Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJ72 |
Resumo: | Esta monografia, sob o título Traçando Caminhos Um percurso pelo Ensino de Desenho Contemporâneo segue a trajetória do Ensino de Artes no Brasil para então, contextualizar o Desenho, como categoria artística autônoma e o seu ensino. Buscando investigar propostas e experiências no Ensino de Desenho nesse início de século, prossegue a selecionar, analisar e sintetizar trabalhos acadêmicos sobre o tema, a partir de uma pesquisa nos bancos virtuais de dissertações e teses da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, da Universidade de São Paulo - USP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e nos acervos de anais eletrônicos da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP e do Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil - ConFAEB. |
id |
UFMG_10016d4131ed6d3ab00d6d25ea3d9c92 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LJ72 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Antonia Dolores Belico SoaresGeraldo Freire LoyolaEvandro Jose Lemos da CunhaHerika Eustaquia do Carmo2019-08-12T17:23:05Z2019-08-12T17:23:05Z2015-12-12http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJ72Esta monografia, sob o título Traçando Caminhos Um percurso pelo Ensino de Desenho Contemporâneo segue a trajetória do Ensino de Artes no Brasil para então, contextualizar o Desenho, como categoria artística autônoma e o seu ensino. Buscando investigar propostas e experiências no Ensino de Desenho nesse início de século, prossegue a selecionar, analisar e sintetizar trabalhos acadêmicos sobre o tema, a partir de uma pesquisa nos bancos virtuais de dissertações e teses da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, da Universidade de São Paulo - USP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e nos acervos de anais eletrônicos da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP e do Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil - ConFAEB.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGArtesEnsino de DesenhoEnsino de Artes VisuaisTraçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALherika_eustaquia_do_carmo_monografia_2015_v_ceeav.pdfapplication/pdf619465https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LJ72/1/herika_eustaquia_do_carmo_monografia_2015_v_ceeav.pdff1403445781b0f2ccee23665d0e6cb6dMD51TEXTherika_eustaquia_do_carmo_monografia_2015_v_ceeav.pdf.txtherika_eustaquia_do_carmo_monografia_2015_v_ceeav.pdf.txtExtracted texttext/plain86738https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LJ72/2/herika_eustaquia_do_carmo_monografia_2015_v_ceeav.pdf.txta481333ba7bf357de1ddf983cbc346f5MD521843/BUBD-A9LJ722019-11-14 18:53:24.173oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-A9LJ72Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T21:53:24Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo |
title |
Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo |
spellingShingle |
Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo Herika Eustaquia do Carmo Ensino de Desenho Ensino de Artes Visuais Artes |
title_short |
Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo |
title_full |
Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo |
title_fullStr |
Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo |
title_full_unstemmed |
Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo |
title_sort |
Traçando caminhos: um percurso pelo ensino de desenho contemporâneo |
author |
Herika Eustaquia do Carmo |
author_facet |
Herika Eustaquia do Carmo |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Antonia Dolores Belico Soares |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Geraldo Freire Loyola |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Herika Eustaquia do Carmo |
contributor_str_mv |
Antonia Dolores Belico Soares Geraldo Freire Loyola Evandro Jose Lemos da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de Desenho Ensino de Artes Visuais |
topic |
Ensino de Desenho Ensino de Artes Visuais Artes |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Artes |
description |
Esta monografia, sob o título Traçando Caminhos Um percurso pelo Ensino de Desenho Contemporâneo segue a trajetória do Ensino de Artes no Brasil para então, contextualizar o Desenho, como categoria artística autônoma e o seu ensino. Buscando investigar propostas e experiências no Ensino de Desenho nesse início de século, prossegue a selecionar, analisar e sintetizar trabalhos acadêmicos sobre o tema, a partir de uma pesquisa nos bancos virtuais de dissertações e teses da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, da Universidade de São Paulo - USP e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e nos acervos de anais eletrônicos da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP e do Congresso da Federação de Arte/Educadores do Brasil - ConFAEB. |
publishDate |
2015 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015-12-12 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2019-08-12T17:23:05Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2019-08-12T17:23:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJ72 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/BUBD-A9LJ72 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LJ72/1/herika_eustaquia_do_carmo_monografia_2015_v_ceeav.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-A9LJ72/2/herika_eustaquia_do_carmo_monografia_2015_v_ceeav.pdf.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
f1403445781b0f2ccee23665d0e6cb6d a481333ba7bf357de1ddf983cbc346f5 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1803589479078821888 |