Fatores dificultadores da inclusão de crianças com paralisia cerebral na perspectiva do cuidador

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Denize Arouca Araujo
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GCPA-7R3JE6
Resumo: A inclusão de crianças com deficiência na rede regular de ensino é hoje uma realidade assegurada por lei, com vários dispositivos que consagram esses direitos. No entanto, esta inclusão tem se tornado um grande desafio, uma vez que um grande número de escolas não se sente preparada para atuar com aquele aluno com necessidades educacionais especiais. Assim, a possibilidade de entrada dessas crianças no ambiente escolar parece ser recebido pela mãe / cuidador com muita apreensão e medo. Alguns cuidadores reconhecem a importância da escola, porém demonstram insegurança quando percebem o despreparo das escolas de ensino regular para receber a criança. Diante do atual contexto da inclusão e considerando que o cuidador é um dos importantes pilares para viabilizar a entrada e permanência da criança na escola, este estudo teve por objetivo identificar os fatores dificultadores percebidos pelo cuidador da criança com paralisia cerebral (PC) em relação à sua inclusão na escola regular. É um estudo quantitativo de natureza descritiva, realizado na Associação Mineira de Reabilitação - Belo Horizonte / Minas Gerais, onde os dados foram coletados com questões fechadas e abertas, junto a 91 cuidadores de criança com PC em tratamento na referida instituição. Os resultados obtidos revelaram que apesar das dificuldades enfrentadas pelos cuidadores com a inclusão de suas crianças, estes tendem a ter uma atitude positiva com relação à escola regular. Segundo os cuidadores, os fatores que mais favorecem a inclusão são a convivência com outras crianças, a possibilidade da criança se desenvolver e aprender, e a acessibilidade atitudinal da escola. A falta de capacitação das escolas, seu despreparo para lidar com a criança, a falta de um estagiário de apoio, a falta de materiais e equipamentos adaptados e a dificuldade de acesso às escolas são percebidos pelos cuidadores como os principais dificultadores da inclusão da criança em escola regular. Para os cuidadores de crianças freqüentando escola especial, os fatores apontados como dificultadores para que incluam sua criança na escola regular estão principalmente relacionados ao despreparo das escolas. Para os cuidadores das crianças que não estão inseridas na rede escolar, os resultados indicam que o desconhecimento das famílias sobre a escola regular torna-se o maior impedidor para que elas freqüentem esse tipo de ensino. Os resultados deixam claro que não apenas os cuidadores de crianças fora da escola regular, mas todos os cuidadores deste estudo percebem a importância de capacitarem os profissionais de ensino, tanto no sentido do conhecimento das necessidades da criança, para que saibam lidar com ela adequadamente e com segurança, quanto no sentido da escolha dos recursos necessários para que essa criança possa se desenvolver socialmente e cognitivamente.
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Diante do atual contexto da inclusão e considerando que o cuidador é um dos importantes pilares para viabilizar a entrada e permanência da criança na escola, este estudo teve por objetivo identificar os fatores dificultadores percebidos pelo cuidador da criança com paralisia cerebral (PC) em relação à sua inclusão na escola regular. É um estudo quantitativo de natureza descritiva, realizado na Associação Mineira de Reabilitação - Belo Horizonte / Minas Gerais, onde os dados foram coletados com questões fechadas e abertas, junto a 91 cuidadores de criança com PC em tratamento na referida instituição. Os resultados obtidos revelaram que apesar das dificuldades enfrentadas pelos cuidadores com a inclusão de suas crianças, estes tendem a ter uma atitude positiva com relação à escola regular. Segundo os cuidadores, os fatores que mais favorecem a inclusão são a convivência com outras crianças, a possibilidade da criança se desenvolver e aprender, e a acessibilidade atitudinal da escola. A falta de capacitação das escolas, seu despreparo para lidar com a criança, a falta de um estagiário de apoio, a falta de materiais e equipamentos adaptados e a dificuldade de acesso às escolas são percebidos pelos cuidadores como os principais dificultadores da inclusão da criança em escola regular. Para os cuidadores de crianças freqüentando escola especial, os fatores apontados como dificultadores para que incluam sua criança na escola regular estão principalmente relacionados ao despreparo das escolas. Para os cuidadores das crianças que não estão inseridas na rede escolar, os resultados indicam que o desconhecimento das famílias sobre a escola regular torna-se o maior impedidor para que elas freqüentem esse tipo de ensino. Os resultados deixam claro que não apenas os cuidadores de crianças fora da escola regular, mas todos os cuidadores deste estudo percebem a importância de capacitarem os profissionais de ensino, tanto no sentido do conhecimento das necessidades da criança, para que saibam lidar com ela adequadamente e com segurança, quanto no sentido da escolha dos recursos necessários para que essa criança possa se desenvolver socialmente e cognitivamente.The insertion of disabled children in regular schools is a reality today, secured by law. Nonetheless, it is a challenge for a large number of schools, which are not prepared to work with the student with special needs. Therefore, the caregivers / mothers perceive the possibility of this inclusion with fear and worries. Some caregivers recognize the importance of school education, but show unconfident as they become aware of the unpreparedness of the regular school to receive their child. As we consider this background, and recognize the caregivers as an important support for the insertion of the children in the school, we propose this study to investigate factors perceived by the caregivers, which hinder the inclusion of the disabled children in the regular school. This is a quantitative descriptive study, and data were collected in the Associação Mineira de Reabilitação, in the city of Belo Horizonte, Minas Gerais, among 91 caregivers of children with cerebral palsy. Results reveal that, although the caregivers face many difficulties in the insertion of their children in the regular school, they see it optimistically. According to these caregivers, the most positive factors of this insertion are the opportunity to be with other children, which they consider to propitiate the development and learning of the disabled child, and the positive attitude of the school. As the most difficult factors for the insertion of their child in regular schools the caregivers mentioned a lack of school qualification for this particular condition, a need for an assistant, a lack of adapted equipments, and access difficulties. For those who had their children in specialized schools, the non qualification of the regular schools is the worse difficulty for the insertion of their children in regular schools. For those whose children are not yet in school, fears related to their unfamiliarity with schools are the main reason why they do not have their children in regular school. Results show that all caregivers who participated in this study are aware of the importance of having the school staff well prepared to recognize the special needs of the disabled children and to choose appropriate tools for their best social and cognitive development.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGCrianças Portadoras de Deficiência/educaçãoParalisia CerebralCuidadoresHumanosFatores SocioeconômicosEnfermagemPreconceitoEducação EspecialQuestionáriosCapacitação em ServiçoCrianças Portadoras de DeficiênciaParalisia CerebralCuidadoresEducaçãoEducação EspecialFamíliaFatores dificultadores da inclusão de crianças com paralisia cerebral na perspectiva do cuidadorinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdenize_arouca_ara_jo.pdfapplication/pdf1145958https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7R3JE6/1/denize_arouca_ara_jo.pdf535ceb83b76503476c2e981546f06897MD51TEXTdenize_arouca_ara_jo.pdf.txtdenize_arouca_ara_jo.pdf.txtExtracted texttext/plain204137https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/GCPA-7R3JE6/2/denize_arouca_ara_jo.pdf.txt6063800bbeececff5a0d82979a56098dMD521843/GCPA-7R3JE62019-11-14 08:14:52.849oai:repositorio.ufmg.br:1843/GCPA-7R3JE6Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T11:14:52Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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