Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gisele Petty
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/49739
https://orcid.org/0000-0002-2643-9973
Resumo: Esta dissertação trata da desmontagem do espetáculo Agda criado em 2004 a partir do conto homônimo de Hilda Hilst (1973). A desmontagem é uma prática que nasce no contexto da cena teatral latino-americana dos anos 90 junto à Eitalc - Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, e consiste em revisitar um espetáculo teatral anteriormente criado, na perspectiva das subjetividades e materialidades de composição das atrizes e atores criadora/es. As estratégias metodológicas aqui aplicadas, consideraram o aspecto pedagógico e performativo que a desmontagem instala. Para tanto o percurso desta pesquisa foi de uma escrita afetada pela prática, presente em experimentações cênicas que acompanharam o processo ao longo destes dois anos. A palavra neste trabalho é quase sempre fêmea: Hilda, Agda, mulheres que desmontam a cena teatral no Brasil, as atrizes latino-americanas que nos inspiram, as atrizes que as inspiraram. A pesquisa pode espalhar sementes e elas são grãos de milho e trigo, dádivas de uma Deusa regente de um solo de antes.
id UFMG_118b2a4f4db3932d383973c56111cc39
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/49739
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Rogério Lopes da Silva Paulinohttp://lattes.cnpq.br/7138712663043843Ana Cristina CollaNarciso Laranjeira Telles da Silvahttp://lattes.cnpq.br/5030964889374002Gisele Petty2023-02-08T12:17:24Z2023-02-08T12:17:24Z2022-05-25http://hdl.handle.net/1843/49739https://orcid.org/0000-0002-2643-9973Esta dissertação trata da desmontagem do espetáculo Agda criado em 2004 a partir do conto homônimo de Hilda Hilst (1973). A desmontagem é uma prática que nasce no contexto da cena teatral latino-americana dos anos 90 junto à Eitalc - Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, e consiste em revisitar um espetáculo teatral anteriormente criado, na perspectiva das subjetividades e materialidades de composição das atrizes e atores criadora/es. As estratégias metodológicas aqui aplicadas, consideraram o aspecto pedagógico e performativo que a desmontagem instala. Para tanto o percurso desta pesquisa foi de uma escrita afetada pela prática, presente em experimentações cênicas que acompanharam o processo ao longo destes dois anos. A palavra neste trabalho é quase sempre fêmea: Hilda, Agda, mulheres que desmontam a cena teatral no Brasil, as atrizes latino-americanas que nos inspiram, as atrizes que as inspiraram. A pesquisa pode espalhar sementes e elas são grãos de milho e trigo, dádivas de uma Deusa regente de um solo de antes.This dissertation deals with the disassembly of the theatrical show Agda (2004), created from the homonymous short story by Hilda Hilst (1973). Disassembly is a practice that was born in the context of the Latin American theater scene of the 1990s at Eitalc - International Theater School of Latin America and the Caribbean, and consists of revisiting a previously created theatrical show from the perspective of subjectivities and materialities of composition from the actresses and creative actors. The methodological strategies applied here, considered the pedagogical and performative aspect that disassembly installs. Therefore, the course of this research was a writing affected by practice, present in scenic experiments that followed the process over these two years. The word in this work is almost always female: Hilda, Agda, women who disassemble the theatrical scene in Brazil, the Latin American actresses who inspire us, the actresses who inspired them. Research can scatter seeds and they are grains of corn and wheat, gifts from a Goddess ruling a soil from before.FAPEMIG - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas GeraisporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESHilst, Hilda, 1930-2004. Agda - Crítica e interpretaçãoRepresentação teatralPerformance (Arte)Mulheres no teatroAtrizesFeminismo e teatroArtes cênicasTeatroTeatroDesmontagemAgdaHilda HilstAgda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoamAgda disassembly: the inside of the scene - Hilda Hilst and the feminine that resoundinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALAgda Gisele Petty.pdfAgda Gisele Petty.pdfapplication/pdf2548086https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49739/1/Agda%20Gisele%20Petty.pdfd4b0fe3c3d63d70e50ae6d3ebcf1cd82MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49739/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/497392023-02-08 09:17:25.088oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-02-08T12:17:25Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Agda disassembly: the inside of the scene - Hilda Hilst and the feminine that resound
title Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam
spellingShingle Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam
Gisele Petty
Teatro
Desmontagem
Agda
Hilda Hilst
Hilst, Hilda, 1930-2004. Agda - Crítica e interpretação
Representação teatral
Performance (Arte)
Mulheres no teatro
Atrizes
Feminismo e teatro
Artes cênicas
Teatro
title_short Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam
title_full Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam
title_fullStr Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam
title_full_unstemmed Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam
title_sort Agda desmontagem: o de dentro da cena - Hilda Hilst e os femininos que ressoam
author Gisele Petty
author_facet Gisele Petty
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Rogério Lopes da Silva Paulino
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/7138712663043843
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Ana Cristina Colla
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Narciso Laranjeira Telles da Silva
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5030964889374002
dc.contributor.author.fl_str_mv Gisele Petty
contributor_str_mv Rogério Lopes da Silva Paulino
Ana Cristina Colla
Narciso Laranjeira Telles da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Desmontagem
Agda
Hilda Hilst
topic Teatro
Desmontagem
Agda
Hilda Hilst
Hilst, Hilda, 1930-2004. Agda - Crítica e interpretação
Representação teatral
Performance (Arte)
Mulheres no teatro
Atrizes
Feminismo e teatro
Artes cênicas
Teatro
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Hilst, Hilda, 1930-2004. Agda - Crítica e interpretação
Representação teatral
Performance (Arte)
Mulheres no teatro
Atrizes
Feminismo e teatro
Artes cênicas
Teatro
description Esta dissertação trata da desmontagem do espetáculo Agda criado em 2004 a partir do conto homônimo de Hilda Hilst (1973). A desmontagem é uma prática que nasce no contexto da cena teatral latino-americana dos anos 90 junto à Eitalc - Escola Internacional de Teatro da América Latina e Caribe, e consiste em revisitar um espetáculo teatral anteriormente criado, na perspectiva das subjetividades e materialidades de composição das atrizes e atores criadora/es. As estratégias metodológicas aqui aplicadas, consideraram o aspecto pedagógico e performativo que a desmontagem instala. Para tanto o percurso desta pesquisa foi de uma escrita afetada pela prática, presente em experimentações cênicas que acompanharam o processo ao longo destes dois anos. A palavra neste trabalho é quase sempre fêmea: Hilda, Agda, mulheres que desmontam a cena teatral no Brasil, as atrizes latino-americanas que nos inspiram, as atrizes que as inspiraram. A pesquisa pode espalhar sementes e elas são grãos de milho e trigo, dádivas de uma Deusa regente de um solo de antes.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022-05-25
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-02-08T12:17:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-02-08T12:17:24Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/49739
dc.identifier.orcid.pt_BR.fl_str_mv https://orcid.org/0000-0002-2643-9973
url http://hdl.handle.net/1843/49739
https://orcid.org/0000-0002-2643-9973
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49739/1/Agda%20Gisele%20Petty.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/49739/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv d4b0fe3c3d63d70e50ae6d3ebcf1cd82
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589529892814848