Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/39846 |
Resumo: | Este trabalho apresenta um estudo sobre oito grupos de teatro de Belém do Pará, por meio de seus diretores e núcleos criativos, na perspectiva de identificar como os trânsitos dos artistas e as alianças entre eles contribuíram para o delineamento das poéticas desses coletivos. O conceito de afeto dispara a proposição do corpo-grupo, a partir de Espinosa e Deleuze, enquanto possibilidade de cartografia dos grupos e seus singulares planos de composição; corpo múltiplo, povoado de intensidades e fluxos de força, e determinado pelo ritmo das interações entre os criadores. Dos encontros, surgem afetos capazes de constituir parcerias artísticas que se misturam às parcerias de vida, e movimentos de territorialização e reterritorialização são acionados pelo amor, amizade e/ou identificação intelectual, entre outros, alinhavados ao ofício do teatro. A partir de entrevistas com diretores e atores, e também de trabalhos acadêmicos produzidos por alguns deles, pretendo evidenciar influências e diálogos que fazem ver uma potente rede de afetos. Além disso, busco compreender os sentidos oriundos dos agenciamentos coletivos presentes no acontecimento teatral, que tem no convívio a base da produção de uma poética, segundo Jorge Dubatti. A tese dialoga com os campos da filosofia teatral, história do teatro e estudos teatrais, e tem, no pensamento dos encenadores e integrantes dos grupos acerca de suas práxis, uma referência de primeira grandeza. |
id |
UFMG_150979ded21a3f0066608abcd344d604 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ufmg.br:1843/39846 |
network_acronym_str |
UFMG |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFMG |
repository_id_str |
|
spelling |
Fernando Antonio Mencarellihttp://lattes.cnpq.br/5745792827414580Wladilene de Sousa LimaOlinda Margaret CharoneIvone Maria Xavier de Amorim AlmeidaZélia Amador de DeusAndréa Bentes Floreshttp://lattes.cnpq.br/1090018980074461Valéria Frota de Andrade2022-03-07T23:15:42Z2022-03-07T23:15:42Z2020-02-08http://hdl.handle.net/1843/39846Este trabalho apresenta um estudo sobre oito grupos de teatro de Belém do Pará, por meio de seus diretores e núcleos criativos, na perspectiva de identificar como os trânsitos dos artistas e as alianças entre eles contribuíram para o delineamento das poéticas desses coletivos. O conceito de afeto dispara a proposição do corpo-grupo, a partir de Espinosa e Deleuze, enquanto possibilidade de cartografia dos grupos e seus singulares planos de composição; corpo múltiplo, povoado de intensidades e fluxos de força, e determinado pelo ritmo das interações entre os criadores. Dos encontros, surgem afetos capazes de constituir parcerias artísticas que se misturam às parcerias de vida, e movimentos de territorialização e reterritorialização são acionados pelo amor, amizade e/ou identificação intelectual, entre outros, alinhavados ao ofício do teatro. A partir de entrevistas com diretores e atores, e também de trabalhos acadêmicos produzidos por alguns deles, pretendo evidenciar influências e diálogos que fazem ver uma potente rede de afetos. Além disso, busco compreender os sentidos oriundos dos agenciamentos coletivos presentes no acontecimento teatral, que tem no convívio a base da produção de uma poética, segundo Jorge Dubatti. A tese dialoga com os campos da filosofia teatral, história do teatro e estudos teatrais, e tem, no pensamento dos encenadores e integrantes dos grupos acerca de suas práxis, uma referência de primeira grandeza.This work presents a study on eight theater groups from Belém do Pará, through their directors and creative cores, with the perspective of identifying how the transit of creators and the alliances between them contributed to the outlining of the poetics of these collectives. The concept of affection triggers the proposition of the body-group, from Espinosa and Deleuze, as a possibility for cartography of the groups and their singular composition plans; multiple body, populated with intensities and flows of force, and determined by the pace of interactions between creators. From the encounters, affections arise that can build artistic partnerships that mix with life partnerships, and movements of territorialization and reterritorialization are triggered by love, friendship and / or intellectual identification, among others, aligned to the craft of theater. From interviews with directors and actors, and also from academic works produced by some of them, I intend to highlight influences and dialogues that show a powerful network of affections. In addition, I seek to understand the senses triggered by the collective assemblages present in the theatrical event, which has the basis of the production of a poetics, according to Jorge Dubatti. The thesis dialogues with the fields of theatrical philosophy, theater history and theatrical studies, and has, in the thought of the stage directors and members of the groups about their praxis, a reference of first magnitude.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessTeatro - Belém (PA)Teatro - Aspectos sociaisTeatro - FilosofiaTeatro - Aspectos sociológicosRepresentação teatralTeatroTeatro de grupoBelémPoéticaAfetoPoéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPoéticas do afeto no teatro de grupo - trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016).pdfPoéticas do afeto no teatro de grupo - trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016).pdfapplication/pdf13828208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/1/Po%c3%a9ticas%20do%20afeto%20no%20teatro%20de%20grupo%20-%20tr%c3%a2nsitos%20e%20alian%c3%a7as%20entre%20os%20criadores%20no%20teatro%20de%20Bel%c3%a9m%20do%20Par%c3%a1%20%281976-2016%29.pdfdaaf47461a32961cfb66ef948ed4dfdfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/398462022-03-07 20:15:42.713oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-07T23:15:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016) |
title |
Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016) |
spellingShingle |
Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016) Valéria Frota de Andrade Teatro Teatro de grupo Belém Poética Afeto Teatro - Belém (PA) Teatro - Aspectos sociais Teatro - Filosofia Teatro - Aspectos sociológicos Representação teatral |
title_short |
Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016) |
title_full |
Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016) |
title_fullStr |
Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016) |
title_full_unstemmed |
Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016) |
title_sort |
Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016) |
author |
Valéria Frota de Andrade |
author_facet |
Valéria Frota de Andrade |
author_role |
author |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Fernando Antonio Mencarelli |
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/5745792827414580 |
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv |
Wladilene de Sousa Lima |
dc.contributor.referee1.fl_str_mv |
Olinda Margaret Charone |
dc.contributor.referee2.fl_str_mv |
Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida |
dc.contributor.referee3.fl_str_mv |
Zélia Amador de Deus |
dc.contributor.referee4.fl_str_mv |
Andréa Bentes Flores |
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv |
http://lattes.cnpq.br/1090018980074461 |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valéria Frota de Andrade |
contributor_str_mv |
Fernando Antonio Mencarelli Wladilene de Sousa Lima Olinda Margaret Charone Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida Zélia Amador de Deus Andréa Bentes Flores |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teatro Teatro de grupo Belém Poética Afeto |
topic |
Teatro Teatro de grupo Belém Poética Afeto Teatro - Belém (PA) Teatro - Aspectos sociais Teatro - Filosofia Teatro - Aspectos sociológicos Representação teatral |
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv |
Teatro - Belém (PA) Teatro - Aspectos sociais Teatro - Filosofia Teatro - Aspectos sociológicos Representação teatral |
description |
Este trabalho apresenta um estudo sobre oito grupos de teatro de Belém do Pará, por meio de seus diretores e núcleos criativos, na perspectiva de identificar como os trânsitos dos artistas e as alianças entre eles contribuíram para o delineamento das poéticas desses coletivos. O conceito de afeto dispara a proposição do corpo-grupo, a partir de Espinosa e Deleuze, enquanto possibilidade de cartografia dos grupos e seus singulares planos de composição; corpo múltiplo, povoado de intensidades e fluxos de força, e determinado pelo ritmo das interações entre os criadores. Dos encontros, surgem afetos capazes de constituir parcerias artísticas que se misturam às parcerias de vida, e movimentos de territorialização e reterritorialização são acionados pelo amor, amizade e/ou identificação intelectual, entre outros, alinhavados ao ofício do teatro. A partir de entrevistas com diretores e atores, e também de trabalhos acadêmicos produzidos por alguns deles, pretendo evidenciar influências e diálogos que fazem ver uma potente rede de afetos. Além disso, busco compreender os sentidos oriundos dos agenciamentos coletivos presentes no acontecimento teatral, que tem no convívio a base da produção de uma poética, segundo Jorge Dubatti. A tese dialoga com os campos da filosofia teatral, história do teatro e estudos teatrais, e tem, no pensamento dos encenadores e integrantes dos grupos acerca de suas práxis, uma referência de primeira grandeza. |
publishDate |
2020 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2020-02-08 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-07T23:15:42Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-07T23:15:42Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1843/39846 |
url |
http://hdl.handle.net/1843/39846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.publisher.program.fl_str_mv |
Programa de Pós-Graduação em Artes |
dc.publisher.initials.fl_str_mv |
UFMG |
dc.publisher.country.fl_str_mv |
Brasil |
dc.publisher.department.fl_str_mv |
EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Federal de Minas Gerais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFMG instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFMG |
collection |
Repositório Institucional da UFMG |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/1/Po%c3%a9ticas%20do%20afeto%20no%20teatro%20de%20grupo%20-%20tr%c3%a2nsitos%20e%20alian%c3%a7as%20entre%20os%20criadores%20no%20teatro%20de%20Bel%c3%a9m%20do%20Par%c3%a1%20%281976-2016%29.pdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/2/license_rdf https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/3/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
daaf47461a32961cfb66ef948ed4dfdf cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801676755896893440 |