Ideários de leitura e de leitor em livros didáticos de Português (1984-2007): escolhas textuais e valorações sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariana Queiroga Tabosa
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-96MJWT
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo geral compreender o modo como se constroem ideários pedagógicos sobre a leitura e a formação dos leitores, em cinco diferentes edições de um livro didático de Português, publicadas no período entre 1984 e 2007. Metodologicamente, esta pesquisa desenvolve-se a partir de reflexões teóricas nos campos da Educação, da Linguística Aplicada, da História da Leitura e da História das Disciplinas Escolares, considerando aspectos que tangenciam a reconfiguração dos saberes científicos em objetos de ensino e aprendizagem da Língua Portuguesa, ao longo do tempo. Quanto aos procedimentos de análise, foram considerados os seguintes pontos para o estudo da formação em leitura: 1) o repertório de textos oferecido pelos livros didáticos; 2) as estratégias enunciativas utilizadas, por esses materiais, para a construção do discurso pedagógico sobre a leitura e sobre a formação dos leitores; 3) quais os modos de ler são propostos pelas atividades de leitura. A pesquisa concluiu que são pelo menos dois os ideários pedagógicos sobre a leitura e a formação dos leitores, que se hibridizam e se intercambiam, nas edições analisadas: ideário restrito e ideário social. O primeiro deles, o restrito, refere-se ao trabalho com a leitura a partir da localização de informações no texto. No ideário restrito, as atividades de leitura dão ênfase à recuperação dos fatos, ideias, personagens, estruturas vocabulares e textuais, desconsiderando a cooperação do leitor. O texto é percebido, portanto, como um produto informativo em si mesmo. O leitor, então, lê para adquirir conhecimentos sobre os modos de estruturação da língua, em diferentes textos; ou seja, lê para apreender sobre os modos de escrever textos. O segundo, o social, é característico das propostas de leitura que apresentam uma preocupação em trabalhar os sentidos, ainda que para modelá-los ou tutelá-los. As modelações tanto funcionam para a determinação dos sentidos do texto, leitura modelada, como para a determinação da sua escrita, na leitura modelar. Nesse ideário, a defesa da variedade de textos tem como desdobramento o estabelecimento de um objetivo de formação que considera a importância da inserção do aluno em uma cultura legítima - e nesse movimento acaba elegendo uma certa cultura como sendo a legítima. O trabalho de pesquisa apontou, então, que há, na história da escolarização da leitura em livros didáticos entre 1980 e 2007, independentemente do ano de sua publicação, um modo de operar com a leitura que é caracteristicamente escolar. Ainda que sejam verificadas mudanças significativas nos discursos pedagógicos e nas escolhas textuais dos livros didáticos analisados, permanecem na aula de Português modos de operar com a leitura já consagrados didaticamente.
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Quanto aos procedimentos de análise, foram considerados os seguintes pontos para o estudo da formação em leitura: 1) o repertório de textos oferecido pelos livros didáticos; 2) as estratégias enunciativas utilizadas, por esses materiais, para a construção do discurso pedagógico sobre a leitura e sobre a formação dos leitores; 3) quais os modos de ler são propostos pelas atividades de leitura. A pesquisa concluiu que são pelo menos dois os ideários pedagógicos sobre a leitura e a formação dos leitores, que se hibridizam e se intercambiam, nas edições analisadas: ideário restrito e ideário social. O primeiro deles, o restrito, refere-se ao trabalho com a leitura a partir da localização de informações no texto. No ideário restrito, as atividades de leitura dão ênfase à recuperação dos fatos, ideias, personagens, estruturas vocabulares e textuais, desconsiderando a cooperação do leitor. O texto é percebido, portanto, como um produto informativo em si mesmo. O leitor, então, lê para adquirir conhecimentos sobre os modos de estruturação da língua, em diferentes textos; ou seja, lê para apreender sobre os modos de escrever textos. O segundo, o social, é característico das propostas de leitura que apresentam uma preocupação em trabalhar os sentidos, ainda que para modelá-los ou tutelá-los. As modelações tanto funcionam para a determinação dos sentidos do texto, leitura modelada, como para a determinação da sua escrita, na leitura modelar. Nesse ideário, a defesa da variedade de textos tem como desdobramento o estabelecimento de um objetivo de formação que considera a importância da inserção do aluno em uma cultura legítima - e nesse movimento acaba elegendo uma certa cultura como sendo a legítima. O trabalho de pesquisa apontou, então, que há, na história da escolarização da leitura em livros didáticos entre 1980 e 2007, independentemente do ano de sua publicação, um modo de operar com a leitura que é caracteristicamente escolar. Ainda que sejam verificadas mudanças significativas nos discursos pedagógicos e nas escolhas textuais dos livros didáticos analisados, permanecem na aula de Português modos de operar com a leitura já consagrados didaticamente.This research aims to comprehend how pedagogical ideals about reading and readers formation are constructed according to five different editions of a didactic book of Portuguese, published in Brazil between 1984 and 2007. The research is developped from theoretical reflections concerning Education, Applied Linguistics, History of Reading and History of School Classes, considering the relationship between social and school conceptions of reading and readers throughout the time in didactic books of Portuguese. In order to achieve those pedagogical ideals that compose the reading teaching, we have verified, in the researchs data, the texts offered by those didactic books, the manners of reading proposed by the reading activites and the enunciative strategies used by these materials to build a pedagogical discourse about reading and readers formation. In those different editions, we distinguish two blocs of pedagogical ideals regarding the reading and the readers formation: on one hand, a bloc of restricted pedagogical ideals and, on the other hand, a bloc of social pedagogical ideals. The former refers to a reading activity based on selecting informations from a text, in which the facts, the ideas, the characters and the vocabulary and textual structures are largely emphasized, making, in contrast, no allusion to the readers cooperation. The latter, the bloc of social pedagogical ideals, is characteristic of the reading proposals that are concerned to develop the senses of a text, even if they intend to shape or to shield them. Those shapes functions both to determine the senses of a text, shaped reading, and to determine its writing, shaping reading. In this latter bloc of pedagogical ideals, the defense of the variety of the texts results in the establishment of a formation aim that considers the importance of the insertion of a student in a legitimate culture. Our research points out, indeed, that in the history of schooling of reading, according to those didactic books published between 1980 and 2007, there is a characteristical schooling manner of conducting the reading. Although it is possible to verify some substantial changes in what concerns pedagogical discourses and textual choices of the didactic books we analyzed, we observe a number of institutionalized manners of conducting the reading in Portuguese classes.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLivros didáticosLeitura  Estudo e ensinoEducaçãoLíngua portuguesa  Estudo e ensino  Formação dos leitoresAula de leituraLivro didático de portuguêsIdeários de leitura e de leitor em livros didáticos de Português (1984-2007): escolhas textuais e valorações sociaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALtese_vers_o_final_mariana.pdfapplication/pdf4126335https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96MJWT/1/tese_vers_o_final_mariana.pdf38e789ef6eb1769b010d726d2f97dc3aMD51TEXTtese_vers_o_final_mariana.pdf.txttese_vers_o_final_mariana.pdf.txtExtracted texttext/plain736439https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-96MJWT/2/tese_vers_o_final_mariana.pdf.txtafa5ce19180d7b5c134088c0ca1c630eMD521843/BUOS-96MJWT2019-11-14 03:33:16.63oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-96MJWTRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T06:33:16Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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