O imaginário do milagre e a religiosidade popular: um estudo sobre a prática votiva nas Minas do século XVIII

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jean Luiz Neves Abreu
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/VCSA-8RBF4A
Resumo: Este trabalho tem como tema o estudo dos ex-votos na sociedade mineira do século XVIII e suas relações com a religiosidade popular. A tradição votiva, cujas raízes remontam ao paganismo, foi incorporada pelo cristianismo na Idade Média e difundiu-se pela Europa católica especialmente nos países ibéricos durante o período moderno. São considerados ex-votos todos os objetos ofertados aos santos como forma de agradecimento por um milagre alcançado. Entre os ex-votos, destacam-se as réplicas das partes do corpo humano e os ex-votos desenhados ou pintados. Estes últimos, os quais constituem a principal fonte desse trabalho, foram difundidos no Brasil especificamente em Minas Gerais pelos colonizadores portugueses durante o século XVIII, e guardaram profundas semelhanças em relação aos modelos ibéricos. Essa prática, desde então, passou a ser compartilhada por diversas camadas sociais.Utilizados , apriori, como forma de agradecimento pela cura de uma doença, os exvotos representavam de forma realista as agressões sofridas pelo corpo na sociedade setecentista mineira. Voltados para a cura e a salvação do corpo, eles revelam uma atitude diante da doença que, embora estivesse relacionada ao sobrenatural, contrapunha se à perspectiva da cultura eclesiástica. Os ex-votos permitiram-nos perceber, assim, uma religiosidade que se voltava para fins imediatos e concretos. A tradição votiva revela o importante papel que os milagres assumiam no cotidiano da sociedade mineira da época em questão. Além de agradecer pela cura de uma doença, homens e mulheres recorriam a essa prática a fim de salvarem a vida de um filho ou a fim de agradecer pelo fato de terem-se livrado de um acidente ou salvado um animal. Após estabelecermos a relação entre a finalidade dos ex-votos e dos rituais mágicos, percebemos que havia uma afinidade entre ambos, na medida em que reafirmam o caráter propiciatório que a religião assumia no imaginário popular. Esse estudo permitiu-nos compreender como os indivíduos são capazes de atribuir novos significados e outros sentidos a determinadas práticas. Para aqueles que viviam nas Minas do século XVII, a religiosidade ia muito além das simples aparências ou dos aspectos exteriores da fé. Ela se investia de um significado profundo, revelando-se imbricada com o cotidiano.
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Essa prática, desde então, passou a ser compartilhada por diversas camadas sociais.Utilizados , apriori, como forma de agradecimento pela cura de uma doença, os exvotos representavam de forma realista as agressões sofridas pelo corpo na sociedade setecentista mineira. Voltados para a cura e a salvação do corpo, eles revelam uma atitude diante da doença que, embora estivesse relacionada ao sobrenatural, contrapunha se à perspectiva da cultura eclesiástica. Os ex-votos permitiram-nos perceber, assim, uma religiosidade que se voltava para fins imediatos e concretos. A tradição votiva revela o importante papel que os milagres assumiam no cotidiano da sociedade mineira da época em questão. Além de agradecer pela cura de uma doença, homens e mulheres recorriam a essa prática a fim de salvarem a vida de um filho ou a fim de agradecer pelo fato de terem-se livrado de um acidente ou salvado um animal. Após estabelecermos a relação entre a finalidade dos ex-votos e dos rituais mágicos, percebemos que havia uma afinidade entre ambos, na medida em que reafirmam o caráter propiciatório que a religião assumia no imaginário popular. Esse estudo permitiu-nos compreender como os indivíduos são capazes de atribuir novos significados e outros sentidos a determinadas práticas. Para aqueles que viviam nas Minas do século XVII, a religiosidade ia muito além das simples aparências ou dos aspectos exteriores da fé. Ela se investia de um significado profundo, revelando-se imbricada com o cotidiano.This work endeavours to study the ex-votos into the 18th century Minas Gerais society and its relationship with the popular religiosity. Ex-votos tradition has its roots in the paganism, it was incorporated by cristianism during the Middle Age and became popular in catholic Europe especially in the Iberian countr ies during the Modern History.An ex-voto is every kind of object wich is offered to a saint in order to thank for a miracle. People use to make replicas of parts of the human body and to draw or to paint the ex-votos. The picture of the ex-votos are the principal source of this research. They were diffused in Brazil mainly in Minas Gerais by portuguese settlers during the 18th century from then on, it became a custom among all social levels. The ex-votos are used to thank for the cure of an illness and, in the Minas Gerais society of the 18th century, the represented the suffering of the body. In a way, we can saythat their objective was the cure and the salvation of the body. Even if there is a relationship between the ex-voto custom and the supernatural, it is a custom which does not belong to the ecclesiastical culture. In this way, that shows us a kind of religiosity that turns to a pragmatic view of the World.Ex-votos tradition reveals how miracles were important to the people of the 18th century. As well as to thank for the cure of an illness, people used to turn to that custom to save the life of their sons and daughters or to thank for to be alive after a disaster. When westablish a relationship between the purpose of the ex-votos and the magical rites, we perceive that there were an affinity between them.The study of the ex-votos allowed us to understand how people can change some customs attributing a new meaning to them. People that lived in Minas Gerais in the 18th century not only used to practice their religiosity but also had a kind of a sense of religiosity in their daily life.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGReligião Minas Gerais História Sec XVIIIMinas Gerais História Sec XVIIIHistóriaMinas GeraisReligiãoHistóriaO imaginário do milagre e a religiosidade popular: um estudo sobre a prática votiva nas Minas do século XVIIIinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALjean_luiz_neves_abreu.pdfapplication/pdf425804https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8RBF4A/1/jean_luiz_neves_abreu.pdf7867a19719cf4b0005ef38c07043c0e6MD51TEXTjean_luiz_neves_abreu.pdf.txtjean_luiz_neves_abreu.pdf.txtExtracted texttext/plain349987https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/VCSA-8RBF4A/2/jean_luiz_neves_abreu.pdf.txtcf6615c79bb05e6114b6eef95e34fe28MD521843/VCSA-8RBF4A2019-11-14 05:17:26.671oai:repositorio.ufmg.br:1843/VCSA-8RBF4ARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:17:26Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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