Rumos da pintura na era da imagem técnica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QLMVA |
Resumo: | Estudar a presença da pintura na arte contemporânea do período compreendido entre o ano 2000 aos dias de hoje. A partir deste estudo pretende-se produzir um levantamento iconográfico amplo visando estabelecer características e questões da linguagem após adesconstrução dos seus paradigmas no século anterior.Trata-se de um exercício tanto crítico-teórico quanto plástico, que decorre de uma pesquisa em pintura intitulada A CASA. Esta pesquisa, iniciada em 2004, propõe uma reflexão sobre a ampliação do campo da pintura, tanto no que diz respeito à superação do suporte bidimensional quanto no seu relacionamento com outras mídias, tendo-se em vista ainda a ampliação da percepção do espectador. |
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Maria Angelica Melendi de BiasizzoSergio Mauro RomagnoloWanda de Paula TofaniAlan Fontes Borges2019-08-14T14:46:15Z2019-08-14T14:46:15Z2010-09-03http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QLMVAEstudar a presença da pintura na arte contemporânea do período compreendido entre o ano 2000 aos dias de hoje. A partir deste estudo pretende-se produzir um levantamento iconográfico amplo visando estabelecer características e questões da linguagem após adesconstrução dos seus paradigmas no século anterior.Trata-se de um exercício tanto crítico-teórico quanto plástico, que decorre de uma pesquisa em pintura intitulada A CASA. Esta pesquisa, iniciada em 2004, propõe uma reflexão sobre a ampliação do campo da pintura, tanto no que diz respeito à superação do suporte bidimensional quanto no seu relacionamento com outras mídias, tendo-se em vista ainda a ampliação da percepção do espectador.To study upon the presence of painting in contemporary art in the period between the years 2000 until today. This survey intend to produce a wide iconographical research intending to establish characteristics and issues of language present in painting after surpassing its previous century paradigms.It is both a critical-theoric and plastic exercise resulting from the research in painting called A Casa. That research, which was initiated in 2004, promotes a reflection on the amplification of the painting field, such in the aspect of the bidimentional support as of its relation with other media, regarding the expansion of the observers perception.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPinturaInstalações (Arte)Arte moderna Séc XXIPercepção visualArtes plásticasPintura moderna Séc XXIsuporte bidimensionalpintura contemporâneaarte contemporâneaRumos da pintura na era da imagem técnicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_alan_fontes_revisada.pdfapplication/pdf6878995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QLMVA/1/disserta__o_alan_fontes_revisada.pdfc0d85ae0bafda1798abbb937dec37b58MD51TEXTdisserta__o_alan_fontes_revisada.pdf.txtdisserta__o_alan_fontes_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain245087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QLMVA/2/disserta__o_alan_fontes_revisada.pdf.txtc3c3620ef3f7a6f60ae6a43ab3efd87bMD521843/JSSS-8QLMVA2019-11-14 07:18:30.926oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8QLMVARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:18:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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