Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrícia Rabelo Goulart
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/50400
Resumo: Esta dissertação foi elaborada a partir da necessidade de desenvolver alternativas viáveis para aplicação de tecnologias digitais na educação, dentre as diversas inovações tecnológicas, foi investigado o uso da Realidade Virtual e Aumentada. Esses recursos são considerados uma das formas mais avançadas de interface homem-computador e dispõem de imagens gráficas tridimensionais, sobrepondo-se aos limites das interfaces computacionais que se restringem ao espaço bidimensional das telas. Objetivou-se investigar, a partir da percepção de professores e estudantes, a elaboração e implementação de um plano de ensino interdisciplinar na perspectiva da aprendizagem ativa, que incorpore o uso dessas tecnologias. Para tanto, foi realizado estudo de campo em uma escola da Rede Municipal de Contagem em Minas Gerais. A metodologia da pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio de três estratégias: observação-participante, questionário e entrevista semiestruturada. Salienta-se que este estudo ocorreu no período da disseminação mundial de uma nova doença e o trabalho de campo foi realizado no retorno presencial, após longo período de suspensão das aulas devido às medidas de distanciamento físico adotadas como forma de prevenção à COVID-19. Como resultados da pesquisa, constatou-se que a utilização dos recursos é relevante para a construção do conhecimento escolar e da autonomia dos educandos, na medida em que se tornaram corresponsáveis pelo andamento das aulas. Também demonstrou-se desafiadora, principalmente diante da apreensão por parte da comunidade escolar que teve que se adaptar, às pressas, à realidade pandêmica. Outras dificuldades foram enfrentadas, como: o pouco tempo para o planejamento e execução das aulas, a insegurança inicial das participantes em utilizar recursos tecnológicos e metodologias pouco presentes no âmbito escolar. Propôs-se, como recurso educacional, a produção de um e-book contendo os planejamentos de aula elaborados coletivamente durante o percurso desta pesquisa, de forma que este material possa contribuir com a prática de professores que tenham interesse pela temática.
id UFMG_0c571070c0e43360571b1336751c47a7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/50400
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Antônio José Lopes Alveshttp://lattes.cnpq.br/2784833586739441Andréia de Assis FerreiraEucidio Pimenta Arrudahttp://lattes.cnpq.br/1338787472775618Patrícia Rabelo Goulart2023-02-27T12:33:51Z2023-02-27T12:33:51Z2022-12-21http://hdl.handle.net/1843/50400Esta dissertação foi elaborada a partir da necessidade de desenvolver alternativas viáveis para aplicação de tecnologias digitais na educação, dentre as diversas inovações tecnológicas, foi investigado o uso da Realidade Virtual e Aumentada. Esses recursos são considerados uma das formas mais avançadas de interface homem-computador e dispõem de imagens gráficas tridimensionais, sobrepondo-se aos limites das interfaces computacionais que se restringem ao espaço bidimensional das telas. Objetivou-se investigar, a partir da percepção de professores e estudantes, a elaboração e implementação de um plano de ensino interdisciplinar na perspectiva da aprendizagem ativa, que incorpore o uso dessas tecnologias. Para tanto, foi realizado estudo de campo em uma escola da Rede Municipal de Contagem em Minas Gerais. A metodologia da pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio de três estratégias: observação-participante, questionário e entrevista semiestruturada. Salienta-se que este estudo ocorreu no período da disseminação mundial de uma nova doença e o trabalho de campo foi realizado no retorno presencial, após longo período de suspensão das aulas devido às medidas de distanciamento físico adotadas como forma de prevenção à COVID-19. Como resultados da pesquisa, constatou-se que a utilização dos recursos é relevante para a construção do conhecimento escolar e da autonomia dos educandos, na medida em que se tornaram corresponsáveis pelo andamento das aulas. Também demonstrou-se desafiadora, principalmente diante da apreensão por parte da comunidade escolar que teve que se adaptar, às pressas, à realidade pandêmica. Outras dificuldades foram enfrentadas, como: o pouco tempo para o planejamento e execução das aulas, a insegurança inicial das participantes em utilizar recursos tecnológicos e metodologias pouco presentes no âmbito escolar. Propôs-se, como recurso educacional, a produção de um e-book contendo os planejamentos de aula elaborados coletivamente durante o percurso desta pesquisa, de forma que este material possa contribuir com a prática de professores que tenham interesse pela temática.This dissertation was developed from the need to develop viable alternatives for the application of digital technologies in education, among the various technological innovations, the use of Virtual and Augmented Reality was investigated. These resources are considered one of the most advanced forms of human-computer interface and have three-dimensional graphic images, overlapping the limits of computer interfaces that are restricted to the two-dimensional space of the screens. The objective was to investigate, from the perception of teachers and students, the development and implementation of an interdisciplinary teaching plan from the perspective of active learning, which incorporates the use of these technologies. To this end, a field study was conducted in a school in Minas Gerais. The research methodology was characterized by a qualitative approach and data collection was done through three strategies: participant observation, questionnaire and semi-structured interview. It is noteworthy that this study took place in the period of the worldwide dissemination of a new disease and the fieldwork was carried out in the return face-to-face, after a long period of suspension of classes due to physical distancing measures adopted as a way to prevent COVID-19. As research results, it was found that the use of resources is relevant to the construction of school knowledge and the autonomy of students, to the extent that they became co-responsible for the progress of the classes. It also proved to be challenging, mainly because of the apprehension of the school community that had to adapt, in a hurry, to the pandemic reality. Other difficulties were faced, such as: the short time to plan and execute the classes, the initial insecurity of the participants in using technological resources and methodologies that are not very present in the school environment. As an educational resource, we proposed the production of an e-book containing the lesson plans collectively developed during the course of this research, so that this material can contribute to the practice of teachers who are interested in the theme.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação e DocênciaUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOEducaçãoRealidade virtual na educaçãoTecnologia educacionalInovações educacionaisEnsino auxiliado por computadorrealidade virtualrealidade aumentadaprocesso de ensino e aprendizagemRecursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizageminfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALRECURSOS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA EM SALA DE AULA - uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.pdfRECURSOS DE REALIDADE VIRTUAL E AUMENTADA EM SALA DE AULA - uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem.pdf[dissertação final]application/pdf18389494https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50400/1/RECURSOS%20DE%20REALIDADE%20VIRTUAL%20E%20AUMENTADA%20EM%20SALA%20DE%20AULA%20-%20uma%20perspectiva%20de%20uso%20das%20tecnologias%20digitais%20no%20processo%20de%20ensino%20e%20aprendizagem.pdffe413272cf329e31b303317b93a32057MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50400/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/504002023-02-27 09:33:51.52oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-27T12:33:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
title Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
spellingShingle Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
Patrícia Rabelo Goulart
realidade virtual
realidade aumentada
processo de ensino e aprendizagem
Educação
Realidade virtual na educação
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino auxiliado por computador
title_short Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
title_full Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
title_fullStr Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
title_full_unstemmed Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
title_sort Recursos de realidade virtual e aumentada em sala de aula: uma perspectiva de uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem
author Patrícia Rabelo Goulart
author_facet Patrícia Rabelo Goulart
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Antônio José Lopes Alves
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2784833586739441
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Andréia de Assis Ferreira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Eucidio Pimenta Arruda
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1338787472775618
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrícia Rabelo Goulart
contributor_str_mv Antônio José Lopes Alves
Andréia de Assis Ferreira
Eucidio Pimenta Arruda
dc.subject.por.fl_str_mv realidade virtual
realidade aumentada
processo de ensino e aprendizagem
topic realidade virtual
realidade aumentada
processo de ensino e aprendizagem
Educação
Realidade virtual na educação
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino auxiliado por computador
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Educação
Realidade virtual na educação
Tecnologia educacional
Inovações educacionais
Ensino auxiliado por computador
description Esta dissertação foi elaborada a partir da necessidade de desenvolver alternativas viáveis para aplicação de tecnologias digitais na educação, dentre as diversas inovações tecnológicas, foi investigado o uso da Realidade Virtual e Aumentada. Esses recursos são considerados uma das formas mais avançadas de interface homem-computador e dispõem de imagens gráficas tridimensionais, sobrepondo-se aos limites das interfaces computacionais que se restringem ao espaço bidimensional das telas. Objetivou-se investigar, a partir da percepção de professores e estudantes, a elaboração e implementação de um plano de ensino interdisciplinar na perspectiva da aprendizagem ativa, que incorpore o uso dessas tecnologias. Para tanto, foi realizado estudo de campo em uma escola da Rede Municipal de Contagem em Minas Gerais. A metodologia da pesquisa caracterizou-se pela abordagem qualitativa e a coleta de dados foi feita por meio de três estratégias: observação-participante, questionário e entrevista semiestruturada. Salienta-se que este estudo ocorreu no período da disseminação mundial de uma nova doença e o trabalho de campo foi realizado no retorno presencial, após longo período de suspensão das aulas devido às medidas de distanciamento físico adotadas como forma de prevenção à COVID-19. Como resultados da pesquisa, constatou-se que a utilização dos recursos é relevante para a construção do conhecimento escolar e da autonomia dos educandos, na medida em que se tornaram corresponsáveis pelo andamento das aulas. Também demonstrou-se desafiadora, principalmente diante da apreensão por parte da comunidade escolar que teve que se adaptar, às pressas, à realidade pandêmica. Outras dificuldades foram enfrentadas, como: o pouco tempo para o planejamento e execução das aulas, a insegurança inicial das participantes em utilizar recursos tecnológicos e metodologias pouco presentes no âmbito escolar. Propôs-se, como recurso educacional, a produção de um e-book contendo os planejamentos de aula elaborados coletivamente durante o percurso desta pesquisa, de forma que este material possa contribuir com a prática de professores que tenham interesse pela temática.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-12-21
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-27T12:33:51Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-27T12:33:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/50400
url http://hdl.handle.net/1843/50400
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50400/1/RECURSOS%20DE%20REALIDADE%20VIRTUAL%20E%20AUMENTADA%20EM%20SALA%20DE%20AULA%20-%20uma%20perspectiva%20de%20uso%20das%20tecnologias%20digitais%20no%20processo%20de%20ensino%20e%20aprendizagem.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/50400/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv fe413272cf329e31b303317b93a32057
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589497386958848