Percepção de auditores e auditados sobre as práticas de auditoria interna em uma empresa do setor energético

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Débora Lage Martins Lélis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/42791
Resumo: Esta dissertação apresenta um estudo sobre a percepção de auditores internos e auditados em relação às práticas de auditoria interna de uma empresa do setor energético. Foi realizado um estudo de caso em uma empresa do setor energético no qual foram utilizadas fontes primárias e diferentes instrumentos de coleta e análise de dados, com abordagem qualitativa. A dinâmica do processo de auditoria interna da empresa foi analisada em detalhes por meio de entrevistas, questionários respondidos por auditores e auditados através de survey na internet, análise documental e observação participante. A análise das características individuais dos auditores internos revelou bom nível de escolaridade e realização freqüente de treinamento, observando-se ainda um elevado desvio padrão do tempo de experiência do grupo. Auditores internos e auditados apontaram a preparação do auditor, a qualidade das recomendações de auditoria e a orientação para o risco como os fatores de maior influência sobre a qualidade do serviço de auditoria interna, corroborando o disposto na literatura. Também apresentaram percepção positiva sobre a contribuição da auditoria interna para a melhoria do desempenho dos processos, a melhoria da estrutura de controles internos e a melhoria da gestão de riscos da empresa, indicadores relevantes na avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna. Observou-se um maior rigor dos auditores em relação aos auditados no que tange a sua percepção sobre a eficácia da auditoria interna. A pesquisa revelou uma considerável divergência perceptiva entre auditores e auditados no que tange ao comportamento do auditado diante das deficiências encontradas, à análise das causas das deficiências pelo auditado e ao seu empenho em solucionar os problemas reportados. Os auditados têm um percepção positiva sobre essas questões, não compartilhada pela grande maioria dos auditores. A percepção de qualidade da auditoria interna por auditores e auditados está, na maioria dos casos, coerente com os atributos de qualidade citados na literatura e observados na auditoria interna da empresa pesquisada, indicando uma boa capacidade preditiva desses atributos para a avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna. Observa-se uma oportunidade de melhoria desse serviço, uma vez que se verificou um bom conhecimento das melhores práticas de auditoria pelos auditores, mas nem sempre acompanhado da aplicação dessas boas práticas.
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A análise das características individuais dos auditores internos revelou bom nível de escolaridade e realização freqüente de treinamento, observando-se ainda um elevado desvio padrão do tempo de experiência do grupo. Auditores internos e auditados apontaram a preparação do auditor, a qualidade das recomendações de auditoria e a orientação para o risco como os fatores de maior influência sobre a qualidade do serviço de auditoria interna, corroborando o disposto na literatura. Também apresentaram percepção positiva sobre a contribuição da auditoria interna para a melhoria do desempenho dos processos, a melhoria da estrutura de controles internos e a melhoria da gestão de riscos da empresa, indicadores relevantes na avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna. Observou-se um maior rigor dos auditores em relação aos auditados no que tange a sua percepção sobre a eficácia da auditoria interna. A pesquisa revelou uma considerável divergência perceptiva entre auditores e auditados no que tange ao comportamento do auditado diante das deficiências encontradas, à análise das causas das deficiências pelo auditado e ao seu empenho em solucionar os problemas reportados. Os auditados têm um percepção positiva sobre essas questões, não compartilhada pela grande maioria dos auditores. A percepção de qualidade da auditoria interna por auditores e auditados está, na maioria dos casos, coerente com os atributos de qualidade citados na literatura e observados na auditoria interna da empresa pesquisada, indicando uma boa capacidade preditiva desses atributos para a avaliação da qualidade do serviço de auditoria interna. Observa-se uma oportunidade de melhoria desse serviço, uma vez que se verificou um bom conhecimento das melhores práticas de auditoria pelos auditores, mas nem sempre acompanhado da aplicação dessas boas práticas.This master´s thesis presents a study on the internal auditors and auditees perception over the internal audit practice in an energy company. It was carried out a case study in a energy company in which they were used primary sources and different instruments of data collect and analysis, with a qualitative approach. The internal auditing process dynamic of the studied company was analyzed in details by interviews, questionnaires answered by internal auditors and auditees by internet survey, documental analysis and participating observation. The analysis of the internal auditors’ individual characteristics revealed a good level of schooling and frequent training, and a high standard deviation of the years of experience in the group. Internal auditors and auditees pointed the auditor preparation, the auditors recommendations quality and the risk focus as the factors of major influency on the internal audit service quality, corroborating the literature. They also presented a positive perception on the internal audit contribution to improve the processes performance, the internal controls structure and the risk management of the company, relevant indicators in the internal audit service quality valuation. It was observed a stronger rigor of the internal auditors compared to the auditees related to their perception on the internal audit efficacy. The research revealed a considerable perceptive divergence between internal auditors and auditees related to the auditee behavior in face of the deficiencies found, the deficiencies cause analysis by the auditee and his commitment in solving the reported problems. The auditees have a positive perception on these questions, not shared by the major of the auditors. The internal audit quality perception by auditors and auditees is, in the major of the cases, coherent with the quality attributes presented on the literature and observed in the internal audit of the company studied, indicating a good predictive capacity of these attributes to the internal audit quality service valuation. It is observed an opportunity of improving this service, as it was verified a good knowledge of the internal audit best practices by the auditors, but not always followed by the application of these practices.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-graduação em Controladoria e ContabilidadeUFMGBrasilControladoriaAuditoriaAuditoria internaAuditor internoAuditadoControle internoPercepção de auditores e auditados sobre as práticas de auditoria interna em uma empresa do setor energéticoinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDissertação 171010_final.pdfDissertação 171010_final.pdfapplication/pdf1785674https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42791/1/Disserta%c3%a7%c3%a3o%20171010_final.pdfce4b702b1e749a216152b841f0176beaMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/42791/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD521843/427912022-06-30 16:26:51.152oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-06-30T19:26:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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