Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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spelling Marcus Aurelio Taborda de OliveiraYuri Vitor Guimaraes Vieira2019-08-10T21:53:26Z2019-08-10T21:53:26Z2013-11-18http://hdl.handle.net/1843/BUOS-B24JNREste trabalho teve como objetivo analisar um conjunto de aspectos vinculados à educação do corpo a partir de publicações presentes no jornal Minas Geraes no período compreendido entre 1913 e 1916. Nessas publicações, era recorrente a utilização das expressões Educação Physica, exercício físico e sport. Considerando que, em muitas dessas publicações, foi possível encontrar um conjunto de prescrições que tinham por objetivo educar o corpo dos indivíduos, formulei e trabalhei com a hipótese que existia um investimento moral sob o que denominei de educação do corpo. Busquei apontar que nessas publicações era destacado um processo de transição que se relacionava com novas balizas para a educação do corpo, sendo que, ao mesmo tempo, essas expressões buscavam conferir uma positividade em relação às práticas corporais naquele período. Foi possível observar que o aspecto moral presente nesses artigos se apresentava a partir de três perspectivas. Em um primeiro momento, analisando os textos do padre Francisco Ozamis, é possível perceber como ele recupera, na tradição do pensamento cristão, elementos para compor as suas prescrições sobre a Educação Physica. Em um segundo momento, a retórica médica produz um conjunto de prescrições sobre exercício físico, pautadas na condução especializadas das atividades. Nos escritos do médico Ernest Monin, essas prescrições eram dirigidas à prática do exercício físico e para a alimentação com o objetivo de induzir certos comportamentos e hábitos nos indivíduos. Já nos artigos do médico Theophilo Torres, o aspecto moral parece estar vinculado fundamentalmente ao debate intelectual da época em que parecia haver uma disputa em relação ao modelo de educação do corpo que deveria prevalecer. Em um terceiro momento, o aspecto moral parece estar agregado a um processo de transição em relação às práticas corporais, presentes na Inglaterra e em outros países na passagem dos séculos XVIII, XIX e XX, em que, pouco a pouco, vamos percebendo um rompimento com o passado e o estabelecimento de prática corporais pautadas em uma ideia de disciplinamento e revigoramento do corpo. A partir do exposto, busquei evidenciar, nas considerações finais desse trabalho, que compreender a dimensão da experiência pode ser mais frutífero para o pesquisador que pretende investigar as práticas corporais presentes no passado do que utilizar conceitos do presente para entender o passado.The present work aims to analyze some aspects related to body education which were published in the newspaper Minas Geraes between 1913 and 1916. In this publications the expressions Educação Physica, exercício físico and sport were frequently used. Given that in many of this publications it was possible to find a group of prescriptions which aimed peoples body education, I formulated and worked on the hypothesis that there was a moral investment that I denominated educação do corpo. Through this research, I tried to point out that this newspaper highlighted a transitional process which mixed new trends on body education and reassured old bodily practices in use in that period. It was possible to observe that there were three different prospects related to the moral aspect presented in these articles. The first, is revealed through the analyses of the papers of the priest Francisco Ozamis, in which it is possible to see how he, using the tradition of the Christian doctrine, found the basis to elaborate his recommendations about the so called Educação Physica. In the second, the medical rhetoric create a group of prescriptions about physical activity based on specialized orientation to the activities. In the writings of physician Ernest Monin, this recommendations were directed to the practice of physic activity and to feeding with the aim of inducing specific habits and behaviors in the individuals. On the other hand, in the work of the physician Theophilo Torres the moral aspect seems to be related basically to the international debate that happened that time in which seemed to exist a dispute regarding the body education model which should prevail. Finally, in the third prospect, the moral aspect seems to be aggregated to a transitional process regarding the bodily practices that existed in England and other countries throughout the 18th, 19th and 20th centuries. In this process, it is possible to see that there was a gradual disruption with the past and that new bodily practices based on the concept of bodys discipline and reinvigoration were established. All in all, I tried to highlight in the final considerations of the present work, that the understanding of the experiences dimension can be lead the researcher, who intends to investigate the bodily practices that existed in the past, to find more interesting findings than the use of the current concepts to understand the past.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEsportesEducação físicaLazerSportEducação MoralLazerRetóricas sobre educação physica, sport e exercício físico no Jornal Minas Geraes entre 1913 e 1916info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslazer_yurivitorguimaraesvieira_dissertacaomestrado.pdfapplication/pdf954512https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JNR/1/ppgestudoslazer_yurivitorguimaraesvieira_dissertacaomestrado.pdf0858f403f9d67619bda6e8e84573dc86MD51TEXTppgestudoslazer_yurivitorguimaraesvieira_dissertacaomestrado.pdf.txtppgestudoslazer_yurivitorguimaraesvieira_dissertacaomestrado.pdf.txtExtracted texttext/plain286135https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-B24JNR/2/ppgestudoslazer_yurivitorguimaraesvieira_dissertacaomestrado.pdf.txt306c5d83cab61f6011a9927e6931df37MD521843/BUOS-B24JNR2019-11-14 10:21:56.774oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-B24JNRRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T13:21:56Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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