Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9BHNZ |
Resumo: | Mariel Revista de Literatura y Arte foi fundada em 1983, em Miami, por escritores cubanos exilados nos Estados Unidos durante o exílio massivo de Mariel (1980), e circulou até 1985 nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Seu Conselho de Direção foi composto pelos escritores Reinaldo Arenas, Reinaldo García Ramos, e pelo artista plástico e escritor Juan Abreu. Como revista literária, um de seus principais objetivos foi divulgar a literatura e a arte cubanas, principalmente a produzida por escritores da autodenominada geração de Mariel, colocando-se como elo identitário entre esses artistas. A publicação congregou também dissidentes que deixaram a ilha nas décadas de 1960 e 1970, como a reconhecida antropóloga cubana Lydia Cabrera e participantes do projeto editorial El Puente. O projeto editorial coletivo era oposicionista ao regime revolucionário cubano, e declarava-se anticomunista, antitotalitário, defensor da democracia e das liberdades individuais, possuindo pujante caráter de denúncia. Em nosso estudo, analisamos como os intelectuais que colaboraram com a revista debateram o exílio, a função do intelectual e da literatura, o regime revolucionário cubano e a identidade nacional. Nossa proposta central é compreender a trajetória do projeto editorial coletivo e como esse constituiu uma oposição política ao governo revolucionário cubano durante o exílio nos Estados Unidos. Dessa forma, reconstituímos as formas de financiamento da revista, as redes de sociabilidade estabelecidas e como seus colaboradores dialogaram com o editorialismo programático do projeto. |
id |
UFMG_0e5d823cdc3642248566407af21d30ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B9BHNZ |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Adriane Aparecida Vidal CostaGiliard da Silva PradoKátia Gerab BaggioCaroline Maria Ferreira Drummond2019-08-12T20:24:30Z2019-08-12T20:24:30Z2018-12-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9BHNZMariel Revista de Literatura y Arte foi fundada em 1983, em Miami, por escritores cubanos exilados nos Estados Unidos durante o exílio massivo de Mariel (1980), e circulou até 1985 nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Seu Conselho de Direção foi composto pelos escritores Reinaldo Arenas, Reinaldo García Ramos, e pelo artista plástico e escritor Juan Abreu. Como revista literária, um de seus principais objetivos foi divulgar a literatura e a arte cubanas, principalmente a produzida por escritores da autodenominada geração de Mariel, colocando-se como elo identitário entre esses artistas. A publicação congregou também dissidentes que deixaram a ilha nas décadas de 1960 e 1970, como a reconhecida antropóloga cubana Lydia Cabrera e participantes do projeto editorial El Puente. O projeto editorial coletivo era oposicionista ao regime revolucionário cubano, e declarava-se anticomunista, antitotalitário, defensor da democracia e das liberdades individuais, possuindo pujante caráter de denúncia. Em nosso estudo, analisamos como os intelectuais que colaboraram com a revista debateram o exílio, a função do intelectual e da literatura, o regime revolucionário cubano e a identidade nacional. Nossa proposta central é compreender a trajetória do projeto editorial coletivo e como esse constituiu uma oposição política ao governo revolucionário cubano durante o exílio nos Estados Unidos. Dessa forma, reconstituímos as formas de financiamento da revista, as redes de sociabilidade estabelecidas e como seus colaboradores dialogaram com o editorialismo programático do projeto.Mariel Revista de Literatura y Arte was founded in 1983 in Miami by Cuban writers exiled in the United States after the massive exile of Mariel (1980), and circulated until 1985 in the United States, Latin America and Europe. Its Board of Directors was composed by the writers Reinaldo Arenas, Reinaldo García Ramos, and by the plastic artist and writer Juan Abreu. As a literary magazine, one of its main objectives was to divulge Cuban literature and art, especially the one produced by writers of the selfproclaimed Mariel generation, placing itself as an identity link between these artists. The publication also brought together dissidents who left the island in the 1960s and 1970s, such as the renowned Cuban anthropologist Lydia Cabrera and participants in the El Puente editorial project. The collective editorial project was opposed to the Cuban revolutionary regime, and declared itself anti-communist, anti-totalitarian, defender of democracy and individual liberties, possessing strong character of denunciation. In our study, we aimed to analyze how the intellectuals that colaborated in the magazine debated the exile, the function of the intelectual and literature, the Cuban revolutionary regime and the national identity. Our central proposal is to understand the trajectory of the collective editorial project and how it constituted a political opposition to the Cuban revolutionary government during exile in the United States. In this way, we reconstituted the funding forms of the magazine, the sociability networks established and how its collaborators dialogued with the programmatic editorialism of the project.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIntelectuaisMarie : Revista de Literatura y Arte,Cuba ExílioHistóriaIntelectuaisRevolução CubanaExílioRevista MarielExílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__oversaofinalcorrigida.pdfapplication/pdf1728301https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9BHNZ/1/disserta__oversaofinalcorrigida.pdf829d72959ad696e2821b875c239c135eMD51TEXTdisserta__oversaofinalcorrigida.pdf.txtdisserta__oversaofinalcorrigida.pdf.txtExtracted texttext/plain620996https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9BHNZ/2/disserta__oversaofinalcorrigida.pdf.txta9dedebe43a5651de0de4579e81b31eeMD521843/BUOS-B9BHNZ2019-11-14 19:48:37.961oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B9BHNZRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T22:48:37Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985) |
title |
Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985) |
spellingShingle |
Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985) Caroline Maria Ferreira Drummond Intelectuais Revolução Cubana Exílio Revista Mariel Intelectuais Marie : Revista de Literatura y Arte, Cuba Exílio História |
title_short |
Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985) |
title_full |
Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985) |
title_fullStr |
Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985) |
title_full_unstemmed |
Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985) |
title_sort |
Exílio, literatura, intelectuais e política em Mariel: Revista de Literatura y Arte (1983-1985) |
author |
Caroline Maria Ferreira Drummond |
author_facet |
Caroline Maria Ferreira Drummond |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Adriane Aparecida Vidal Costa |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Giliard da Silva Prado |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Kátia Gerab Baggio |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caroline Maria Ferreira Drummond |
contributor_str_mv |
Adriane Aparecida Vidal Costa Giliard da Silva Prado Kátia Gerab Baggio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Intelectuais Revolução Cubana Exílio Revista Mariel |
topic |
Intelectuais Revolução Cubana Exílio Revista Mariel Intelectuais Marie : Revista de Literatura y Arte, Cuba Exílio História |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Intelectuais Marie : Revista de Literatura y Arte, Cuba Exílio História |
description |
Mariel Revista de Literatura y Arte foi fundada em 1983, em Miami, por escritores cubanos exilados nos Estados Unidos durante o exílio massivo de Mariel (1980), e circulou até 1985 nos Estados Unidos, América Latina e Europa. Seu Conselho de Direção foi composto pelos escritores Reinaldo Arenas, Reinaldo García Ramos, e pelo artista plástico e escritor Juan Abreu. Como revista literária, um de seus principais objetivos foi divulgar a literatura e a arte cubanas, principalmente a produzida por escritores da autodenominada geração de Mariel, colocando-se como elo identitário entre esses artistas. A publicação congregou também dissidentes que deixaram a ilha nas décadas de 1960 e 1970, como a reconhecida antropóloga cubana Lydia Cabrera e participantes do projeto editorial El Puente. O projeto editorial coletivo era oposicionista ao regime revolucionário cubano, e declarava-se anticomunista, antitotalitário, defensor da democracia e das liberdades individuais, possuindo pujante caráter de denúncia. Em nosso estudo, analisamos como os intelectuais que colaboraram com a revista debateram o exílio, a função do intelectual e da literatura, o regime revolucionário cubano e a identidade nacional. Nossa proposta central é compreender a trajetória do projeto editorial coletivo e como esse constituiu uma oposição política ao governo revolucionário cubano durante o exílio nos Estados Unidos. Dessa forma, reconstituímos as formas de financiamento da revista, as redes de sociabilidade estabelecidas e como seus colaboradores dialogaram com o editorialismo programático do projeto. |
publishDate |
2018 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2018-12-18 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T20:24:30Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T20:24:30Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9BHNZ |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B9BHNZ |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9BHNZ/1/disserta__oversaofinalcorrigida.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B9BHNZ/2/disserta__oversaofinalcorrigida.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
829d72959ad696e2821b875c239c135e a9dedebe43a5651de0de4579e81b31ee |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589240426070016 |