Duo para Oboé e Fagote de Heitor Villa-Lobos: um estudo analítico para uma proposta interpretativa para o oboé

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ravi Shankar Viana Domingues
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/AAGS-ADAJRF
Resumo: O presente trabalho trata-se de um estudo analítico do Duo para oboé e fagote (1957) de Heitor Villa-Lobos abordando suas exigências técnicas, os procedimentos composicionais empregados pelo compositor oferecendo sugestões interpretativas referentes à parte do oboé. Inserido no último período de produção musical do compositor, o Duo para oboé e fagote é uma importante obra do repertório brasileiro de música de câmara para esta formação tanto por sua complexidade técnica, evidenciada pela maestria com que o compositor explora a escrita para ambos os instrumentos, quanto por ser um dos raros duos escritos originalmente para oboé e fagote. Foi realizada uma contextualização histórica das fases composicionais de Villa Lobos visando uma maior compreensão de sua produção musical, focando-se na produção camerística da sua última fase, que corresponde ao período em que o Duo foi composto. Apresentam-se aqui, de maneira objetiva, os procedimentos composicionais utilizados pelo compositor bem como os parâmetros sobre os quais são elaboradas as sugestões interpretativas para a parte do oboé no que se refere à respiração, articulação, fraseado, dedilhado e dinâmica. Através do estudo individual da obra e dos ensaios realizados com a fagotista Catherine Carignan foram determinadas as sugestões interpretativas, frutos dos questionamentos e demandas que surgiram durante o processo de concepção e elaboração da interpretação do Duo. O objetivo principal deste trabalho foi a elaboração de uma edição da obra que ofereça sugestões para o oboísta de fraseados, articulações, dedilhados, respirações e dinâmicas; procurando auxiliar na interpretação do Duo através da visão de um oboísta sobre alguns dos aspectos mais relevantes para sua execução.
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