Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kristoff Silva
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8RCGXT
Resumo: A pesquisa aqui empreendida tem como principal instrumento a teoria erigida por Luiz Tatit, conhecida por Semiótica da Canção, cujo modelo para análise de canções tem sido freqüentemente adotado no contexto acadêmico. Nossa intenção foi a de investigar por quais recursos o pensamento musical atua na configuração e ampliação do sentido cancional, observando os deslizamentos de sentido que o arranjo provoca numa composição, ao acentuar um ou outro dos diversos aspectos envolvidos na relação letra/melodia. Em suma, nosso principal objetivo foi aplicar os mesmos conceitos que estão na base da Semiótica da Canção ao estudo dos elementos do arranjo.Para tanto foram escolhidas três canções, Cais, Um gosto de sol e Que bom, amigo, todas de autoria de Milton Nascimento (as duas primeiras compostas em parceria com Ronaldo Bastos). São canções que apresentam no arranjo a mesma passagem melódico/harmônica, interpretada com instrumentações diferentes e de diferentes maneiras, integrando a estrutura da canção.
id UFMG_0cd392e60ed90ce52087c3cfdf23e7d0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8RCGXT
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Sergio Freire GarciaLuiz Augusto de Moraes TatitAna Cristina Fricke MatteOiliam Jose LannaKristoff Silva2019-08-14T21:05:01Z2019-08-14T21:05:01Z2011-10-27http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8RCGXTA pesquisa aqui empreendida tem como principal instrumento a teoria erigida por Luiz Tatit, conhecida por Semiótica da Canção, cujo modelo para análise de canções tem sido freqüentemente adotado no contexto acadêmico. Nossa intenção foi a de investigar por quais recursos o pensamento musical atua na configuração e ampliação do sentido cancional, observando os deslizamentos de sentido que o arranjo provoca numa composição, ao acentuar um ou outro dos diversos aspectos envolvidos na relação letra/melodia. Em suma, nosso principal objetivo foi aplicar os mesmos conceitos que estão na base da Semiótica da Canção ao estudo dos elementos do arranjo.Para tanto foram escolhidas três canções, Cais, Um gosto de sol e Que bom, amigo, todas de autoria de Milton Nascimento (as duas primeiras compostas em parceria com Ronaldo Bastos). São canções que apresentam no arranjo a mesma passagem melódico/harmônica, interpretada com instrumentações diferentes e de diferentes maneiras, integrando a estrutura da canção.The present research focuses the theory developed by Luiz Tatit - named Semiótica da Canção, whose model for analising song writing has been widely adopted in the academic environment. Our goal was to investigate through which tools the musical thought has its influence in the configuration and enlargement of song interpretation, observing the misunderstandings of significance that the arrangement may cause in a composition, by pointing out specific aspects regarding the dialogue between lyrics and melody. Therefore, the main purpose was the application of the same concepts of the Semiótica da Canção to the analysis of the elements found in the structure of the arrangement.Three songs by Milton Nascimento were chosen: Cais, Um gosto de sol and Que bom, amigo, the two first ones written in colaboration with Ronaldo Bastos. These songs present in their form the repetition of various melodic-harmonic passages, performed each time in a different instrumental setting and also with contrasting interpretation.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGMusicasemiótica da cançãoinstrumentaçãomúsicaharmoniaarranjoletraContribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcontribui__es_do_arranjo_para_a_constru__o_de_sentido_na_can__o__brasileira.pdfapplication/pdf1310069https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8RCGXT/1/contribui__es_do_arranjo_para_a_constru__o_de_sentido_na_can__o__brasileira.pdfb62cd7c481f30af63e18fe744dcc424aMD51TEXTcontribui__es_do_arranjo_para_a_constru__o_de_sentido_na_can__o__brasileira.pdf.txtcontribui__es_do_arranjo_para_a_constru__o_de_sentido_na_can__o__brasileira.pdf.txtExtracted texttext/plain269625https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8RCGXT/2/contribui__es_do_arranjo_para_a_constru__o_de_sentido_na_can__o__brasileira.pdf.txt4847bf87fc2d457520564e0b537ea16fMD521843/AAGS-8RCGXT2019-11-14 15:40:32.005oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-8RCGXTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T18:40:32Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
title Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
spellingShingle Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
Kristoff Silva
semiótica da canção
instrumentação
música
harmonia
arranjo
letra
Musica
title_short Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
title_full Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
title_fullStr Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
title_full_unstemmed Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
title_sort Contribuições do arranjo para a construção de sentido na canção brasileira: análise de três canções de Milton Nascimento.
author Kristoff Silva
author_facet Kristoff Silva
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Sergio Freire Garcia
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Luiz Augusto de Moraes Tatit
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Cristina Fricke Matte
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Oiliam Jose Lanna
dc.contributor.author.fl_str_mv Kristoff Silva
contributor_str_mv Sergio Freire Garcia
Luiz Augusto de Moraes Tatit
Ana Cristina Fricke Matte
Oiliam Jose Lanna
dc.subject.por.fl_str_mv semiótica da canção
instrumentação
música
harmonia
arranjo
letra
topic semiótica da canção
instrumentação
música
harmonia
arranjo
letra
Musica
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Musica
description A pesquisa aqui empreendida tem como principal instrumento a teoria erigida por Luiz Tatit, conhecida por Semiótica da Canção, cujo modelo para análise de canções tem sido freqüentemente adotado no contexto acadêmico. Nossa intenção foi a de investigar por quais recursos o pensamento musical atua na configuração e ampliação do sentido cancional, observando os deslizamentos de sentido que o arranjo provoca numa composição, ao acentuar um ou outro dos diversos aspectos envolvidos na relação letra/melodia. Em suma, nosso principal objetivo foi aplicar os mesmos conceitos que estão na base da Semiótica da Canção ao estudo dos elementos do arranjo.Para tanto foram escolhidas três canções, Cais, Um gosto de sol e Que bom, amigo, todas de autoria de Milton Nascimento (as duas primeiras compostas em parceria com Ronaldo Bastos). São canções que apresentam no arranjo a mesma passagem melódico/harmônica, interpretada com instrumentações diferentes e de diferentes maneiras, integrando a estrutura da canção.
publishDate 2011
dc.date.issued.fl_str_mv 2011-10-27
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T21:05:01Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T21:05:01Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8RCGXT
url http://hdl.handle.net/1843/AAGS-8RCGXT
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8RCGXT/1/contribui__es_do_arranjo_para_a_constru__o_de_sentido_na_can__o__brasileira.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-8RCGXT/2/contribui__es_do_arranjo_para_a_constru__o_de_sentido_na_can__o__brasileira.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv b62cd7c481f30af63e18fe744dcc424a
4847bf87fc2d457520564e0b537ea16f
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589461922021376