Análise e realização de 4 leadsheets do Calendário do Som de Hermeto Pascoal segundo os conceitos harmônicos de Arnold Schoenberg: uma abordagem do calendário do som segundo os conceitos harmônicos de Schoenberg

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fabiano Araujo Costa
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/GMMA-7XQFZ4
Resumo: Estudo sobre as convergências entre procedimentos harmônicos da música popular, representada pela música de Hermeto Pascoal compositor brasileiro nascido em 1936, e da música erudita, representada pela teoria harmônica desenvolvida por Arnold Schoenberg (1874-1951) compositor austríaco responsável por toda uma mudança no panorama musical do Século XX. Foram selecionadas 4 músicas do Calendário do Som conjunto de 366 partituras criadas a cada dia do período entre Junho de 1996 a Junho de 1997 , intituladas: 23 de Junho de 1996, 9 de Agosto de 1996, 9 de Junho de 1997 e 14 de Novembro de 1996, que se destacaram pela variedade de caminhos harmônicos percorridos por Hermeto Pascoal. Foi feito um trabalho de interpretação das particularidades da cifragem de Hermeto, e a seguir uma revisão bibliográfica sobre os conceitos da análise harmônica schoenberguiana (Monotonalidade, Tonalidade Expandida, Flutuante e Suspensa, Transformação, Substituição, Regiões e Regiões Intermediárias e Acordes Vagantes), a partir dos Tratados de SCHOENBERG (1999, 2004, 2001), e dos estudos de DUDEQUE (1997, 2005), TINÉ (2002), SALZER (1982), e sobre conceitos, ferramentas e simbologias comuns na escola da música popular (Escala de Acorde, Cifras, Simbologia Analítica), a partir de CHEDIAK (1986), FREITAS (1995), GUEST (1996) FARIA (1991). Procurou-se discutir que tipo de vantagem essa análise poderia trazer à leitura de partituras como as do Calendário do Som, que se caracterizam por serem simplificadas, tipo leadsheet, e ao mesmo tempo conter uma grande complexidade harmônica. São apresentadas 4 realizações com elaborações de trechos das peças a duas, três, quatro e cinco vozes, soluções que levam em consideração a textura e a condução de vozes.
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