrinhos - TécnicasCriação (Literária, artística, etc.)Teses EBAHistórias em quadrinhosLivro ilustradoNarrativa gráficaPalavras e imagens: uma análise da obra de Neil Gaiman e Dave Mckeaninfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALChantal Herskovic arquivo unico Tese v04.pdfChantal Herskovic arquivo unico Tese v04.pdfapplication/pdf379154606https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32133/4/Chantal%20Herskovic%20arquivo%20unico%20Tese%20v04.pdf76dde2856871b12c0717f168860c0925MD54CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32133/5/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD55LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32133/6/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD561843/321332020-01-23 13:34:29.686oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2020-01-23T16:34:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547919316353024