O ensino de língua portuguesa em uma escola do campo do município de Francisco Sá/ MG: a proposição de uma sequência didática como incentivo para o exercício da participação de jovens educandos camponeses em suas comunidades
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/32663 |
Resumo: | Trata-se de trabalho de investigação no âmbito da Linha de Educação do Campo do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil com objetivo de comprovar se o ensino de Língua Portuguesa em Escolas do Campo pode incentivar o exercício da participação social protagonista dos jovens educandos em suas comunidades. Como enquadramento teórico, pretende-se abordar a Educação do Campo, enquanto lócus no e do qual extrair-se-á a base para esta pesquisa. Pode-se dizer que o Protagonismo é um dos princípios da Educação do Campo porque ela surgiu para atender à demanda dos sujeitos campesinos, ou seja, a educação deles e para eles. A visibilidade do aluno como protagonista está ligada à relação direta com o seu conhecimento de mundo. Como procedimentos metodológicos, optou-se pelos métodos de pesquisa qualitativos, para tanto, traçou-se como caminho a aplicação de questionário semiestruturado para os alunos da turma do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Tiburtino Pena em seu anexo na Comunidade de Camarinhas/ Município de Francisco Sá/Norte de MG, escola do campo, além de entrevista narrativa com a professora e a supervisora responsáveis pelos alunos que estudam nesta comunidade. Os dados coletados foram a base para elaboração de uma sequência didática de Língua Portuguesa que foi pensada a partir das respostas dos alunos e da teoria trabalhada ao longo desta dissertação. Enfim, os resultados demonstraram a necessidade de aprofundamento da participação social para aqueles jovens, dos conhecimentos sobre a educação do campo, bem como da discussão sobre sua identidade de jovem do campo. Restou demonstrado que a sequência didática poderia contribuir, incentivando, uma vez que foi pensada levantando possibilidades de participação na comunidade do aluno, abordando a educação do campo e seus princípios e discutindo um pouco sobre as juventudes camponesas, ao mesmo tempo em que trabalha o conteúdo de Língua Portuguesa. |
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Maria de Fátima Almeida Martinshttp://lattes.cnpq.br/4326942915444667Aracy Alves MartinsWagner Ahmad Auarekhttp://lattes.cnpq.br/8436345717348463Cristhianne Antunes David Oliveira2020-03-03T19:37:47Z2020-03-03T19:37:47Z2019-02-26http://hdl.handle.net/1843/32663Trata-se de trabalho de investigação no âmbito da Linha de Educação do Campo do Mestrado Profissional da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais/Brasil com objetivo de comprovar se o ensino de Língua Portuguesa em Escolas do Campo pode incentivar o exercício da participação social protagonista dos jovens educandos em suas comunidades. Como enquadramento teórico, pretende-se abordar a Educação do Campo, enquanto lócus no e do qual extrair-se-á a base para esta pesquisa. Pode-se dizer que o Protagonismo é um dos princípios da Educação do Campo porque ela surgiu para atender à demanda dos sujeitos campesinos, ou seja, a educação deles e para eles. A visibilidade do aluno como protagonista está ligada à relação direta com o seu conhecimento de mundo. Como procedimentos metodológicos, optou-se pelos métodos de pesquisa qualitativos, para tanto, traçou-se como caminho a aplicação de questionário semiestruturado para os alunos da turma do 2º e 3º anos do Ensino Médio da Escola Estadual Tiburtino Pena em seu anexo na Comunidade de Camarinhas/ Município de Francisco Sá/Norte de MG, escola do campo, além de entrevista narrativa com a professora e a supervisora responsáveis pelos alunos que estudam nesta comunidade. Os dados coletados foram a base para elaboração de uma sequência didática de Língua Portuguesa que foi pensada a partir das respostas dos alunos e da teoria trabalhada ao longo desta dissertação. Enfim, os resultados demonstraram a necessidade de aprofundamento da participação social para aqueles jovens, dos conhecimentos sobre a educação do campo, bem como da discussão sobre sua identidade de jovem do campo. Restou demonstrado que a sequência didática poderia contribuir, incentivando, uma vez que foi pensada levantando possibilidades de participação na comunidade do aluno, abordando a educação do campo e seus princípios e discutindo um pouco sobre as juventudes camponesas, ao mesmo tempo em que trabalha o conteúdo de Língua Portuguesa.It is a research project within the field of Education of the Field of the Professional Master's Degree of the School of Education of the Federal University of Minas Gerais / Brazil, aiming at proving that the teaching of Portuguese in Schools of the Field can encourage the exercise of participation social protagonist of young learners in their communities. As a theoretical framework, it is intended to address the field education as a locus in and from which will be extracted the basis for this research. It can be said that Protagonism is one of the principles of Field Education because it arose to meet the demands of peasant subjects, that is, their education and for them. The visibility of the student as protagonist is linked to the direct relation with his knowledge of the world. As methodological procedures, qualitative research methods were chosen. Therefore, a semi-structured questionnaire was applied for the students of the 2nd and 3rd grade students of the Tiburtino Pena State School in its annex in the Community of Camarinas / Municipality of Francisco Sá / Norte de MG, rural school, in addition to a narrative interview with the teacher and supervisor responsible for the students studying in this community. The data collected were the basis for the elaboration of a didactic sequence of Portuguese Language that was thought from the students' answers and the theory elaborated throughout this dissertation. Finally, the results demonstrated the need to deepen social participation for those young people, knowledge about the education of the field, as well as the discussion about their identity as a youth in the field. It was demonstrated that the didactic sequence could contribute, encouraging, since it was thought raising possibilities of participation in the student community, approaching the education of the field and its principles and discussing a little about peasant youth, while working on content of Portuguese Language.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Educação e DocênciaUFMGBrasilFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEducaçãoEducação ruralEscolas ruraisLíngua portuguesa - Estudo e ensinoEducação do campoLíngua portuguesaParticipação protagonista das juventudesO ensino de língua portuguesa em uma escola do campo do município de Francisco Sá/ MG: a proposição de uma sequência didática como incentivo para o exercício da participação de jovens educandos camponeses em suas comunidadesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO CRISTHIANNE VERSÃO FINAL.pdfDISSERTAÇÃO CRISTHIANNE VERSÃO FINAL.pdfapplication/pdf10876517https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/32663/1/DISSERTA%c3%87%c3%83O%20CRISTHIANNE%20VERS%c3%83O%20FINAL.pdf507955accc126a2c495c3211658c9e97MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; 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