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Joana Ziller de Araujo Josephsonhttp://lattes.cnpq.br/5352059274589464Maria Aparecida MouraMariana Baltar FreireSônia Caldas Pessoahttp://lattes.cnpq.br/6448117101495494Thereza Nardelli e Silva2019-09-25T12:43:59Z2019-09-25T12:43:59Z2018-03-28http://hdl.handle.net/1843/30114Se as desigualdades se fazem presentes no acesso e no uso das tecnologias digitais de comunicação, elas parecem ressoar também no âmbito das representações visuais digitais, que deixam ver corpos femininos nas textualidades online que circulam cotidianamente. Nesse lugar, a fotografia e, especialmente, a prática do autorretrato compartilhado em rede, tem um papel importante na gestão de autovisualidades contemporâneas. Conhecidos popularmente como selfies, os autorretratos digitais que circulam em plataformas sociais digitais adquiriram também uma importância para a criação de textos políticos. O Bucepowergang, blog hospedado na plataforma Tumblr, oferece um acervo de selfies nudes (ou apenas nudes, como são chamados aqueles selfies que apresentam elementos visuais reconhecíveis como ou associados à nudez) enviados por mulheres, acolhidos em uma trama textual verbal associada ao enfrentamento a presumidos padrões femininos corporais e de comportamento. Tais fotografias, enquanto apresentam corpos nus, deslizam entre aspectos da linguagem pornográfica e sua apropriação textual localizada, na emergência de visualidades de si que outorgam a si mesmas um uso engajado. Perante a tal complexidade, perguntamos: Como a autoinscrição pública da nudez corporal, representada na fotografia nude, emerge nos processos de significação observáveis através da composição de miradas presentes nos textos verbovisuais do blog Bucepowergang? Para tal discussão, partimos da conceituação sobre selfies e nudes como formas atuais do autorretrato vernacular e localizamos sua importância e uso na disseminação de visualidades femininas em ambientes online. Desenvolvemos também assuntos centrais ao nosso objeto de pesquisa. Um deles se dá na leitura de perspectivas acerca da representação de mulheres em imagens visuais, assim como, mais especificamente, sobre a linguagem pornográfica, associadas a diferentes concepções teóricas. Outro, elabora acerca das tecnologias digitais no fabrico cotidiano de imagens, e nas especificidades proporcionadas na associação entre portabilidade, tela, câmera frontal e o acesso rápido ao compartilhamento em plataformas digitais sociais correntemente disponibilizado nos aparelhos smartphone. Para a análise, desenvolvemos uma metodologia calcada principalmente nos conceitos de textualidades e mirada, conforme desenvolvidos por Abril em nossa própria aproximação do objeto de pesquisa. Concluímos, após a análise qualitativa de cinco nudes selecionados, que os aspectos característicos do selfie enquanto gênero fotográfico e midiático contemporâneo facilitam a apresentação de si, elemento central para a enunciação de visualidades marginais.If inequalities are present in the access and use of digital communication technologies, they also seem to resonate in the context of digital visual representations, in which bodies of women appear in online texts that circulate daily. In this place, photography, and especially the practice of shared self-portraits, plays an important role in the management of contemporary self-visualities. Popularly known as selfies, the digital self-portraits that circulate on digital social platforms have also gained importance in the creation of political texts. Bucepowergang, a blog hosted on Tumblr, offers a collection of nude selfies (or just nudes, known as selfies that present recognizable visual elements associated with a shared concept of nudity) are sent by women, housed in a textual network associated with body positivity and self-love themes. Such photographs, while exhibiting nude bodies, slide between aspects of pornographic language and its localized textual appropriation, in the emergence of self-visions that bestow upon themselves an engaged use. Faced with such complexity, we ask: How does the public self-inscription of body nudity, represented in nude photography, emerge in the processes of signification observable, through the composition of miradas present in the texts of the blog Bucepowergang? For this discussion, we start from conceptions about selfies and nudes as vernacular self-portrait forms of today, and locate their importance and use in the dissemination of feminine visuals in online environments. We also develop another core subjects for our research object. One of them is about perspectives on the representation of women in visual images, as well as, more specifically, on pornographic language, associated with different theoretical conceptions. Another, elaborates on digital technologies in the daily manufacture of images, and the specifics provided in the association between portability, screen, frontal camera and the quick access to the sharing in digital social platforms currently available in smartphone devices. For the analysis, we developed a methodology based mainly on the concepts of textuality and mirada, as developed by Abril. We conclude, after the qualitative analysis of five selected nudes, that the characteristic aspects of selfie as a contemporary photographic and media genre, facilitate the presentation of the self, and articulares a central role for the enunciation of marginal visualities in this blog.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialUFMGBrasilFAF - DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIALComunicação - TesesSemiótica - TesesMídia digital - TesesNudez - TesesSelfieNudeTextualidades digitaisMiradaPornografiaBucepowergang"Seremos nosso porta-retrato e já estamos portando essa tela": miradas em nudes autopublicados no Tumblr Bucepowerganginfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALDISSERTAÇÃO THEREZA.pdfDISSERTAÇÃO THEREZA.pdfAbertoapplication/pdf4165580https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30114/1/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20THEREZA.pdff93e5062197f4936545cdc3a9ced8173MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82119https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30114/2/license.txt34badce4be7e31e3adb4575ae96af679MD52TEXTDISSERTAÇÃO THEREZA.pdf.txtDISSERTAÇÃO THEREZA.pdf.txtExtracted texttext/plain333573https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/30114/3/DISSERTAC%cc%a7A%cc%83O%20THEREZA.pdf.txte925d1d1a22a1b7f76b2c80d9369631aMD531843/301142019-11-14 12:24:10.961oai:repositorio.ufmg.br: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Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T15:24:10Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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