Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Deolinda Armani Turci
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3PNH7
Resumo: O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo historiográfico sobre os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto, no período que se estende de 1890 a 1930. As Escolas Normais brasileiras eram espaço de formação de professores desde meados do século XIX e a Escola Normal de Ouro Preto em Minas Gerais foi a primeira escola de formação docente do estado. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e da historiografia e como método utilizamos a análise documental, mediante leitura de bibliografia específica do campo e dos procedimentos de localização, recuperação, seleção, ordenação e análise das fontes primárias. Os documentos consultados tais como as provas dos alunos, programas das matérias, a legislação educacional mineira e os periódicos Revista do Ensino e Jornal oficial Minas Gerais, tomaram lugar central nas análises empreendidas. Os resultados mostraram que a partir da década de 1880, na Escola Normal de Ouro Preto, com a modificação e ampliação de seu currículo os saberes psicológicos estavam presentes nas matérias respaldando a formação de novos docentes. Ao longo do século XX até 1930, a psicologia foi tomando espaço cada vez mais significativo na formação de professores e na educação em Minas Gerais. Entendemos que os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para a compreensão da história da psicologia em Minas Gerais em especial e no Brasil em geral.
id UFMG_0f2f0e973c89ed93979722a1679b0156
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3PNH7
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Erika LourencoMitsuko Aparecida Makino AntunesRegina Helena de Freitas CamposDeolinda Armani Turci2019-08-10T16:32:53Z2019-08-10T16:32:53Z2014-12-09http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3PNH7O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo historiográfico sobre os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto, no período que se estende de 1890 a 1930. As Escolas Normais brasileiras eram espaço de formação de professores desde meados do século XIX e a Escola Normal de Ouro Preto em Minas Gerais foi a primeira escola de formação docente do estado. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e da historiografia e como método utilizamos a análise documental, mediante leitura de bibliografia específica do campo e dos procedimentos de localização, recuperação, seleção, ordenação e análise das fontes primárias. Os documentos consultados tais como as provas dos alunos, programas das matérias, a legislação educacional mineira e os periódicos Revista do Ensino e Jornal oficial Minas Gerais, tomaram lugar central nas análises empreendidas. Os resultados mostraram que a partir da década de 1880, na Escola Normal de Ouro Preto, com a modificação e ampliação de seu currículo os saberes psicológicos estavam presentes nas matérias respaldando a formação de novos docentes. Ao longo do século XX até 1930, a psicologia foi tomando espaço cada vez mais significativo na formação de professores e na educação em Minas Gerais. Entendemos que os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para a compreensão da história da psicologia em Minas Gerais em especial e no Brasil em geral.The objective of this research was to perform a historiographical study of the psychological knowledge that circulated in Ouro Preto Normal School in the period stretching from 1890 to 1930. The schools were Brazilian Standard teacher training space since the mid-nineteenth century and the School Normal Ouro Preto in Minas Gerais was the first school of teacher education in the state. For the work we use the theoretical framework of the history of psychology and historiography and as a method used document analysis, by reading specific literature of the field and location procedures, recovery, selection, arrangement and analysis of primary sources. The consulted documents such as evidence of the students of the materials programs, mining educational legislation and Periodicals Journal of Teaching and Official Journal Minas Gerais, took center stage in the current analysis. The results showed that from the 1880s, in Ouro Preto Normal School, with the modification and expansion of its curriculum the psychological knowledge were present in the field endorsing the training of new teachers. Throughout the twentieth century until 1930, psychology was becoming more and more significant place in teacher training and education in Minas Gerais. We believe that the results obtained from the research contribute to the understanding of the history of psychology in Minas Gerais and in particular in Brazil in general.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEscolas normais Minas GeraisPsicologia HistóriaPsicologiaFormação de professoresEscola Normal de Ouro PretoSaberes psicológicosOs saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_fafich_completa__1_.pdfapplication/pdf7783558https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3PNH7/1/disserta__o_fafich_completa__1_.pdf27e712fc4f82d9b72abe526c2991f54eMD51TEXTdisserta__o_fafich_completa__1_.pdf.txtdisserta__o_fafich_completa__1_.pdf.txtExtracted texttext/plain285894https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3PNH7/2/disserta__o_fafich_completa__1_.pdf.txt3310b2c89a7c5ced2bce1d59547789f2MD521843/BUBD-A3PNH72019-11-14 05:08:51.083oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A3PNH7Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:08:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
title Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
spellingShingle Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
Deolinda Armani Turci
Formação de professores
Escola Normal de Ouro Preto
Saberes psicológicos
Escolas normais Minas Gerais
Psicologia História
Psicologia
title_short Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
title_full Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
title_fullStr Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
title_full_unstemmed Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
title_sort Os saberes psicológicos na Escola Normal de Ouro Preto entre 1890 a 1930
author Deolinda Armani Turci
author_facet Deolinda Armani Turci
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Erika Lourenco
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mitsuko Aparecida Makino Antunes
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Regina Helena de Freitas Campos
dc.contributor.author.fl_str_mv Deolinda Armani Turci
contributor_str_mv Erika Lourenco
Mitsuko Aparecida Makino Antunes
Regina Helena de Freitas Campos
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Escola Normal de Ouro Preto
Saberes psicológicos
topic Formação de professores
Escola Normal de Ouro Preto
Saberes psicológicos
Escolas normais Minas Gerais
Psicologia História
Psicologia
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Escolas normais Minas Gerais
Psicologia História
Psicologia
description O objetivo desta pesquisa foi realizar um estudo historiográfico sobre os saberes psicológicos que circularam na Escola Normal de Ouro Preto, no período que se estende de 1890 a 1930. As Escolas Normais brasileiras eram espaço de formação de professores desde meados do século XIX e a Escola Normal de Ouro Preto em Minas Gerais foi a primeira escola de formação docente do estado. Para o trabalho utilizamos o referencial teórico da história da Psicologia e da historiografia e como método utilizamos a análise documental, mediante leitura de bibliografia específica do campo e dos procedimentos de localização, recuperação, seleção, ordenação e análise das fontes primárias. Os documentos consultados tais como as provas dos alunos, programas das matérias, a legislação educacional mineira e os periódicos Revista do Ensino e Jornal oficial Minas Gerais, tomaram lugar central nas análises empreendidas. Os resultados mostraram que a partir da década de 1880, na Escola Normal de Ouro Preto, com a modificação e ampliação de seu currículo os saberes psicológicos estavam presentes nas matérias respaldando a formação de novos docentes. Ao longo do século XX até 1930, a psicologia foi tomando espaço cada vez mais significativo na formação de professores e na educação em Minas Gerais. Entendemos que os resultados obtidos com a pesquisa contribuem para a compreensão da história da psicologia em Minas Gerais em especial e no Brasil em geral.
publishDate 2014
dc.date.issued.fl_str_mv 2014-12-09
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-10T16:32:53Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-10T16:32:53Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3PNH7
url http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A3PNH7
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3PNH7/1/disserta__o_fafich_completa__1_.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A3PNH7/2/disserta__o_fafich_completa__1_.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 27e712fc4f82d9b72abe526c2991f54e
3310b2c89a7c5ced2bce1d59547789f2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589525956460544