Sistema de distribuição física de garrafa de 500ml para uma empresa de água mineral
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BVG87 |
Resumo: | O presente estudo tem como objetivo analisar, do ponto de vista da distribuição, o impacto da inserção de uma nova linha de produtos em uma empresa de extração e envasamento de água mineral. A empresa opera desde o final de 2008 com a produção de galões de 20L e pretende expandir o seu negócio com o envasamento de descartáveis, inicialmente embalagens de 500mL. O interesse da empresa nessa nova linha de produtos surgiu devido à crescente demanda de água mineral no país, à localização estratégica da fonte e à diversidade do mercado de descartáveis, o que permite maior possibilidade de venda do produto. Fatores como espaço físico da indústria, capacidade nominal da fonte de água mineral e tecnologia envolvida no processo não restringem a inserção da linha de produção de água mineral em garrafas de 500mL. Dessa forma, a empresa já adotou como premissa para o próximo ano a atuação nesse novo mercado e, portanto, o estudo não contempla a análise da viabilidade de produção do novo produto. O problema consiste em definir a melhor forma de distribuição de garrafas de água mineral de 500mL. O objetivo do trabalho é determinar o melhor veículo para distribuição de garrafas de 500mL de água mineral, para atender um mercado com demanda a ser determinada, a partir da indústria. Para cumprir o objetivo, duas análises foram realizadas, com enfoque em redução no custo total. A primeira, indicada para a fase de planejamento do negócio, buscou definir qual o veículo adequado para atender à demanda específica, considerando custos fixos e variáveis e a capacidade do veículo. Posteriormente, foi realizado um estudo para otimizar a utilização do veículo e definir as rotas de distribuição, voltada para a fase operacional da distribuição. |
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Leise Kelli de OliveiraNilson Tadeu Ramos NunesLuisa Martins da Costa Machado2019-08-10T11:47:57Z2019-08-10T11:47:57Z2012-06-25http://hdl.handle.net/1843/BUOS-9BVG87O presente estudo tem como objetivo analisar, do ponto de vista da distribuição, o impacto da inserção de uma nova linha de produtos em uma empresa de extração e envasamento de água mineral. A empresa opera desde o final de 2008 com a produção de galões de 20L e pretende expandir o seu negócio com o envasamento de descartáveis, inicialmente embalagens de 500mL. O interesse da empresa nessa nova linha de produtos surgiu devido à crescente demanda de água mineral no país, à localização estratégica da fonte e à diversidade do mercado de descartáveis, o que permite maior possibilidade de venda do produto. Fatores como espaço físico da indústria, capacidade nominal da fonte de água mineral e tecnologia envolvida no processo não restringem a inserção da linha de produção de água mineral em garrafas de 500mL. Dessa forma, a empresa já adotou como premissa para o próximo ano a atuação nesse novo mercado e, portanto, o estudo não contempla a análise da viabilidade de produção do novo produto. O problema consiste em definir a melhor forma de distribuição de garrafas de água mineral de 500mL. O objetivo do trabalho é determinar o melhor veículo para distribuição de garrafas de 500mL de água mineral, para atender um mercado com demanda a ser determinada, a partir da indústria. Para cumprir o objetivo, duas análises foram realizadas, com enfoque em redução no custo total. A primeira, indicada para a fase de planejamento do negócio, buscou definir qual o veículo adequado para atender à demanda específica, considerando custos fixos e variáveis e a capacidade do veículo. Posteriormente, foi realizado um estudo para otimizar a utilização do veículo e definir as rotas de distribuição, voltada para a fase operacional da distribuição.The present study aims to analyze, from the standpoint of distribution, the impact of inserting a new product line in a mineral water company. The company has been operating since 2008 producing gallons of 20 liters and intends to expand its business to the bottling of disposable packaging, initially of 500 milliliters. The company's interest in this new product line came about due to growing demand for mineral water in the country, the strategic location of the source and the diversity of the disposable market, allowing greater possibility of selling the product. Factors such as physical space industry, rated capacity of the source of mineral water and technology involved in the process does not restrict the insertion of the production line for mineral water in 500 milliliters bottles. Thus, the company has adopted as a premise for the next year working in this new market and therefore the study does not include the analysis of the feasibility of producing the new product. The problem is to define the best way to distribute bottled mineral water. The objective is to determine the suitable vehicle for distribution of bottles from the industry, in order to meet a market demand to be determined. To fulfill the objective, two analyzes were performed, with a focus on reducing the total cost. The first, indicated for the planning phase of the business, which sought to define the appropriate vehicle to meet the specific demand, considering fixed and variable costs and capacity of the vehicle. Later, a study was conducted to optimize the use of the vehicle and set the distribution routes, aimed at the operational phase of the distribution.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGLogísticaEngenharia de transportesDistribuição de mercadoriasRoteirizaçãoGerenciamento da frotaDistribuição físicaSistema de distribuição física de garrafa de 500ml para uma empresa de água mineralinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmonografia_celest_luisa_martins_da_costa_machado.pdfapplication/pdf2725701https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BVG87/1/monografia_celest_luisa_martins_da_costa_machado.pdfd6b161ef8707e4aaf36e2d95081adbe0MD51TEXTmonografia_celest_luisa_martins_da_costa_machado.pdf.txtmonografia_celest_luisa_martins_da_costa_machado.pdf.txtExtracted texttext/plain80303https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-9BVG87/2/monografia_celest_luisa_martins_da_costa_machado.pdf.txtee905adfa3c36142d9f36ba5fa3f4749MD521843/BUOS-9BVG872019-11-14 09:19:43.9oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-9BVG87Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T12:19:43Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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O presente estudo tem como objetivo analisar, do ponto de vista da distribuição, o impacto da inserção de uma nova linha de produtos em uma empresa de extração e envasamento de água mineral. A empresa opera desde o final de 2008 com a produção de galões de 20L e pretende expandir o seu negócio com o envasamento de descartáveis, inicialmente embalagens de 500mL. O interesse da empresa nessa nova linha de produtos surgiu devido à crescente demanda de água mineral no país, à localização estratégica da fonte e à diversidade do mercado de descartáveis, o que permite maior possibilidade de venda do produto. Fatores como espaço físico da indústria, capacidade nominal da fonte de água mineral e tecnologia envolvida no processo não restringem a inserção da linha de produção de água mineral em garrafas de 500mL. Dessa forma, a empresa já adotou como premissa para o próximo ano a atuação nesse novo mercado e, portanto, o estudo não contempla a análise da viabilidade de produção do novo produto. O problema consiste em definir a melhor forma de distribuição de garrafas de água mineral de 500mL. O objetivo do trabalho é determinar o melhor veículo para distribuição de garrafas de 500mL de água mineral, para atender um mercado com demanda a ser determinada, a partir da indústria. Para cumprir o objetivo, duas análises foram realizadas, com enfoque em redução no custo total. A primeira, indicada para a fase de planejamento do negócio, buscou definir qual o veículo adequado para atender à demanda específica, considerando custos fixos e variáveis e a capacidade do veículo. Posteriormente, foi realizado um estudo para otimizar a utilização do veículo e definir as rotas de distribuição, voltada para a fase operacional da distribuição. |
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