As mudanças na organização e localização da indústria automobilística brasileira (1996-2001)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Otavio Silva Camargo
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/MCCR-6VSJ6K
Resumo: A indústria automobilística mundial apresentou, historicamente, três períodos com características próprias e distintas, relacionados com a introdução de inovações tecnológicas, as formas de organização produtiva, a estrutura de mercado e a localização das suas atividades: o período da produção artesanal (de 1894 a 1907); o período da produção em massa, com o fordismo/sloanismo (de 1908 a 1960/70); e o período da produção enxuta, identificado com o toyotismo (de 1960/70 até hoje).Nos anos noventa, sob os condicionantes das formas de produção características do período e em decorrência do acirramento da concorrência internacional, ocorreu uma forte expansão das empresas produtoras de veículos e de autopeças em direção aos países emergentes. O Brasil participou deste processo de expansão e sofreu uma reestruturação da sua indústria automobilística, resultante não apenas da influência das mudanças estruturais da indústria mundial, mas também de um conjunto de fatores como a abertura da economia brasileira, as políticas públicas específicas para o setor, a integração com o Mercosul, o desenvolvimento tecnológico dos produtos e dos processos de produção e os novos investimentos. Estas alterações trouxeram repercussão não apenas no processo de concorrência e na estrutura de mercado, mas também nos critérios locacionais e na localização das atividades, fruto da dinâmica regional brasileira. Esta tese tem como objetivo principal analisar as transformações da indústria automobilística brasileira na década de 1990, especialmente aquelas ocorridas em sua segunda metade. O foco da análise centra-se nas modificações tecnológicas e organizacionais, nas estruturas de mercado e suas implicações locacionais. O trabalho procurou responder às seguintes questões: Como explicar a relação entre as mudanças tecnológicas, organizacionais, nas estruturas de mercado e a localização espacial da indústria automobilística mundial? Quais foram as principais modificações no padrão concorrencial e na estrutura de mercado da indústria automotiva brasileira com a abertura comercial e os novos investimentos?Em que medida houve ou não aumento do poder de mercado e do índice de concentração nesta indústria e em seus segmentos? Como a entrada de novos atores mundiais montadoras ou produtoras de autopeças modificou as estruturas do oligopólio existente? Houve de fato mudanças nos critérios e na localização espacial desta indústria no Brasil? Em que medida a nova forma de organizar a produção na indústria nacional, com a hierarquização dos fornecedores, levou a uma concentração ou desconcentração regional das atividades produtivas e tecnológicas?O eixo central que orienta este trabalho fixa-se na busca do entendimento quanto à articulação entre a dinâmica do oligopólio e a dinâmica locacional. O suporte analítico teve como instrumental teórico as teorias do oligopólio, dos custos de transação e da localização, bem como abordagens concernentes ao papel das inovações tecnológicas e das empresas multinacionais.
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O Brasil participou deste processo de expansão e sofreu uma reestruturação da sua indústria automobilística, resultante não apenas da influência das mudanças estruturais da indústria mundial, mas também de um conjunto de fatores como a abertura da economia brasileira, as políticas públicas específicas para o setor, a integração com o Mercosul, o desenvolvimento tecnológico dos produtos e dos processos de produção e os novos investimentos. Estas alterações trouxeram repercussão não apenas no processo de concorrência e na estrutura de mercado, mas também nos critérios locacionais e na localização das atividades, fruto da dinâmica regional brasileira. Esta tese tem como objetivo principal analisar as transformações da indústria automobilística brasileira na década de 1990, especialmente aquelas ocorridas em sua segunda metade. O foco da análise centra-se nas modificações tecnológicas e organizacionais, nas estruturas de mercado e suas implicações locacionais. O trabalho procurou responder às seguintes questões: Como explicar a relação entre as mudanças tecnológicas, organizacionais, nas estruturas de mercado e a localização espacial da indústria automobilística mundial? Quais foram as principais modificações no padrão concorrencial e na estrutura de mercado da indústria automotiva brasileira com a abertura comercial e os novos investimentos?Em que medida houve ou não aumento do poder de mercado e do índice de concentração nesta indústria e em seus segmentos? Como a entrada de novos atores mundiais montadoras ou produtoras de autopeças modificou as estruturas do oligopólio existente? Houve de fato mudanças nos critérios e na localização espacial desta indústria no Brasil? Em que medida a nova forma de organizar a produção na indústria nacional, com a hierarquização dos fornecedores, levou a uma concentração ou desconcentração regional das atividades produtivas e tecnológicas?O eixo central que orienta este trabalho fixa-se na busca do entendimento quanto à articulação entre a dinâmica do oligopólio e a dinâmica locacional. O suporte analítico teve como instrumental teórico as teorias do oligopólio, dos custos de transação e da localização, bem como abordagens concernentes ao papel das inovações tecnológicas e das empresas multinacionais.The world car industry presented historically three evolution periods. Each period has its own and distinguishing features related to the technological and organizational innovations, management of production organization, market structure and location of the companies. The period of craftsmen production (from 1894 to 1907); the period of mass production with the Fordism/Sloanism (from 1908 to 1960/70); and lean production identified with the Toyotism (from 1960/70 until now).In the 90s a strong expansion of automakers and suppliers occurred towards emergent countries due to increasing international competition. Brazil was part of this process. The restructuring of its auto industry was a result of, not only, these changes in the global industry, but also because of policy changes in the Brazilian economy. The Brazilian trade opening, the Mercosul integration and the macroeconomic reforms led to specific policies to the domestic auto industry and a new wave of technological and managerial changes and of new investments. These changes led to a transformation of the industrys market structure and location pattern.The aim of this thesis is to analyze these structural transformations in Brazilian automotive industry in this decade, mainly in its second part. The focus of the analysis is on the technological, organizational and locational transformations. The paper tried to answer the following questions: How to explain the relation between the technological and organizational changes in the Worlds market structure and spatial location pattern?What were the main changes in the Brazilian automotive industry regarding its competitive behavior and its market structure after the trade opening and new wave of investments?What the impact of these changes on the market power and concentration level of this industry and its sectors?How did the entry of world newcomers automakers or suppliers change the structures of the existing oligopoly?Were there in fact changes in the locational criteria and spatial location of this industry in Brazil?How the changes in the industrys organization in Brazil, with the hierarchy of suppliers, led to a regional concentration of productive and technological activities?The main axis of this thesis aims the understanding of the interaction between the oligopolys dynamics and the spatial dynamics. The analytical support had the theoretical tools of oligopoly theory, transaction costs economics and location theory, as well as the approach of the role of technological innovations and multinational companies to structural changes in the industry.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGIndústria automobilística Brasil 1996-2001Brasil IndustriasBrasilIndústria automobilísticaAs mudanças na organização e localização da indústria automobilística brasileira (1996-2001)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALotavio_silva_camargo.pdfapplication/pdf1308850https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MCCR-6VSJ6K/1/otavio_silva_camargo.pdfa3e3ae8049864404e80fd1c3d2db646aMD51TEXTotavio_silva_camargo.pdf.txtotavio_silva_camargo.pdf.txtExtracted texttext/plain884967https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/MCCR-6VSJ6K/2/otavio_silva_camargo.pdf.txted72a771c48919ce1f366523fe8f5af0MD521843/MCCR-6VSJ6K2019-11-14 11:15:29.258oai:repositorio.ufmg.br:1843/MCCR-6VSJ6KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T14:15:29Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
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