Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_0d61f3e183362049a24e666f2a4adac3
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/60704
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling 2023-11-09T14:40:59Z2023-11-09T14:40:59Z2022457875881http://dx.doi.org/10.21577/0100-4042.2017088416787064http://hdl.handle.net/1843/60704https://orcid.org/0000-0002-8887-2772https://orcid.org/0000-0001-9175-7604Fazendo parte da grade curricular do curso de Farmácia, a Química Orgânica enfatiza os fundamentos da Síntese Orgânica, os mecanismos de reação, bem como os métodos de separação, purificação e identificação de compostos orgânicos. Contudo, nem sempre os estudantes percebem a associação direta entre esse conhecimento e a sua futura área de trabalho. Na tentativa de tornar tal associação mais explícita, propusemos um caso de possível intoxicação, convidando estudantes de Química Orgânica Experimental a desempenharem o papel de trabalhadores de laboratório e buscarem evidências para resolver o caso no prazo de uma semana. Ao analisar a resolução proposta, verificamos que os alunos buscaram informações sobre as substâncias envolvidas, empregaram técnicas estudadas na disciplina e indicaram possíveis culpados de intoxicação. Apesar de algumas limitações, o envolvimento dos alunos com o caso e a procura de informação esclareceu a relação direta entre as técnicas abordadas na disciplina e a sua atividade futura.Being part of the Pharmacy course curriculum, Organic Chemistry emphasizes the fundamentals of Organic Synthesis, reaction mechanisms, as well as the methods for separation, purification and identification of organic compounds. However, students do not always realize the direct association between this knowledge and their future working field. In an effort to make such association more explicit, we proposed a case of possible intoxication, inviting students of Experimental Organic Chemistry to play the role of laboratory workers and seek evidence to resolve the case within a one-week period. By analyzing the proposed resolution, we verified that the students sought information about the substances involved, employed techniques studied in the discipline, and indicated possible poisoning culprits. Despite some limitations, the students involvement with the case and the search for information enlightened the direct relationship between the techniques addressed in the discipline and their future activity.porUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGBrasilICX - DEPARTAMENTO DE QUÍMICAQuímica Nova (Online)IntoxicaçãoTecnologia farmacêuticaQuímica orgânicaFarmáciaArte de contar históriasIntoxicationClinical laboratory techniquesOrganic chemistryPharmacyStorytellingDesvendando um caso: quando estudantes se tornam personagens de uma história na disciplina de química orgânica experimentalUnraveling a case: when students become characters of a fictional narrative in the discipline of experimental organic chemistryinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://www.scielo.br/j/qn/a/4SKknPSHG8sNcJXjnQbXSQz/Amanda Silva de MirandaRoberta Guimarães CorrêaAna Luiza de Quadrosapplication/pdfinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSELicense.txtLicense.txttext/plain; charset=utf-82042https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60704/1/License.txtfa505098d172de0bc8864fc1287ffe22MD51ORIGINALDesvendando um caso quando estudantes se tornam personagens de uma história na disciplina de química orgânica experimental.pdfDesvendando um caso quando estudantes se tornam personagens de uma história na disciplina de química orgânica experimental.pdfapplication/pdf112099https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/60704/2/Desvendando%20um%20caso%20quando%20estudantes%20se%20tornam%20personagens%20de%20uma%20hist%c3%b3ria%20na%20disciplina%20de%20qu%c3%admica%20org%c3%a2nica%20experimental.pdf2f4fe13dd5648052f16a14109ad309e5MD521843/607042023-11-09 11:41:00.298oai:repositorio.ufmg.br:1843/60704Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-11-09T14:41Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547330647883776