Música para grupos amadores: a linguagem contemporânea como ferramenta de aprimoramento técnico-musical
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AU6MPG |
Resumo: | Esta dissertação analisa e descreve o processo de composição e performance de cinco peças escritas para a Orquestra de Câmara da Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará (Orquestra Santa Cecília). Essas composições foram realizadas com o intuito de contribuir para a ampliação das possibilidades expressivas e a proficiência técnica do grupo através do emprego de linguagens musicais alusivas ao repertório da Música de Concerto do século XX. O processo de composição foi analisado através do conceito de Restrições em Composição Musical e, a partir das limitações técnicas da Orquestra Santa Cecília, atrelado à realização de um diagnóstico técnico-musical. Esse diagnóstico apontou, além de dados do contexto histórico-cultural do grupo, os elementos técnicos que necessitavam de aprimoramento e que seriam aplicados nas composições. Todo o processo de ensaio também foi descrito e analisado, buscando verificar se os aspectos técnicos diagnosticados foram bem trabalhados nas peças, destacando também outros elementos não previstos nas composições, mas que surgiram no momento da performance. A partir da ação proposta, verificou-se a sua validade a partir da possibilidade de ampliação do universo musical e da expressividade dos músicos promovidas pela execução das obras. As quatro peças compostas servirão como exemplos para a inclusão de novas linguagens ao repertório de grupos musicais semelhantes à Orquestra Santa Cecília. |
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Oiliam Jose LannaAntonio Lincoln Campos de AndradeSérgio Antônio CanedoLucas Duarte Neves2019-08-14T13:29:36Z2019-08-14T13:29:36Z2017-10-11http://hdl.handle.net/1843/AAGS-AU6MPGEsta dissertação analisa e descreve o processo de composição e performance de cinco peças escritas para a Orquestra de Câmara da Sociedade Musical Santa Cecília de Sabará (Orquestra Santa Cecília). Essas composições foram realizadas com o intuito de contribuir para a ampliação das possibilidades expressivas e a proficiência técnica do grupo através do emprego de linguagens musicais alusivas ao repertório da Música de Concerto do século XX. O processo de composição foi analisado através do conceito de Restrições em Composição Musical e, a partir das limitações técnicas da Orquestra Santa Cecília, atrelado à realização de um diagnóstico técnico-musical. Esse diagnóstico apontou, além de dados do contexto histórico-cultural do grupo, os elementos técnicos que necessitavam de aprimoramento e que seriam aplicados nas composições. Todo o processo de ensaio também foi descrito e analisado, buscando verificar se os aspectos técnicos diagnosticados foram bem trabalhados nas peças, destacando também outros elementos não previstos nas composições, mas que surgiram no momento da performance. A partir da ação proposta, verificou-se a sua validade a partir da possibilidade de ampliação do universo musical e da expressividade dos músicos promovidas pela execução das obras. As quatro peças compostas servirão como exemplos para a inclusão de novas linguagens ao repertório de grupos musicais semelhantes à Orquestra Santa Cecília.This thesis analyses and describes the process of composition and performance of five pieces written for the Sociedade Musical Santa Cecilia de Sabarás Chamber orchestra (Santa Cecilia Orchestra). These compositions were made with the intent of contributing to the expand of the expressive possibilities and tecnical proficiency of the group through the application of allusive musical languages to the repertoire of the Concert Music of XX century. The process of composition was analyzed through the concept of Constraints in Musical Composition and, as of the technical limitations of Santa Cecilia Orchestra, attached to the technical-musical diagnostic. This diagnostic pointed, besides the historical-cultural context of the group, the technical elements that needed improvement and that would be applied to the compositions. All the process of rehearsal was too described and analyzed, verifying the effectiveness through the possibility of extension of the musical universe and expressions of the musicians developed by the execution of these pieces. The four pieces composed will be examples to the insertion of new languages to the repertoire of musical groups similar to Santa Cecilia Orchestra.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGBandas (Música)MusicaComposição (Música)Orquestra Santa Cecília de SabaráOrquestra de estudantesRestrições em Composição musicalMúsica para grupos amadores: a linguagem contemporânea como ferramenta de aprimoramento técnico-musicalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALm_sica_para_grupos_amadores_vers_o_final.pdfapplication/pdf4251195https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AU6MPG/1/m_sica_para_grupos_amadores_vers_o_final.pdf101a75273466c8b60404ee42cc3273e1MD51TEXTm_sica_para_grupos_amadores_vers_o_final.pdf.txtm_sica_para_grupos_amadores_vers_o_final.pdf.txtExtracted texttext/plain252560https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/AAGS-AU6MPG/2/m_sica_para_grupos_amadores_vers_o_final.pdf.txtd2dac83010047e6410b1ce55fbfa406fMD521843/AAGS-AU6MPG2019-11-14 12:39:03.465oai:repositorio.ufmg.br:1843/AAGS-AU6MPGRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:39:03Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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