Sobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PFPQN |
Resumo: | Esta tese visa estudar as colagens visuais em 'História do Brasil', de Sebastião Nunes, bem como suas reverberações em outras obras do autor. Trata-se de obra de experimental, composta em diferentes linguagens, gêneros e vozes textuais. A pesquisa buscou aproximar a obra de Nunes do pensamento de Jacques Rancire sobre a 'partilha do sensível', bem como do modelo enciclopédico, dada sua apresentação em forma de verbetes, porém, de natureza alegórica e função satírica. Para a compreensão desses elementos, foram investigadas as categorias do 'riso', da 'paródia' e da 'sátira', a partir dos estudos de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon, entre outros aportes teóricos. Investiga-se os conceitos de 'não-livro', de Flora Süssekind, e de livro de artista a respeito desse texto constituído em prosa descontínua e ilustrada, que articula o real e o imaginário pelo uso de fragmentos e restos da cultura, sejam verbais ou não-verbais. No estudo realizado, destacam-se ainda as relações estabelecidas entre texto e imagem, com base nas técnicas de apropriação, colagem e montagem, com as quais o autor constrói uma versão risível da história nacional, pelo viés do estranhamento estético das vanguardas modernistas, ao utilizar recursos textuais e iconográficos variados e potentes em seu projeto estético-subversivo. |
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Marcia Maria Valle ArbexSara Del Carmen Rojo de La RosaVera Lucia de Carvalho Casa NovaEduardo Antonio de JesusAndréa de Paula Xavier VilelaCássia Macieira2019-08-12T07:23:16Z2019-08-12T07:23:16Z2014-09-01http://hdl.handle.net/1843/ECAP-9PFPQNEsta tese visa estudar as colagens visuais em 'História do Brasil', de Sebastião Nunes, bem como suas reverberações em outras obras do autor. Trata-se de obra de experimental, composta em diferentes linguagens, gêneros e vozes textuais. A pesquisa buscou aproximar a obra de Nunes do pensamento de Jacques Rancire sobre a 'partilha do sensível', bem como do modelo enciclopédico, dada sua apresentação em forma de verbetes, porém, de natureza alegórica e função satírica. Para a compreensão desses elementos, foram investigadas as categorias do 'riso', da 'paródia' e da 'sátira', a partir dos estudos de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin e Linda Hutcheon, entre outros aportes teóricos. Investiga-se os conceitos de 'não-livro', de Flora Süssekind, e de livro de artista a respeito desse texto constituído em prosa descontínua e ilustrada, que articula o real e o imaginário pelo uso de fragmentos e restos da cultura, sejam verbais ou não-verbais. No estudo realizado, destacam-se ainda as relações estabelecidas entre texto e imagem, com base nas técnicas de apropriação, colagem e montagem, com as quais o autor constrói uma versão risível da história nacional, pelo viés do estranhamento estético das vanguardas modernistas, ao utilizar recursos textuais e iconográficos variados e potentes em seu projeto estético-subversivo.Cette thèse vise à étudier les collages visuels dans "História do Brasil" [Histoire du Brésil], de Sebastião Nunes, et ces réverbérations dans d'autres oeuvres de l'auteur. Il s'agit d'une oeuvre expérimentale, composée de différents langages, genres et voix. Cette recherche prend appui sur le rapprochement de l'oeuvre de Nunes avec la pensée de Jacques Rancière sur le 'partage du sensible', interroge le modèle encyclopédique adopté, étant donné sa présentation sous forme d'entrées de dictionnaire, sans oublier sa nature allégorique et sa fonction satirique. Pour étudier ces différents aspects, des concepts tels que le 'rire', la 'parodie' et la 'satire' ont été analysés à partir des études de Henri Bergson, Georges Minois, Mikhail Bakhtin et Linda Hutcheon, entre autres. De même, des notions telles que 'não-livro', de Flora Süssekind, et celle de livre d'artiste ont été étudiées à propos de ce texte écrit en prose discontinue et illustrée, qui articule le réel et l'imaginaire par l'usage de fragments et de restes de la culture, soit-ils verbaux ou non-verbaux. Cette étude tient également compte des rapports établis entre le texte et l'image, à partir des techniques d'appropriation, de collage et de montage avec lesquelles l'auteur construit une version risible de l'histoire nationale, par le biais de l'étrangeté esthétique des avant-gardes modernistes, et en utilisant des procédés textuels et iconographiques aussi variés que puissants dans son projet esthétique-subversif.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGNunes, Sebastião, 1938- História do Brasil Crítica e interpretaçãoSátira brasileira Historia e criticaParódiaColagemImagem e escritaSebastião Nunessátiracolagemparódiatexto e imagemSobre colagens visuais: História do Brasil, de Sebastião Nunesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdfapplication/pdf4024316https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9PFPQN/1/tese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf9cdbc70fc6320e46daac32de80d2bbf9MD51TEXTtese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf.txttese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf.txtExtracted texttext/plain393172https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/ECAP-9PFPQN/2/tese_completa_com_ficha_catalogr__fica.pdf.txtded0eab1797c82329f18e368ad553db8MD521843/ECAP-9PFPQN2019-11-14 11:50:05.039oai:repositorio.ufmg.br:1843/ECAP-9PFPQNRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:50:05Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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