Por entre percursos e narrativas: a experiência formativa dos deslocamentos urbanos de trabalhadores em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Claudio Marcio Oliveira
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8NPJCV
Resumo: Este estudo aborda a experiência formativa dos deslocamentos urbanos de trabalhadores pela Região Metropolitana de Belo Horizonte. Como pressuposto fundamental defende-se a idéia de que os deslocamentos urbanos não são apenas um hiato ou um simples ato funcional, mas constituem processos de subjetivação e experiência das pessoas que se deslocam pela cidade. Neste sentido, tomo comoconceitos fundamentais para a realização da investigação as idéias propostas por Walter Benjamin de Experiência (Erfahrüng) e Vivência (Erlebnis) para compreender a construção de sensibilidades nas tramas da cidade. Conceito de Experiência que, por sua vez, mantém vínculo indissociável com as narrativas produzidas pelos sujeitos pesquisados. O material empírico constituiu-se de três tipos diferentes de fontes. A primeira delas trata-se da observação participante dos deslocamentos de quatro trabalhadores residentes na cidade de Belo Horizonte (mais particularmente na região do Barreiro), com ênfase no ato de caminhar e nos usos cotidianos do transporte coletivo. O segundo conjunto de fontes de análise tratou de dois suportesletrados presentes nos ônibus que circulam pela cidade de Belo Horizonte: o Jornal do Ônibus e os Quadros de Horários, entendidos neste estudo como portadores de representações acerca de como os usuários de ônibus se apropriam da cidade. A terceira parte do material empírico foi composta de entrevistas semi-estruturadas, nas quais se buscou elementos da história de vida dos sujeitos, suas relações com acidade de Belo Horizonte ao longo dos tempos e suas percepções acerca do cotidiano do deslocar-se pela cidade. De posse destas fontes, a experiência do deslocar-se pela cidade foi analisada a partir dos seguintes eixos: as relações que sujeitos estabelecem com os múltiplos tempos da cidade; os usos e percepções do espaço do ônibus; as relações que os sujeitos estabelecem com os estranhos quese apresentam nas viagens; o lugar do corpo e das sensibilidades nosdeslocamentos; os processos de moralização das condutas e dos corpos dos usuários pelo Jornal do Ônibus; os desejos de cidade e de vida elaborados pelos sujeitos pesquisados. As experiências dos trabalhadores pesquisados suscitaram um conjunto de pautas de reflexão e ação. Entre elas, destaco a necessidade de se tratar a temática da velocidade como questão pública junto aos processos sociais; o questionamento dos critérios de funcionalidade que orientam o provimento do transporte público em Belo Horizonte; e principalmente, uma necessária abertura para a dimensão estética dos deslocamentos urbanos, condição fundamental para a construção de uma cultura pública de encontros que materialize o Direito à Cidade aos seus habitantes
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De posse destas fontes, a experiência do deslocar-se pela cidade foi analisada a partir dos seguintes eixos: as relações que sujeitos estabelecem com os múltiplos tempos da cidade; os usos e percepções do espaço do ônibus; as relações que os sujeitos estabelecem com os estranhos quese apresentam nas viagens; o lugar do corpo e das sensibilidades nosdeslocamentos; os processos de moralização das condutas e dos corpos dos usuários pelo Jornal do Ônibus; os desejos de cidade e de vida elaborados pelos sujeitos pesquisados. As experiências dos trabalhadores pesquisados suscitaram um conjunto de pautas de reflexão e ação. Entre elas, destaco a necessidade de se tratar a temática da velocidade como questão pública junto aos processos sociais; o questionamento dos critérios de funcionalidade que orientam o provimento do transporte público em Belo Horizonte; e principalmente, uma necessária abertura para a dimensão estética dos deslocamentos urbanos, condição fundamental para a construção de uma cultura pública de encontros que materialize o Direito à Cidade aos seus habitantesThis study approaches the formative experiences of workers' urban daily travels throughout the metropolitan area of Belo Horizonte. As a fundamental assumption, it is pointed out that urban trips are not just a hiatus or a simple functional act but subjective processes and experiences taken by people moving around the city. Considering this and to carry out this research, Walter Benjamins concepts of Comunicable Experience (Erfahrung) and Isolated Experience (Erlebnis) were taken to understand the building process of sensibilities in the citys networks as the first concept keeps an inseparable link with the narratives produced by the researched individuals. The empirical material consisted of three different types of sources. Firstly, it was taken a participatory action research on urban travels of four workers and residents of Belo Horizonte, especially in the Barreiro region, mphasizing the act of walking and the daily use of public transport. Secondly, it was analyzed two media means used inside the buses: the Journal of the Bus and the Timetables, which were taken as being representations on how bus service users build a sense of belonging with the city. Thirdly, semi-structured interviews were taken and life history of individuals were sought as evidence by their relations with the city over the years and their perceptions of daily travels by the city. Thus, the experience of moving around in the city was analyzed based on the following considerations: the relations that individuals establish with the citys multiple times and rhythms; the uses and perceptions of buses' spaces; the relationships established by individuals with strangers during urban daily travels; the body notion, its place, and sensitivities in urban daily travels; the processes of transforming behavior more ethical and the users´ bodies by the Journal of the Bus; and finally, the city and life desires drawn up by the researched individuals. The researched workers´ experiences have raised a set of guidelines for reflection and action. Among them, it is highlighted: the need to address the issue of speed as an issue of public concern along with social processes; a questioning situation on the functionality criteria that guide the supplying public transport in Belo Horizonte; and, especially, the need of questioning the aesthetic dimension of urban daily travels which is a key condition for building aculture on meetings that could materialize the Right to the City to its inhabitantsUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoVida urbana Aspectos sociais Transporte urbano Belo Horizonte (MG) Cidades e vilas  Aspectos sociais Deslocamentos urbanosEducaçãoTransporte coletivoBelo HorizonteCidadePor entre percursos e narrativas: a experiência formativa dos deslocamentos urbanos de trabalhadores em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALcl_udio_m_rcio_oliveira___tese_de_doutorado.pdfapplication/pdf17747348https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8NPJCV/1/cl_udio_m_rcio_oliveira___tese_de_doutorado.pdfe5a67ed9e2b302f193bb704ef3c8d381MD51TEXTcl_udio_m_rcio_oliveira___tese_de_doutorado.pdf.txtcl_udio_m_rcio_oliveira___tese_de_doutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain745338https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8NPJCV/2/cl_udio_m_rcio_oliveira___tese_de_doutorado.pdf.txt4c69b6b6b59802f59b1fd51ee1a1da40MD521843/BUOS-8NPJCV2019-11-14 06:39:23.288oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8NPJCVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T09:39:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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