Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_0d617c87b1b41e302f98d25909fa45c8
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3FHGL
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Fernando Selmar Rocha FidalgoJacqueline da Silva Figueiredo Pereira2019-08-09T19:32:46Z2019-08-09T19:32:46Z2015-02-25http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3FHGLA partir das últimas décadas do século XX têm ocorrido transformações significativas nas estruturas econômica, social e política em âmbito mundial, entre elas, o acirramento da globalização, a hegemonia do neoliberalismo e o avanço das tecnologias que vêm impactando os Estados/Governos. Mudanças importantes também têm sido observadas nos modos de objetivação das relações de trabalho. Estas mudanças no mundo do trabalho têm provocado transformações no modo como os/as trabalhadores/as se relacionam com o contexto do trabalho. As mutações do mundo do trabalho e suas consequências para as subjetividades dos/as trabalhadores/as atingem numerosas categorias de trabalhadores, sendo que a docência se constitui como mais um espaço de vivência dessas transformações. O ressurgimento do trabalho docente como foco de interesse de pesquisadores e de organizações representativas dos docentes sinalizam para uma precarização do trabalho docente e identificam uma crise de identidade vivenciada por esses/as profissionais, que tem influenciado a construção da identidade profissional dos/as professores/as. Esta investigação lançou um olhar para o ensino superior privado, buscando identificar e analisar os saberes produzidos, mobilizados e utilizados na prática cotidiana do trabalho docente pelas professoras que atuam no ensino superior privado e a construção da identidade profissional dessas docentes, tendo como categoria de análise as relações sociais de sexo. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior, situada em um município que faz parte da Grande Belo Horizonte, há 10 anos. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas e aplicados questionários a professores/as da IES investigada. A IES estudada pertence a um grupo empresarial mineiro, que possui diversas IES e instituições de ensino, que ofertam a Educação Básica e profissionalizante, fundado na década de 60, período da primeira expansão do ensino superior via abertura, deste nível de ensino, à iniciativa privada. Essa rede de ensino está presente em mais de 100 cidades no Estado de Minas Gerais. A pesquisa revelou que no ensino superior privado ainda é marcado pelas desigualdades de gênero, precarização do trabalho docente no ensino superior privado, adoecimento e sofrimento no trabalho tanto por parte dos professores quanto das professoras, mas, que a vivência do prazer no trabalho é mais comum entre as professoras do que entre os professores.From the last decades of the twentieth century there have been significant changes in economic structures, social and policy worldwide, including the intensification of globalization, the hegemony of neoliberalism and the advancement of technologies that are impacting the States / Governments. Important changes have also been observed in the modes of objectification of labor relations. These changes in the workplace have led to changes in the way / the workers / as they relate to the work context. The changes in the world of work and its impact on the subjectivities of / the workers / the reach numerous categories of workers, and that teaching is constituted as another living space of these transformations. The resurgence of teaching as the focus of interest of researchers and organizations representing teachers signal for a precarious teaching and identify an identity crisis experienced by these / professional, that has influenced the construction of the professional identity of / the teachers / the. This research glanced at the private higher education in order to identify and analyze the knowledge produced, deployed and used in everyday practice of teaching by teachers who work in the private higher education and the construction of the professional identity of teachers, which the analysis category the social relations of gender. The survey was conducted in an institution of higher education, located in a municipality that is part of the Greater Belo Horizonte, 10 years ago. We conducted semi-structured interviews and questionnaires to teachers / the IES investigated. The IES study belongs to a mining business group, which has several IES and educational institutions that offer Basic and Vocational Education, founded in the 60s, during the first expansion of higher education via opening, this level of education, the initiative private. This school system is present in more than 100 cities in Minas Gerais. The survey revealed that in the private higher education is still marked by gender inequalities, precarious teaching in private higher education, illness and suffering at work by both teachers female and male, but the experience of pleasure at work is more common among female teachers than among male teachers.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGTrabalho feminino Aspectos sociaisUniversidades e faculdades particularesEducaçãoProfessoras Aspectos sociaisEnsino superiorRelações de GêneroTrabalho DocenteEnsino Superior PrivadoSofrimento e Prazer no TrabalhoQuem é essa profissional?: trabalho docente no ensino superior privado e relações sociais de sexoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_final_54__1_.pdfapplication/pdf1445188https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3FHGL/1/tese_final_54__1_.pdf5737fb1affef801bbff63a3162392709MD51TEXTtese_final_54__1_.pdf.txttese_final_54__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain400255https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3FHGL/2/tese_final_54__1_.pdf.txt98e252b957a92028703560efe028459cMD521843/BUBD-A3FHGL2019-11-14 05:39:01.086oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3FHGLRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:39:01Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547679694716928