Entre causos e cachos: como se tece o pertencimento racial através de imagens e autoimagens de crianças pequenas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marília Lúcia de Paiva Andrade
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSP74
Resumo: O presente trabalho apresenta reflexões e ações sobre o processo de construção da identidade negra em crianças nos primeiros anos da infância no espaço da escola. Tendo como ponto de partida as imagens ilustrativas dos considerados clássicos da literatura em oposição aos livros do Kit/afro e outras obras em que os personagens são negros a proposta foi entender como a criança negra se sente representada, se as imagens conseguem falar ou não de suas origens, seus traços fisionômicos, sua cor de pele e seus cabelos. A execução de oficinas em onze turmas foi a estratégia utilizada para não só conhecer, mas ressignificar e construir possibilidades de positivar as características específicas dos cabelos crespos na legitimação de uma identidade afrodescendente. Direcionadas às crianças, mas com o apoio das professoras as atividades puderam ser realizadas de forma satisfatória e atingiram um bom grau de aproveitamento.
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