Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
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institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
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spelling Cesar Augusto da Conceicao ReisMaria Isis Marinho MeiraLuiz Carlos CagliariAna Maria SchieferJose Olimpio de MagalhaesMonica Medeiros de Britto Pereira2019-08-12T11:35:19Z2019-08-12T11:35:19Z2001-05-11http://hdl.handle.net/1843/BUBD-AA9Q75Este trabalho tem como objetivo de pesquisar, do ponto de vista linguístico, as alterações presentes na fala de adultos e adolescentes gagos, através da análise dos diferentes tipos de disfluências evidenciadas em suas amostras de fala. Os informantes gagos filmados em vídeo e gravados simultaneamente em DAT, em situação de fala espontânea. As amostras de fala foram transcritas ortograficamente, com base no vídeo e na gravação digital, e divididas em frases que continham disfluências. As disfluências foram analisadas em relação a duração, tipo, número de tentativas, fone, tamanho da palavra, posição na sílaba, na palavra e no enunciado. Foi também proposta uma mudança na nomenclatura de algumas disfluências, de "repetição" para "tentativa". A análise dos dados se fundamentou em três estratégias básicas utilizadas pelos gagos, que são o adiamento, o recomeço e a evitação da "palavra-problema", e demonstrou que o problema da gagueira acontece devido a um impedimento momentâneo à produção da fala, mais precisamente no planejamento articulatório e é agravado por questões emocionais decorrentes desta dificuldade. Os resultados que tornaram possível essa conclusão se referem ao contexto linguístico em que as disfluências ocorrem, mais precisamente o tamanho da palavra, tipo de palavra(lexical ou funcional), estrutura silábica e posição da disfluência no enunciado, na sílaba e na palavra. A análise da duração das disfluências tornou possível discutir o aspecto referente à programação motora da fala dos gagos e possibilitou o estabelecimento de uma duração média para o prolongamento. Em relaçao aos fones, os resultados demonstraram que as disfluências tendem a ocorrer mais nas consoantes oclusivas. Finalmente, a análise de algumas características das disfluências tornou possível o estabelecimento de critérios de definição e diferenciação entre elas, ajudando a esclarecer a dificuldade apresentada pelo gago.This work focus on the research of the alterations on the speech of stuttering adults and adolescents through analysis of the various kinds of disfluencies shown on their speech, from the linguistic point of view.This people were recorded, both on the video and DAT, on their spontaneous speech. Their sample speech were transcript orthographically, based on the video and on the DAT, divided in phrases that contain the disfluencies. The same phrases were edited based on the digital records and filled for acoustic analysis for measuring the length of the disfluencies. The disfluencies were analyzed in relation to length, kind, number of attempts, phone, size of the word, accent position, syllable structure, type of word (lexical or functional), position on the syllable, word and phrase. It was proposed a change on the name of some of the disfluencies, from "repetition" to " attempt". The data analyses was based on two basic strategies used by the stutters, that was the postponement of the word and the restart of the "problem" word and showed that the stuttering problem happens because of a momentary obstruction on the speech production, more precisely on the articulatory planning and is aggravated by emotional facts of this difficulty. The results that made this conclusion possible refer to the linguistic context where th disfluencies occur, more precisely the size of the word, type of word (lexical or functional), syllabic structure and position of the disfluency on the phrase, syllable and word. The analyses of the length of the disfluencies made it possible to discuss the aspect that refers to the prolongation. In relation to the phone the results shown that the disfluencies tend to occur more on the occlusive consonant. Finally, the analyses of some disfluency characteristics made it possible to establish a criteria for definition and differentiation among them, helping to englhten the stutter difficulties.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGFonéticaGagueiraFala Aspectos fisiológicosDistúrbios da falaEstudos LinguísticosAnálise linguística da gagueirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALppgestudoslinguisticos_monicamedeirosbrittopereira_tesedoutorado.pdfapplication/pdf18953436https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA9Q75/1/ppgestudoslinguisticos_monicamedeirosbrittopereira_tesedoutorado.pdf2c6d8b771e3cf9f94c348bc9d180adf2MD51TEXTppgestudoslinguisticos_monicamedeirosbrittopereira_tesedoutorado.pdf.txtppgestudoslinguisticos_monicamedeirosbrittopereira_tesedoutorado.pdf.txtExtracted texttext/plain336https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUBD-AA9Q75/2/ppgestudoslinguisticos_monicamedeirosbrittopereira_tesedoutorado.pdf.txt7f1143672d45a310f75d1b2371db388cMD521843/BUBD-AA9Q752019-11-14 17:40:06.836oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUBD-AA9Q75Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:40:06Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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