Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cássia Macieira
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PFPQN
Resumo: Esta tese visa estudar as colagens visuais em 'História do Brasil', de Sebastião Nunes, bem como suas reverberações em outras obras do autor. Trata-se de obra de experimental, composta em diferentes linguagens, gêneros e vozes textuais. A pesquisa buscou aproximar a obra de Nunes do pensamento de Jacques Rancire sobre a 'partilha do sensível', bem como do modelo enciclopédico, dada sua apresentação em forma de verbetes, porém, de natureza alegórica e função satírica. Para a compreensão desses elementos, foram investigadas as categorias do 'riso', da 'paródia' e da 'sátira', a partir dos estudos de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon, entre outros aportes teóricos. Investiga-se os conceitos de 'não-livro', de Flora Süssekind, e de livro de artista a respeito desse texto constituído em prosa descontínua e ilustrada, que articula o real e o imaginário pelo uso de fragmentos e restos da cultura, sejam verbais ou não-verbais. No estudo realizado, destacam-se ainda as relações estabelecidas entre texto e imagem, com base nas técnicas de apropriação, colagem e montagem, com as quais o autor constrói uma versão risível da história nacional, pelo viés do estranhamento estético das vanguardas modernistas, ao utilizar recursos textuais e iconográficos variados e potentes em seu projeto estético-subversivo.
id UFMG_0f1764d9d3b33f966b670b111d380e2d
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9PFPQN
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Marcia Maria Valle ArbexSara Del Carmen Rojo de La RosaVera Lucia de Carvalho Casa NovaEduardo Antonio de JesusAndréa de Paula Xavier VilelaCássia Macieira2019-08-12T07:23:16Z2019-08-12T07:23:16Z2014-09-01http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PFPQNEsta tese visa estudar as colagens visuais em 'História do Brasil', de Sebastião Nunes, bem como suas reverberações em outras obras do autor. Trata-se de obra de experimental, composta em diferentes linguagens, gêneros e vozes textuais. A pesquisa buscou aproximar a obra de Nunes do pensamento de Jacques Rancire sobre a 'partilha do sensível', bem como do modelo enciclopédico, dada sua apresentação em forma de verbetes, porém, de natureza alegórica e função satírica. Para a compreensão desses elementos, foram investigadas as categorias do 'riso', da 'paródia' e da 'sátira', a partir dos estudos de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon, entre outros aportes teóricos. Investiga-se os conceitos de 'não-livro', de Flora Süssekind, e de livro de artista a respeito desse texto constituído em prosa descontínua e ilustrada, que articula o real e o imaginário pelo uso de fragmentos e restos da cultura, sejam verbais ou não-verbais. No estudo realizado, destacam-se ainda as relações estabelecidas entre texto e imagem, com base nas técnicas de apropriação, colagem e montagem, com as quais o autor constrói uma versão risível da história nacional, pelo viés do estranhamento estético das vanguardas modernistas, ao utilizar recursos textuais e iconográficos variados e potentes em seu projeto estético-subversivo.Cette thèse vise à étudier les collages visuels dans "História do Brasil" [Histoire du Brésil], de Sebastião Nunes, et ces réverbérations dans d'autres oeuvres de l'auteur. Il s'agit d'une oeuvre expérimentale, composée de différents langages, genres et voix. Cette recherche prend appui sur le rapprochement de l'oeuvre de Nunes avec la pensée de Jacques Rancière sur le 'partage du sensible', interroge le modèle encyclopédique adopté, étant donné sa présentation sous forme d'entrées de dictionnaire, sans oublier sa nature allégorique et sa fonction satirique. Pour étudier ces différents aspects, des concepts tels que le 'rire', la 'parodie' et la 'satire' ont été analysés à partir des études de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin et Linda Hutcheon, entre autres. De même, des notions telles que 'não-livro', de Flora Süssekind, et celle de livre d'artiste ont été étudiées à propos de ce texte écrit en prose discontinue et illustrée, qui articule le réel et l'imaginaire par l'usage de fragments et de restes de la culture, soit-ils verbaux ou non-verbaux. Cette étude tient également compte des rapports établis entre le texte et l'image, à partir des techniques d'appropriation, de collage et de montage avec lesquelles l'auteur construit une version risible de l'histoire nationale, par le biais de l'étrangeté esthétique des avant-gardes modernistes, et en utilisant des procédés textuels et iconographiques aussi variés que puissants dans son projet esthétique-subversif.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNunes, Sebastião, 1938- História do Brasil Crítica e interpretaçãoSátira brasileira Historia e criticaParódiaColagemImagem e escritaSebastião Nunessátiracolagemparódiatexto e imagemSobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdfapplication/pdf4024316https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9PFPQN/1/tese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf9cdbc70fc6320e46daac32de80d2bbf9MD51TEXTtese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf.txttese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf.txtExtracted texttext/plain393172https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9PFPQN/2/tese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf.txtded0eab1797c82329f18e368ad553db8MD521843/ECAP-9PFPQN2019-11-14 11:50:05.039oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9PFPQNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:50:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
title Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
spellingShingle Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
Cássia Macieira
Sebastião Nunes
sátira
colagem
paródia
texto e imagem
Nunes, Sebastião, 1938- História do Brasil Crítica e interpretação
Sátira brasileira Historia e critica
Paródia
Colagem
Imagem e escrita
title_short Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
title_full Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
title_fullStr Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
title_full_unstemmed Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
title_sort Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
author Cássia Macieira
author_facet Cássia Macieira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Marcia Maria Valle Arbex
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Eduardo Antonio de Jesus
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Andréa de Paula Xavier Vilela
dc.contributor.author.fl_str_mv Cássia Macieira
contributor_str_mv Marcia Maria Valle Arbex
Sara Del Carmen Rojo de La Rosa
Vera Lucia de Carvalho Casa Nova
Eduardo Antonio de Jesus
Andréa de Paula Xavier Vilela
dc.subject.por.fl_str_mv Sebastião Nunes
sátira
colagem
paródia
texto e imagem
topic Sebastião Nunes
sátira
colagem
paródia
texto e imagem
Nunes, Sebastião, 1938- História do Brasil Crítica e interpretação
Sátira brasileira Historia e critica
Paródia
Colagem
Imagem e escrita
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Nunes, Sebastião, 1938- História do Brasil Crítica e interpretação
Sátira brasileira Historia e critica
Paródia
Colagem
Imagem e escrita
description Esta tese visa estudar as colagens visuais em 'História do Brasil', de Sebastião Nunes, bem como suas reverberações em outras obras do autor. Trata-se de obra de experimental, composta em diferentes linguagens, gêneros e vozes textuais. A pesquisa buscou aproximar a obra de Nunes do pensamento de Jacques Rancire sobre a 'partilha do sensível', bem como do modelo enciclopédico, dada sua apresentação em forma de verbetes, porém, de natureza alegórica e função satírica. Para a compreensão desses elementos, foram investigadas as categorias do 'riso', da 'paródia' e da 'sátira', a partir dos estudos de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon, entre outros aportes teóricos. Investiga-se os conceitos de 'não-livro', de Flora Süssekind, e de livro de artista a respeito desse texto constituído em prosa descontínua e ilustrada, que articula o real e o imaginário pelo uso de fragmentos e restos da cultura, sejam verbais ou não-verbais. No estudo realizado, destacam-se ainda as relações estabelecidas entre texto e imagem, com base nas técnicas de apropriação, colagem e montagem, com as quais o autor constrói uma versão risível da história nacional, pelo viés do estranhamento estético das vanguardas modernistas, ao utilizar recursos textuais e iconográficos variados e potentes em seu projeto estético-subversivo.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-09-01
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-12T07:23:16Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-12T07:23:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PFPQN
url http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PFPQN
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9PFPQN/1/tese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9PFPQN/2/tese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 9cdbc70fc6320e46daac32de80d2bbf9
ded0eab1797c82329f18e368ad553db8
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589256645443584