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Francisco Carlos de Carvalho MarinhoGabriel Aprigliano FernandesPablo Alexandre Gobira de Souza RicardoRodrigo Britto Martins2019-08-13T07:56:15Z2019-08-13T07:56:15Z2017-08-29http://hdl.handle.net/1843/LOMC-BBTGVAUm sistema computacional interativo pode alterar seu comportamento e se reconfigurar de acordo com cada usuário distinto para se adaptar e despertar cada vez mais o nosso interesse em relação à sua performance. Surgem cada vez mais agentes computacionais que atuam silenciosos e ocultos, que nos percebem pela perspectiva da máquina. Com a arte computacional interativa podemos interagir com novas camadas de percepção da realidade, ressignificando também as nossas próprias percepções naturais. Os agentes inteligentes são capazes de se adaptar a mudanças no ambiente, produzindo um crescimento de sua autonomia. Suas leituras do ambiente e dos outros agentes presentes são transmitidas a diversos outros algoritmos que manipulam e reinterpretam os dados em modelos novos, construindo uma rede de processamento de dados. Essa dissertação investiga ocorrências de agenciamentos (DELEUZE e GUATTARI, 2000) entre sistemas computacionais artísticos e humanos e a reconfiguração sistêmica como elemento organizador da experiência estética na arte digital computacional contemporânea. A partir de estudos de obras que possuem sistemas computacionais artísticos interativos, encontrados em bienais e feiras nacionais e internacionais (FILE, Ars Eletronica e Emoção Art.ficial), discutiremos sobre: a influência dos algoritmos e código computacional na formação dos agenciamentos; os procedimentos sistêmicos de interação, destacando-se o uso da inteligência artificial (RUSSEL e NORVIG, 2013) no que diz respeito às definições e implementações de agentes inteligentes; os comportamentos de sistemas complexos e sua condição organizada e ao mesmo tempo imprevisível. Os agentes inteligentes constroem novos estímulos a partir de seu próprio histórico de experiências. Portanto, a cada momento que realizamos uma ação em uma rede de agentes estamos afetando a nossa própria condição em situações vindouras. Ao contrário de obras que mantém sempre o mesmo modo de funcionamento, levando inevitavelmente ao tédio devido a poucas variações e novidades, as obras que se reinventam estão abertas a novas possibilidades e expõem a nossa condição de participante dos processos da rede de maneira mais perceptível.n Interactive Computer System can change its behavior and reconfigurate itself in relation to which distinct user to increase even more interest from us about its performance. More and more computer agents are appearing, which act silently and hidden and perceive us by the perspective of a machine. When computer interactive art allows us to have new experiences with them we can interact with new perception layers of the reality, also resignifying our own natural perceptions. Intelligent agents are able to adapt to changes in the environment, growing its autonomy. Its environment and other agents inputs are transmitted to a range of other algorithms wich manipulate and reinterpretate data in new models, building a data processing network. This dissertation investigates agency occurrences (DELEUZE e GUATTARI, 2000) between artistic computer systems and humans and the system reconfiguration as an organizer element of the aesthetic experience in contemporary digital art. Based on artistic works studies wich have interactive computer artistic systems, found in biennals and brazillian and intenational fairs (FILE, Ars Eletronica and Emoção Art.ficial), we will discuss about: the influence of algorithms and computer code in agency formation; systemic procedures of interaction, highlighting the use of artificial intelligence (RUSSEL e NORVIG, 2013) in relation to definition and implementation of intelligent agents; complex system behavior and its organized and unpredictable condition. Intelligent agents build new stimulus from its own experience history. Therefore, at every moment we take an action in an agent network we are affecting our condition in future situations. Unlike works that maintain always the same behavior, leading to boredom because of its few variations and novelty, works that reinvent theirselves are open to new possibilities and highlight our participant condition in network processes in a way more perceptiveUniversidade Federal de Minas GeraisUFMGArte digitalArte por computadorInteligência artificialTecnologia da informaçãoPercepção visualSistemas complexosMediação técnicaInteligência artificialAgenciamentoA reconfiguração sistêmica como elemento estético na arte digital computacionalinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALa_reconfiguracao_sistemica_como_elemento_estetico_na_arte_digital__computacional___rodrigo_britto_martins___final___fichado.pdfapplication/pdf3783424https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BBTGVA/1/a_reconfiguracao_sistemica_como_elemento_estetico_na_arte_digital__computacional___rodrigo_britto_martins___final___fichado.pdf5e8cf42d4410e87623db52dd5ef18313MD51TEXTa_reconfiguracao_sistemica_como_elemento_estetico_na_arte_digital__computacional___rodrigo_britto_martins___final___fichado.pdf.txta_reconfiguracao_sistemica_como_elemento_estetico_na_arte_digital__computacional___rodrigo_britto_martins___final___fichado.pdf.txtExtracted texttext/plain215632https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/LOMC-BBTGVA/2/a_reconfiguracao_sistemica_como_elemento_estetico_na_arte_digital__computacional___rodrigo_britto_martins___final___fichado.pdf.txt762efd2a1562bcfcc7712d16a0b7b288MD521843/LOMC-BBTGVA2019-11-14 22:05:50.18oai:repositorio.ufmg.br:1843/LOMC-BBTGVARepositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-15T01:05:50Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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