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Maria Luiza Rodrigues da Costa NevesMarcelo Diniz Monteiro de BarrosAndrea Horta MachadoSérgio Geraldo Torquato de Oliveira2019-08-13T22:26:21Z2019-08-13T22:26:21Z2017-12-20http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B2YMK5Esta pesquisa debruçou-se sobre uma inquietação de professores e pesquisadores da educação básica a respeito da motivação de alunos do ensino básico para aprender conceitos científicos. Para investigar tal inquietação, propôs-se a seguinte questão: O Ensino de Ciências, numa abordagem investigativa, pode promover a motivação dos alunos pela aprendizagem de Ciências e mantê-la ao longo da trajetória de sua aprendizagem? Para ajudar a responder a este questionamento, foi elaborada uma sequência de ensino investigativa sobre a Anatomia e Fisiologia do Sistema Digestório Humano, que também foi um dos produtos desta dissertação, com atividades que se apoiam na abordagem de Ensino de Ciências por Investigação. Além dos referenciais da abordagem do Ensino de Ciências por investigação, esta pesquisa se apoiou nos estudos sobre a Motivação e utilizou as ferramentas da Teoria da Autodeterminação, as quais auxiliam na compreensão da qualidade da motivação, compondo um continuum, avaliado por um conjunto de itens, que engloba três tipos referentes à motivação intrínseca (Saber, Realizar e Experimentar estímulos), a três tipos da motivação extrínseca (Externa, Introjeção, Identificação e Integrada) e Desmotivação. A Metodologia utilizada para coleta e análise de dados foi de cunho qualitativo, enfocado na pesquisa-ação. Os dados coletados vieram dos registros do diário de bordo dos alunos e do professor regente, assim como trechos das gravações, em vídeo, das aulas e das respostas dos alunos ao questionário de motivação extrínseca. Os dados analisados forneceram uma perspectiva bastante promissora a respeito da motivação dos alunos nas aulas realizadas de maneira investigativa. Por meio das análises, foi possível perceber que tal abordagem evidenciou a satisfação das necessidades psicológicas básicas de autonomia, pertencimento e competência, elementos considerados necessários para considerar que houve motivação dos alunos em desenvolver as atividades propostas na sequência de ensino. Tal percepção pode permitir que os professores utilizem esta proposta curricular e metodológica para promover e aumentar a motivação de seus alunos. Estes dados apontaram também para questionamentos acerca da importância do levantamento de concepções prévias, da apropriação dos conceitos científicos enquanto descrições do próprio corpo e do mundo natural e da importância da leitura e escrita nas aulas de Ciências.This research focused on a concern of teachers and researchers of basic education about the motivation of students of basic education to learn scientific concepts. To investigate such disquiet, the following question was posed: Can the Inquiry Teaching Learning of Science foster students' motivation to learn science and maintain it throughout the course of their learning? To help answer this question, a sequence of research teaching on the Anatomy and Physiology of the Human Digestive System was elaborated, which was also one of the products of this dissertation, with activities that are based on the approach of Science Teaching by Research. In addition to the references Inquiry Teaching Learning of Science, this research was based on the research on Motivation and used the tools of Self-Determination Theory that help in the understanding of the quality of motivation, composing a continuum evaluated by a set of items that includes three types (Knowing, Performing and Experiencing stimuli), to three types of extrinsic motivation (External, Introjection, Identification and Integrated) and Demotivation. The Methodology used for data collection and analysis was qualitative, focused on action research. The data collected came from the logbooks of the students and the regent teacher, as well as excerpts from the video recordings of the classes and the students' responses to the extrinsic motivation questionnaire. The data analyzed provided a very promising perspective regarding the motivation of students in the classes conducted in an investigative way. Through the analyzes, it was possible to perceive that this approach evidenced the satisfaction of the basic psychological needs of autonomy, belonging and competence, elements considered necessary to consider that there was motivation of the students to develop the proposed activities in the sequence of teaching. Such perception may allow teachers to use this curricular and methodological proposal to promote and increase the motivation of their students. These data also point to questions about the importance of surveying previous conceptions, the appropriation of scientific concepts as descriptions of the body and the natural world and the importance of reading and writing in science classes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCiências (Ensino fundamental) Métodos de ensinoAprendizagem experimentalEducaçãoMotivação na educaçãoCiencias (Ensino fundamental) Estudo e ensinoAutodeterminação (Educação)Belo Horizonte (MG) EducaçãoMotivaçãoEnsino de Ciências por Investigação e Sequência de EnsinoA motivação de alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Belo Horizonte para aprender Ciências na perspectiva de uma sequência de ensino investigativoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdissertacao_sergio_oliveira_envio_para_biblioteca_promestre.pdfapplication/pdf4922335https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YMK5/1/dissertacao_sergio_oliveira_envio_para_biblioteca_promestre.pdf704e2af22b7c9d4ea4a7d9ecf7474866MD51TEXTdissertacao_sergio_oliveira_envio_para_biblioteca_promestre.pdf.txtdissertacao_sergio_oliveira_envio_para_biblioteca_promestre.pdf.txtExtracted texttext/plain371731https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B2YMK5/2/dissertacao_sergio_oliveira_envio_para_biblioteca_promestre.pdf.txtb3c0bd6bf927a8cfe3ce2c996be1cbe3MD521843/BUOS-B2YMK52019-11-14 10:56:21.861oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B2YMK5Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:56:21Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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