Análise de agrupamento de operadoras de planos de assistência à saúde: estudo de caso da carteira de clientes de uma consultoria atuarial
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZFPK |
Resumo: | Este trabalho trata da aplicação da técnica estatística de análise de agrupamento como instrumento para agregar operadoras de planos de saúde, através da utilização de quatro variáveis relevantes no mercado de saúde suplementar: despesa assistencial, receita de contraprestação, despesa administrativa e beneficiários. O mercado de saúde suplementar sofreu várias mudanças nos últimos anos, muitas delas vindas da regulação do setor pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. É papel da consultoria atuarial especializada em saúde trabalhar no desenvolvimento de metodologias que ajudem a gerir um mercado com tantos riscos. |
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Sueli Aparecida MingotiEla Mercedes Medrano de ToscanoGregorio Saravia AtuncarGeisa Andressa Correa da Silva2019-08-14T05:48:28Z2019-08-14T05:48:28Z2015-12-04http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9ZFPKEste trabalho trata da aplicação da técnica estatística de análise de agrupamento como instrumento para agregar operadoras de planos de saúde, através da utilização de quatro variáveis relevantes no mercado de saúde suplementar: despesa assistencial, receita de contraprestação, despesa administrativa e beneficiários. O mercado de saúde suplementar sofreu várias mudanças nos últimos anos, muitas delas vindas da regulação do setor pela Agência Nacional de Saúde Suplementar. É papel da consultoria atuarial especializada em saúde trabalhar no desenvolvimento de metodologias que ajudem a gerir um mercado com tantos riscos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEstatísticaAnálise multivariadaSaúde suplementarAnálise de AgrupamentoSaúde SuplementarTécnicas de Estatística MultivariadaOperadora de Planos de SaúdeAnálise de agrupamento de operadoras de planos de assistência à saúde: estudo de caso da carteira de clientes de uma consultoria atuarialinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALprojeto___tcc___geisa_andressa_versao_final.pdfapplication/pdf902018https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9ZFPK/1/projeto___tcc___geisa_andressa_versao_final.pdfa2a44b0b60972026aa07edf98d7fdf2aMD51TEXTprojeto___tcc___geisa_andressa_versao_final.pdf.txtprojeto___tcc___geisa_andressa_versao_final.pdf.txtExtracted texttext/plain77657https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9ZFPK/2/projeto___tcc___geisa_andressa_versao_final.pdf.txte4af6f2f3448bb597975296ad82f5e8dMD521843/BUBD-A9ZFPK2019-11-14 09:17:10.056oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9ZFPKRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:17:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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