Rumos da pintura na era da imagem técnica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alan Fontes Borges
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QLMVA
Resumo: Estudar a presença da pintura na arte contemporânea do período compreendido entre o ano 2000 aos dias de hoje. A partir deste estudo pretende-se produzir um levantamento iconográfico amplo visando estabelecer características e questões da linguagem após adesconstrução dos seus paradigmas no século anterior.Trata-se de um exercício tanto crítico-teórico quanto plástico, que decorre de uma pesquisa em pintura intitulada A CASA. Esta pesquisa, iniciada em 2004, propõe uma reflexão sobre a ampliação do campo da pintura, tanto no que diz respeito à superação do suporte bidimensional quanto no seu relacionamento com outras mídias, tendo-se em vista ainda a ampliação da percepção do espectador.
id UFMG_13ca6e7934882b30cc458f4000b49f03
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8QLMVA
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Maria Angelica Melendi de BiasizzoSergio Mauro RomagnoloWanda de Paula TofaniAlan Fontes Borges2019-08-14T14:46:15Z2019-08-14T14:46:15Z2010-09-03http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QLMVAEstudar a presença da pintura na arte contemporânea do período compreendido entre o ano 2000 aos dias de hoje. A partir deste estudo pretende-se produzir um levantamento iconográfico amplo visando estabelecer características e questões da linguagem após adesconstrução dos seus paradigmas no século anterior.Trata-se de um exercício tanto crítico-teórico quanto plástico, que decorre de uma pesquisa em pintura intitulada A CASA. Esta pesquisa, iniciada em 2004, propõe uma reflexão sobre a ampliação do campo da pintura, tanto no que diz respeito à superação do suporte bidimensional quanto no seu relacionamento com outras mídias, tendo-se em vista ainda a ampliação da percepção do espectador.To study upon the presence of painting in contemporary art in the period between the years 2000 until today. This survey intend to produce a wide iconographical research intending to establish characteristics and issues of language present in painting after surpassing its previous century paradigms.It is both a critical-theoric and plastic exercise resulting from the research in painting called A Casa. That research, which was initiated in 2004, promotes a reflection on the amplification of the painting field, such in the aspect of the bidimentional support as of its relation with other media, regarding the expansion of the observers perception.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGPinturaInstalações (Arte)Arte moderna Séc XXIPercepção visualArtes plásticasPintura moderna Séc XXIsuporte bidimensionalpintura contemporâneaarte contemporâneaRumos da pintura na era da imagem técnicainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o_alan_fontes_revisada.pdfapplication/pdf6878995https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QLMVA/1/disserta__o_alan_fontes_revisada.pdfc0d85ae0bafda1798abbb937dec37b58MD51TEXTdisserta__o_alan_fontes_revisada.pdf.txtdisserta__o_alan_fontes_revisada.pdf.txtExtracted texttext/plain245087https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QLMVA/2/disserta__o_alan_fontes_revisada.pdf.txtc3c3620ef3f7a6f60ae6a43ab3efd87bMD521843/JSSS-8QLMVA2019-11-14 07:18:30.926oai:repositorio.ufmg.br:1843/JSSS-8QLMVARepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T10:18:30Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Rumos da pintura na era da imagem técnica
title Rumos da pintura na era da imagem técnica
spellingShingle Rumos da pintura na era da imagem técnica
Alan Fontes Borges
suporte bidimensional
pintura contemporânea
arte contemporânea
Pintura
Instalações (Arte)
Arte moderna Séc XXI
Percepção visual
Artes plásticas
Pintura moderna Séc XXI
title_short Rumos da pintura na era da imagem técnica
title_full Rumos da pintura na era da imagem técnica
title_fullStr Rumos da pintura na era da imagem técnica
title_full_unstemmed Rumos da pintura na era da imagem técnica
title_sort Rumos da pintura na era da imagem técnica
author Alan Fontes Borges
author_facet Alan Fontes Borges
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Maria Angelica Melendi de Biasizzo
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Sergio Mauro Romagnolo
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Wanda de Paula Tofani
dc.contributor.author.fl_str_mv Alan Fontes Borges
contributor_str_mv Maria Angelica Melendi de Biasizzo
Sergio Mauro Romagnolo
Wanda de Paula Tofani
dc.subject.por.fl_str_mv suporte bidimensional
pintura contemporânea
arte contemporânea
topic suporte bidimensional
pintura contemporânea
arte contemporânea
Pintura
Instalações (Arte)
Arte moderna Séc XXI
Percepção visual
Artes plásticas
Pintura moderna Séc XXI
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Pintura
Instalações (Arte)
Arte moderna Séc XXI
Percepção visual
Artes plásticas
Pintura moderna Séc XXI
description Estudar a presença da pintura na arte contemporânea do período compreendido entre o ano 2000 aos dias de hoje. A partir deste estudo pretende-se produzir um levantamento iconográfico amplo visando estabelecer características e questões da linguagem após adesconstrução dos seus paradigmas no século anterior.Trata-se de um exercício tanto crítico-teórico quanto plástico, que decorre de uma pesquisa em pintura intitulada A CASA. Esta pesquisa, iniciada em 2004, propõe uma reflexão sobre a ampliação do campo da pintura, tanto no que diz respeito à superação do suporte bidimensional quanto no seu relacionamento com outras mídias, tendo-se em vista ainda a ampliação da percepção do espectador.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010-09-03
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2019-08-14T14:46:15Z
dc.date.available.fl_str_mv 2019-08-14T14:46:15Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QLMVA
url http://hdl.handle.net/1843/JSSS-8QLMVA
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QLMVA/1/disserta__o_alan_fontes_revisada.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/JSSS-8QLMVA/2/disserta__o_alan_fontes_revisada.pdf.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv c0d85ae0bafda1798abbb937dec37b58
c3c3620ef3f7a6f60ae6a43ab3efd87b
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803589146074152960