Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kellen Poliana Mendes de Medeiros
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/31300
Resumo: O Brasil é um país de grande concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros, sendo as rodovias responsáveis por cerca de 75% do escoamento da produção nacional. No entanto, grande parte das rodovias brasileiras não possuem qualidade estrutural para tráfego satisfatória, resultando no aumento de gastos na manutenção de veículos, tempo de tráfego e incidência de acidentes. Grande parte dos defeitos estruturais podem ser sanados com estradas devidamente pavimentadas ou revestidas. No entanto, métodos tradicionais de pavimentação e revestimento são onerosos, deixando de ser prioridade frente a outras necessidades dos estados e municípios. Como alternativa de revestimento de baixo custo, foi realizado o estudo do reuso de resíduos industriais provenientes das atividades minerária e siderúrgica – estéril e escória, abundantes no Estado de Minas Gerais – como alternativa de insumos de baixo custo para o revestimento primário, com aplicação, prioritariamente, em vias de acesso que não possuem prioridade para os tipos já conhecidos de pavimentação. O estudo embasou-se na norma brasileira DNIT nº 141/2010, que trata de pavimentação por base estabilizada granulometricamente, ou revestimento primário. Os resultados, relacionados a indicadores qualitativos, e monitorados por observação qualitativa em campo de uma pista experimental construída, indicam melhoria do desempenho do revestimento estudado em relação a trechos não pavimentados, sujeitos às mesmas condições de tráfego e clima.
id UFMG_0e5128e3a79d679551e7efcbcab67f29
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/31300
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Gustavo Ferreira Simõeshttp://lattes.cnpq.br/9642630041379006Liséte Celina LangeJisela Aparecida Santanna Grecohttp://lattes.cnpq.br/6413408112696159Kellen Poliana Mendes de Medeiros2019-11-27T17:01:47Z2019-11-27T17:01:47Z2019-06-25http://hdl.handle.net/1843/31300O Brasil é um país de grande concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros, sendo as rodovias responsáveis por cerca de 75% do escoamento da produção nacional. No entanto, grande parte das rodovias brasileiras não possuem qualidade estrutural para tráfego satisfatória, resultando no aumento de gastos na manutenção de veículos, tempo de tráfego e incidência de acidentes. Grande parte dos defeitos estruturais podem ser sanados com estradas devidamente pavimentadas ou revestidas. No entanto, métodos tradicionais de pavimentação e revestimento são onerosos, deixando de ser prioridade frente a outras necessidades dos estados e municípios. Como alternativa de revestimento de baixo custo, foi realizado o estudo do reuso de resíduos industriais provenientes das atividades minerária e siderúrgica – estéril e escória, abundantes no Estado de Minas Gerais – como alternativa de insumos de baixo custo para o revestimento primário, com aplicação, prioritariamente, em vias de acesso que não possuem prioridade para os tipos já conhecidos de pavimentação. O estudo embasou-se na norma brasileira DNIT nº 141/2010, que trata de pavimentação por base estabilizada granulometricamente, ou revestimento primário. Os resultados, relacionados a indicadores qualitativos, e monitorados por observação qualitativa em campo de uma pista experimental construída, indicam melhoria do desempenho do revestimento estudado em relação a trechos não pavimentados, sujeitos às mesmas condições de tráfego e clima.Brazil has a high concentration of passengers and freight transport in roads, which are responsible for about 75% of national industrial production outflow. However, most Brazilian highways do not present structural quality for a satisfactory traffic, resulting in increasing expenses in vehicle maintenance, traffics spend time, and the incidence of accidents. Most structural defects can be remediated with properly paved or coated roads. However, traditional methods of paving and coating are costly, no longer being a priority over other needs of states and counties. As an alternative of low cost coating, it was studied the reuse of industrial waste from mining and steel industry – mining waste and steel slag – which are abundant in Minas Gerais state – as alternative low cost inputs for primary coating, with application, as a priority, on roads that do not have priority for usual types of paving. The study was based on Brazilian Standard DNIT 141/2010, which deals with paving by granulometrically stabilized materials, or primary coating. The results, related to qualitative indicators, and monitored by qualitative observation of a constructed experimental road, indicate improvement of the performance of the studied coating in relation to unpaved roads with the same traffic and climate conditions.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos HídricosUFMGBrasilENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTALhttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessEngenharia sanitáriaMeio ambienteAltos-fornosEscóriaEstradas - PavimentosEscória de alto fornoEstéril de mineraçãoValorização de resíduosPavimentaçãoRevestimento primárioEstudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPDFA Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas.pdfPDFA Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas.pdfDissertação - Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadasapplication/pdf6554463https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31300/1/PDFA%20Estudo%20do%20uso%20da%20esc%c3%b3ria%20sider%c3%bargica%20de%20alto%20forno%20e%20est%c3%a9ril%20de%20minera%c3%a7%c3%a3o%20como%20alternativa%20de%20revestimento%20prim%c3%a1rio%20em%20estradas%20n%c3%a3o%20pavimentadas.pdf442c611e95d40255868dc14a79b21334MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8920https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31300/2/license_rdf33b8016dc5c4681c1e7a582a4161162cMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31300/3/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD53TEXTPDFA Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas.pdf.txtPDFA Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas.pdf.txtExtracted texttext/plain147627https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31300/4/PDFA%20Estudo%20do%20uso%20da%20esc%c3%b3ria%20sider%c3%bargica%20de%20alto%20forno%20e%20est%c3%a9ril%20de%20minera%c3%a7%c3%a3o%20como%20alternativa%20de%20revestimento%20prim%c3%a1rio%20em%20estradas%20n%c3%a3o%20pavimentadas.pdf.txt8a83b0dc999a1f8d0735871c0d75ba73MD541843/313002019-11-28 03:26:23.185oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-28T06:26:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas
title Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas
spellingShingle Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas
Kellen Poliana Mendes de Medeiros
Escória de alto forno
Estéril de mineração
Valorização de resíduos
Pavimentação
Revestimento primário
Engenharia sanitária
Meio ambiente
Altos-fornos
Escória
Estradas - Pavimentos
title_short Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas
title_full Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas
title_fullStr Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas
title_full_unstemmed Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas
title_sort Estudo do uso da escória siderúrgica de alto forno e estéril de mineração como alternativa de revestimento primário em estradas não pavimentadas
author Kellen Poliana Mendes de Medeiros
author_facet Kellen Poliana Mendes de Medeiros
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Gustavo Ferreira Simões
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/9642630041379006
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Liséte Celina Lange
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Jisela Aparecida Santanna Greco
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6413408112696159
dc.contributor.author.fl_str_mv Kellen Poliana Mendes de Medeiros
contributor_str_mv Gustavo Ferreira Simões
Liséte Celina Lange
Jisela Aparecida Santanna Greco
dc.subject.por.fl_str_mv Escória de alto forno
Estéril de mineração
Valorização de resíduos
Pavimentação
Revestimento primário
topic Escória de alto forno
Estéril de mineração
Valorização de resíduos
Pavimentação
Revestimento primário
Engenharia sanitária
Meio ambiente
Altos-fornos
Escória
Estradas - Pavimentos
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Engenharia sanitária
Meio ambiente
Altos-fornos
Escória
Estradas - Pavimentos
description O Brasil é um país de grande concentração rodoviária de transporte de cargas e passageiros, sendo as rodovias responsáveis por cerca de 75% do escoamento da produção nacional. No entanto, grande parte das rodovias brasileiras não possuem qualidade estrutural para tráfego satisfatória, resultando no aumento de gastos na manutenção de veículos, tempo de tráfego e incidência de acidentes. Grande parte dos defeitos estruturais podem ser sanados com estradas devidamente pavimentadas ou revestidas. No entanto, métodos tradicionais de pavimentação e revestimento são onerosos, deixando de ser prioridade frente a outras necessidades dos estados e municípios. Como alternativa de revestimento de baixo custo, foi realizado o estudo do reuso de resíduos industriais provenientes das atividades minerária e siderúrgica – estéril e escória, abundantes no Estado de Minas Gerais – como alternativa de insumos de baixo custo para o revestimento primário, com aplicação, prioritariamente, em vias de acesso que não possuem prioridade para os tipos já conhecidos de pavimentação. O estudo embasou-se na norma brasileira DNIT nº 141/2010, que trata de pavimentação por base estabilizada granulometricamente, ou revestimento primário. Os resultados, relacionados a indicadores qualitativos, e monitorados por observação qualitativa em campo de uma pista experimental construída, indicam melhoria do desempenho do revestimento estudado em relação a trechos não pavimentados, sujeitos às mesmas condições de tráfego e clima.
publishDate 2019
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-11-27T17:01:47Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-11-27T17:01:47Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2019-06-25
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/31300
url http://hdl.handle.net/1843/31300
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA SANITÁRIA E AMBIENTAL
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31300/1/PDFA%20Estudo%20do%20uso%20da%20esc%c3%b3ria%20sider%c3%bargica%20de%20alto%20forno%20e%20est%c3%a9ril%20de%20minera%c3%a7%c3%a3o%20como%20alternativa%20de%20revestimento%20prim%c3%a1rio%20em%20estradas%20n%c3%a3o%20pavimentadas.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31300/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31300/3/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/31300/4/PDFA%20Estudo%20do%20uso%20da%20esc%c3%b3ria%20sider%c3%bargica%20de%20alto%20forno%20e%20est%c3%a9ril%20de%20minera%c3%a7%c3%a3o%20como%20alternativa%20de%20revestimento%20prim%c3%a1rio%20em%20estradas%20n%c3%a3o%20pavimentadas.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 442c611e95d40255868dc14a79b21334
33b8016dc5c4681c1e7a582a4161162c
34badce4be7e31e3adb4575ae96af679
8a83b0dc999a1f8d0735871c0d75ba73
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589184437354496