Entre causos e cachos: como se tece o pertencimento racial através de imagens e autoimagens de crianças pequenas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSP74 |
Resumo: | O presente trabalho apresenta reflexões e ações sobre o processo de construção da identidade negra em crianças nos primeiros anos da infância no espaço da escola. Tendo como ponto de partida as imagens ilustrativas dos considerados clássicos da literatura em oposição aos livros do Kit/afro e outras obras em que os personagens são negros a proposta foi entender como a criança negra se sente representada, se as imagens conseguem falar ou não de suas origens, seus traços fisionômicos, sua cor de pele e seus cabelos. A execução de oficinas em onze turmas foi a estratégia utilizada para não só conhecer, mas ressignificar e construir possibilidades de positivar as características específicas dos cabelos crespos na legitimação de uma identidade afrodescendente. Direcionadas às crianças, mas com o apoio das professoras as atividades puderam ser realizadas de forma satisfatória e atingiram um bom grau de aproveitamento. |
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Paulo Henrique de Queiroz NogueiraLuciana Maria de SouzaMarília Lúcia de Paiva Andrade2019-08-10T06:17:35Z2019-08-10T06:17:35Z2015-05-09http://hdl.handle.net/1843/BUOS-ADSP74O presente trabalho apresenta reflexões e ações sobre o processo de construção da identidade negra em crianças nos primeiros anos da infância no espaço da escola. Tendo como ponto de partida as imagens ilustrativas dos considerados clássicos da literatura em oposição aos livros do Kit/afro e outras obras em que os personagens são negros a proposta foi entender como a criança negra se sente representada, se as imagens conseguem falar ou não de suas origens, seus traços fisionômicos, sua cor de pele e seus cabelos. A execução de oficinas em onze turmas foi a estratégia utilizada para não só conhecer, mas ressignificar e construir possibilidades de positivar as características específicas dos cabelos crespos na legitimação de uma identidade afrodescendente. Direcionadas às crianças, mas com o apoio das professoras as atividades puderam ser realizadas de forma satisfatória e atingiram um bom grau de aproveitamento.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGProfessores de ensino fundamental Formação Multiculturalismo Estudo e ensino (Ensino fundamental)Educação Relações de gênero Educação Relações etnicas CabelosAfroidentidadadeCrianças pequenasEntre causos e cachos: como se tece o pertencimento racial através de imagens e autoimagens de crianças pequenasinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALmar_lia_l_cia_de_paiva_andrade.pdfapplication/pdf2086356https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADSP74/1/mar_lia_l_cia_de_paiva_andrade.pdf6221fe18026866b1c7f8928260504a46MD51TEXTmar_lia_l_cia_de_paiva_andrade.pdf.txtmar_lia_l_cia_de_paiva_andrade.pdf.txtExtracted texttext/plain68760https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-ADSP74/2/mar_lia_l_cia_de_paiva_andrade.pdf.txt7d0c3b4f3e656e54d587c33bc13cd2a8MD521843/BUOS-ADSP742019-11-14 05:16:15.316oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-ADSP74Repositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T08:16:15Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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