Ações educativas: da gestação ao puerpério
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CDJXP |
Resumo: | Uma abordagem ao puerpério e os cuidados inerentes a ele, principalmente no que diz respeito ao binômio mãe-filho, deve ser fruto de profunda reflexão e discussão, por parte dos trabalhadores da saúde, tendo em vista o objetivo final, a promoção da saúde na família e, como conseqüência, da sociedade de uma forma geral. A atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos. Esse acolher, ou acolhimento, é aspecto essencial da política de humanização. Implica recepção da mulher, desde sua chegada na unidade de saúde, responsabilizando-se por ela, ouvindo suas queixas, permitindo que ela expresse suas preocupações, angústias, garantindo atenção resolutiva e articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência, quando necessário. O bom conhecimento do assunto pelo enfermeiro e a habilidade em usar estratégias de ensino, contribuirão para a eficácia de suas ações. Assim, o enfermeiro, ao desenvolver ações educativas com a puérpera, deverá fazê-las visando ao autocuidado, à participação da puérpera nos cuidados com o recém-nascido, bem como de seu bem estar geral. O objetivo deste estudo é elaborar uma cartilha, englobando os cuidados primários da enfermagem na atenção à puérpera e ao recém-nascido para a promoção à saúde e a prevenção de agravos. Para elaboração desta cartilha foi realizada uma avaliação crítica da literatura a respeito dos cuidados primários na atenção à puérpera e ao recém-nascido e sobre a importância da enfermagem nesta linha de cuidado da saúde da mulher. A partir disso houve a elaboração de propostas de cartilha, que foram discutidas e revisadas por painel de profissionais do serviço, até a versão produzida. A educação em saúde é fundamental para garantir a promoção da saúde materna e infantil. Esta cartilha foi elaborada para oferecer material para potencializar a educação em saúde da mulher. Os dados levantados permitem o estabelecimento de orientações adequadas sobre as alterações e fases do puerpério, que devem ser disponibilizadas para mulheres nesta fase importante da vida feminina. Importante assinalar que a cartilha educativa, deve ser amplamente discutida pela equipe por todos os profissionais e pessoas envolvidas na assistência ao recém-nascido, visando à assistência integral a essa população. |
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Ana Maria Chagas Sette CamaraErika Figueiredo Coelho2019-08-13T23:08:23Z2019-08-13T23:08:23Z2011-03-19http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9CDJXPUma abordagem ao puerpério e os cuidados inerentes a ele, principalmente no que diz respeito ao binômio mãe-filho, deve ser fruto de profunda reflexão e discussão, por parte dos trabalhadores da saúde, tendo em vista o objetivo final, a promoção da saúde na família e, como conseqüência, da sociedade de uma forma geral. A atenção obstétrica e neonatal deve ter como características essenciais a qualidade e a humanização. É dever dos serviços e profissionais de saúde acolher com dignidade a mulher e o recém-nascido, enfocando-os como sujeitos de direitos. Esse acolher, ou acolhimento, é aspecto essencial da política de humanização. Implica recepção da mulher, desde sua chegada na unidade de saúde, responsabilizando-se por ela, ouvindo suas queixas, permitindo que ela expresse suas preocupações, angústias, garantindo atenção resolutiva e articulação com os outros serviços de saúde para a continuidade da assistência, quando necessário. O bom conhecimento do assunto pelo enfermeiro e a habilidade em usar estratégias de ensino, contribuirão para a eficácia de suas ações. Assim, o enfermeiro, ao desenvolver ações educativas com a puérpera, deverá fazê-las visando ao autocuidado, à participação da puérpera nos cuidados com o recém-nascido, bem como de seu bem estar geral. O objetivo deste estudo é elaborar uma cartilha, englobando os cuidados primários da enfermagem na atenção à puérpera e ao recém-nascido para a promoção à saúde e a prevenção de agravos. Para elaboração desta cartilha foi realizada uma avaliação crítica da literatura a respeito dos cuidados primários na atenção à puérpera e ao recém-nascido e sobre a importância da enfermagem nesta linha de cuidado da saúde da mulher. A partir disso houve a elaboração de propostas de cartilha, que foram discutidas e revisadas por painel de profissionais do serviço, até a versão produzida. A educação em saúde é fundamental para garantir a promoção da saúde materna e infantil. Esta cartilha foi elaborada para oferecer material para potencializar a educação em saúde da mulher. Os dados levantados permitem o estabelecimento de orientações adequadas sobre as alterações e fases do puerpério, que devem ser disponibilizadas para mulheres nesta fase importante da vida feminina. Importante assinalar que a cartilha educativa, deve ser amplamente discutida pela equipe por todos os profissionais e pessoas envolvidas na assistência ao recém-nascido, visando à assistência integral a essa população.A holistic approach to postpartum care and inherent in it, especially with regard to both mother and child must be the fruit of deep reflection and discussion on the part of health workers in view the ultimate goal, the promotion of health in family and, consequently, society in general. The obstetric and neonatal care should have the essential characteristics of a quality and humanization. It is the duty of the services and health professionals accept with dignity the woman and newborn, focusing on them as subjects of rights. This host, or host, is essential for humanization. Implies approval of the woman, since his arrival at the clinic, blaming himself for her, listening to their complaints, allowing it to express their concerns, anxieties, and resolute attention ensuring liaison with other health services for continuity of care when necessary. Good knowledge of the subject by the nurse and the ability to use teaching strategies, contribute to the effectiveness of their actions. Thus, the nurse, to develop educational activities with postpartum, you should do them in order to self-care, participation in the postpartum care of the newborn, as well as their general well being. The aim of this study is to develop a primer comprising the primary care nursing in the care of both the mother and newborn for health promotion and prevention of development of this worsen. For elaboration of this booklet was performed a critical evaluation of the literature concerning primary care in attention to both the mother and the newborn and the importance of nursing care in this line of women's health. From this, there was the drawing up proposals for the primer, which were discussed and reviewed by a panel of professional service, until the version produced. Health education is crucial to ensuring the promotion of maternal and child health. This booklet was prepared to offer material to enhance education in women's health. The data collected allow the establishment of appropriate guidelines on the changes and phases of the puerperium, which should be available to women in this important phase of feminine life. Important to note that the booklet should be widely discussed by the team for all professionals and people involved in the care of the newborn, aiming at comprehensive care to this population.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstratégia Saúde da FamilíaCuidados com o recém-nascidoPuerpérioEnfermagemPré-natalAções educativasAções educativas: da gestação ao puerpérioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_erika_figueiredo_coelho__parte_1_.pdfapplication/pdf20278https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CDJXP/1/monografia_erika_figueiredo_coelho__parte_1_.pdf287b4096f7ea47a20f6181b3b0559d1aMD51monografia_erika_figueiredo_coelho__parte_2_.pdfapplication/pdf90361https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CDJXP/2/monografia_erika_figueiredo_coelho__parte_2_.pdf131431a3e3fdd16aa6a41168d4aab44fMD52TEXTmonografia_erika_figueiredo_coelho__parte_1_.pdf.txtmonografia_erika_figueiredo_coelho__parte_1_.pdf.txtExtracted texttext/plain6499https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CDJXP/3/monografia_erika_figueiredo_coelho__parte_1_.pdf.txt376ebf07468e3048d3d7f2980a16737cMD53monografia_erika_figueiredo_coelho__parte_2_.pdf.txtmonografia_erika_figueiredo_coelho__parte_2_.pdf.txtExtracted texttext/plain34143https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-9CDJXP/4/monografia_erika_figueiredo_coelho__parte_2_.pdf.txtbf8fac2b33ec45adf736146b75bda424MD541843/BUBD-9CDJXP2019-11-14 14:10:14.815oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-9CDJXPRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T17:10:14Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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