Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcelo Marques Teixeira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/58716
Resumo: Esta tese de doutorado tem como tema o treinamento de ator no contexto da demonstração técnica Prisão para a Liberdade, do ator-pesquisador Carlos Simioni (LUME Teatro). Quais saberes e práticas operacionalizados na demonstração técnica Prisão para a Liberdade podem ser considerados fundamentais para a atualização do treinamento de Simioni? Esta foi a pergunta orientadora da pesquisa que assume estreita relação entre o treinamento de Simioni e a noção de cuidado de si de Foucault (1984), com objetivo de identificar e problematizar os saberes e práticas que possibilitam a transformação continuada de seu treinamento. A jornada investigativa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, em obras de Foucault (1974; 1983; 1984), Gumbrecht (2010), Icle (2010; 2011; 2013), Quilici (2015) e, principalmente, por meio da análise crítico-interpretativa das entrevistas semiestruturadas concedidas por Carlos Simioni a este pesquisador, bem como da reflexão crítica da demonstração técnica Prisão para a Liberdade, decorrente de análise interpretativa do registro audiovisual da mesma. Desse modo, a imersão crítico-reflexiva, proporcionada pela pesquisa, permitiu a compreensão da manifestação cênica de Simioni como parte viva de sua existência, como modo (não cotidiano) de expressão de suas singularidades. O efeito de presença cênica se torna, então, uma consequência possível do seu treinamento.
id UFMG_139b9dca96706eef96e0905d04a25c96
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/58716
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Mônica Medeiros Ribeirohttp://lattes.cnpq.br/6739544971574698Fabrício Trindade PereiraRicardo Carlos GomesGilberto IcleValéria Frota de Andradehttp://lattes.cnpq.br/2044188979771881Marcelo Marques Teixeira2023-09-15T12:08:08Z2023-09-15T12:08:08Z2023-08-30http://hdl.handle.net/1843/58716Esta tese de doutorado tem como tema o treinamento de ator no contexto da demonstração técnica Prisão para a Liberdade, do ator-pesquisador Carlos Simioni (LUME Teatro). Quais saberes e práticas operacionalizados na demonstração técnica Prisão para a Liberdade podem ser considerados fundamentais para a atualização do treinamento de Simioni? Esta foi a pergunta orientadora da pesquisa que assume estreita relação entre o treinamento de Simioni e a noção de cuidado de si de Foucault (1984), com objetivo de identificar e problematizar os saberes e práticas que possibilitam a transformação continuada de seu treinamento. A jornada investigativa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, em obras de Foucault (1974; 1983; 1984), Gumbrecht (2010), Icle (2010; 2011; 2013), Quilici (2015) e, principalmente, por meio da análise crítico-interpretativa das entrevistas semiestruturadas concedidas por Carlos Simioni a este pesquisador, bem como da reflexão crítica da demonstração técnica Prisão para a Liberdade, decorrente de análise interpretativa do registro audiovisual da mesma. Desse modo, a imersão crítico-reflexiva, proporcionada pela pesquisa, permitiu a compreensão da manifestação cênica de Simioni como parte viva de sua existência, como modo (não cotidiano) de expressão de suas singularidades. O efeito de presença cênica se torna, então, uma consequência possível do seu treinamento.The theme of this doctoral thesis is the actor training in the context of the technical demonstration Prisão para a Liberdade, by actor-researcher Carlos Simioni (LUME Teatro). What knowledge and practices operationalized in the technical demonstration of Prisão para a Liberdade can be considered fundamental for the updating Simioni's training? This was the guiding question of this research which assumes the close relationship between Simioni's training and Foucault's (1984) notion of self-care, aiming at identifying and problematizing the knowledge and the practices enabling the continued transformation of his training. The investigative journey was undertaken through bibliographic research, in works by Foucault (1974; 1983; 1984), Gumbrecht (2010), Icle (2010; 2011; 2013), Quilici (2015) and, mainly, through the critical-interpretative analysis of semi-structured interviews given to this researcher by Carlos Simioni, as well as the critical reflection on the technical demonstration Prisão para a Liberdade, resulting from the interpretative analysis of its audiovisual record. That way, the critical-reflexive immersion provided by the research allowed the understanding of Simioni's scenic manifestation as a living part of his existence, as a (not ordinary) way of expressing his singularities. The stage presence effect then becomes a possible consequence of his training.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTESSimioni, CarlosAtores - Estudo e ensinoTeatro - PesquisaRepresentação teatralTreinamento do atorCuidado de siCarlos SimioniPrisão para a liberdadePresença cênicaTreinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos SimioniActor training: about Carlos Simioni’s knowledge and practicesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGLICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58716/2/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD52ORIGINALTese_Marcelo Marques Teixeira_Versão corrigida.pdfTese_Marcelo Marques Teixeira_Versão corrigida.pdfapplication/pdf3169536https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58716/3/Tese_Marcelo%20Marques%20Teixeira_Vers%c3%a3o%20corrigida.pdf9ab902151b800cdf5b64b7cb14e0af79MD531843/587162023-10-30 14:04:23.483oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-30T17:04:23Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Actor training: about Carlos Simioni’s knowledge and practices
title Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni
spellingShingle Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni
Marcelo Marques Teixeira
Treinamento do ator
Cuidado de si
Carlos Simioni
Prisão para a liberdade
Presença cênica
Simioni, Carlos
Atores - Estudo e ensino
Teatro - Pesquisa
Representação teatral
title_short Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni
title_full Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni
title_fullStr Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni
title_full_unstemmed Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni
title_sort Treinamento do ator: sobre saberes e práticas de Carlos Simioni
author Marcelo Marques Teixeira
author_facet Marcelo Marques Teixeira
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Mônica Medeiros Ribeiro
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/6739544971574698
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Fabrício Trindade Pereira
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ricardo Carlos Gomes
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Gilberto Icle
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Valéria Frota de Andrade
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/2044188979771881
dc.contributor.author.fl_str_mv Marcelo Marques Teixeira
contributor_str_mv Mônica Medeiros Ribeiro
Fabrício Trindade Pereira
Ricardo Carlos Gomes
Gilberto Icle
Valéria Frota de Andrade
dc.subject.por.fl_str_mv Treinamento do ator
Cuidado de si
Carlos Simioni
Prisão para a liberdade
Presença cênica
topic Treinamento do ator
Cuidado de si
Carlos Simioni
Prisão para a liberdade
Presença cênica
Simioni, Carlos
Atores - Estudo e ensino
Teatro - Pesquisa
Representação teatral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Simioni, Carlos
Atores - Estudo e ensino
Teatro - Pesquisa
Representação teatral
description Esta tese de doutorado tem como tema o treinamento de ator no contexto da demonstração técnica Prisão para a Liberdade, do ator-pesquisador Carlos Simioni (LUME Teatro). Quais saberes e práticas operacionalizados na demonstração técnica Prisão para a Liberdade podem ser considerados fundamentais para a atualização do treinamento de Simioni? Esta foi a pergunta orientadora da pesquisa que assume estreita relação entre o treinamento de Simioni e a noção de cuidado de si de Foucault (1984), com objetivo de identificar e problematizar os saberes e práticas que possibilitam a transformação continuada de seu treinamento. A jornada investigativa foi realizada por meio de pesquisa bibliográfica, em obras de Foucault (1974; 1983; 1984), Gumbrecht (2010), Icle (2010; 2011; 2013), Quilici (2015) e, principalmente, por meio da análise crítico-interpretativa das entrevistas semiestruturadas concedidas por Carlos Simioni a este pesquisador, bem como da reflexão crítica da demonstração técnica Prisão para a Liberdade, decorrente de análise interpretativa do registro audiovisual da mesma. Desse modo, a imersão crítico-reflexiva, proporcionada pela pesquisa, permitiu a compreensão da manifestação cênica de Simioni como parte viva de sua existência, como modo (não cotidiano) de expressão de suas singularidades. O efeito de presença cênica se torna, então, uma consequência possível do seu treinamento.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-09-15T12:08:08Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-09-15T12:08:08Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-08-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/58716
url http://hdl.handle.net/1843/58716
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58716/2/license.txt
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/58716/3/Tese_Marcelo%20Marques%20Teixeira_Vers%c3%a3o%20corrigida.pdf
bitstream.checksum.fl_str_mv cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
9ab902151b800cdf5b64b7cb14e0af79
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589142425108480