Detalhes bibliográficos
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
id UFMG_141d6412c3ac05e9d03b5d2512053a6f
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJHHR
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
instacron_str UFMG
institution Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
spelling Lucia Maria Porto de PaulaDaniela Elizabeth Rosa Pereira Gil de Menezes2019-08-09T19:24:56Z2019-08-09T19:24:56Z2012-07-07http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9AJHHREste trabalho é um relato de experiência, na qual, atividades investigativas foram desenvolvidas no intervalo escolar (hora do recreio). Buscamos investigar através de questionários a relação dos estudantes com o conhecimento cientifico durante o desenvolvimento da atividades investigativas, nas quais foram desenvolvidas e apresentadas mini oficinas, sob temas diversos que envolvem a disciplina Ciências. Os estudantes, da primeira série do ensino médio, envolvidos na investigação, são de uma escola da região metropolitana de Belo Horizonte. As atividades investigativas foram organizadas de forma estruturada e multidisciplinar. A pesquisa através dos questionários demonstra que os estudantes dominam o assunto da atividade proposta, sentindo-se seguros quando a apresentam e que esta atividade, pode ampliar, fixar e evoluir os níveis conceituais, procedimentais e atitudinais de assimilação do conhecimento investigado, trazendo crescimento pessoal e cognitivo. Conclui-se que as atividades investigativas podem e devem ser utilizadas no cotidiano escolar, permitindo aos estudantes desenvolverem habilidades cognitivas necessárias para a formação de indivíduos autônomos e críticos.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGEducaçãoCiência  Estudo e ensinoCiencia Aspectos sociaisEnsino de ciênciasAtividades investigativasInvestigações em ensino de ciênciasCiência no intervalo: atividades investigativas no cotidiano escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdaniela_elizabeth.pdfapplication/pdf390806https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJHHR/1/daniela_elizabeth.pdf45a9133b72daf09d245592d2ea5a9f2eMD51TEXTdaniela_elizabeth.pdf.txtdaniela_elizabeth.pdf.txtExtracted texttext/plain40243https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9AJHHR/2/daniela_elizabeth.pdf.txt0e6a78859b6c35d23dda0c400c536abfMD521843/BUOS-9AJHHR2019-11-14 04:14:51.66oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9AJHHRRepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T07:14:51Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
_version_ 1813547608335974400