Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valéria Frota de Andrade
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/39846
Resumo: Este trabalho apresenta um estudo sobre oito grupos de teatro de Belém do Pará, por meio de seus diretores e núcleos criativos, na perspectiva de identificar como os trânsitos dos artistas e as alianças entre eles contribuíram para o delineamento das poéticas desses coletivos. O conceito de afeto dispara a proposição do corpo-grupo, a partir de Espinosa e Deleuze, enquanto possibilidade de cartografia dos grupos e seus singulares planos de composição; corpo múltiplo, povoado de intensidades e fluxos de força, e determinado pelo ritmo das interações entre os criadores. Dos encontros, surgem afetos capazes de constituir parcerias artísticas que se misturam às parcerias de vida, e movimentos de territorialização e reterritorialização são acionados pelo amor, amizade e/ou identificação intelectual, entre outros, alinhavados ao ofício do teatro. A partir de entrevistas com diretores e atores, e também de trabalhos acadêmicos produzidos por alguns deles, pretendo evidenciar influências e diálogos que fazem ver uma potente rede de afetos. Além disso, busco compreender os sentidos oriundos dos agenciamentos coletivos presentes no acontecimento teatral, que tem no convívio a base da produção de uma poética, segundo Jorge Dubatti. A tese dialoga com os campos da filosofia teatral, história do teatro e estudos teatrais, e tem, no pensamento dos encenadores e integrantes dos grupos acerca de suas práxis, uma referência de primeira grandeza.
id UFMG_150979ded21a3f0066608abcd344d604
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/39846
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Fernando Antonio Mencarellihttp://lattes.cnpq.br/5745792827414580Wladilene de Sousa LimaOlinda Margaret CharoneIvone Maria Xavier de Amorim AlmeidaZélia Amador de DeusAndréa Bentes Floreshttp://lattes.cnpq.br/1090018980074461Valéria Frota de Andrade2022-03-07T23:15:42Z2022-03-07T23:15:42Z2020-02-08http://hdl.handle.net/1843/39846Este trabalho apresenta um estudo sobre oito grupos de teatro de Belém do Pará, por meio de seus diretores e núcleos criativos, na perspectiva de identificar como os trânsitos dos artistas e as alianças entre eles contribuíram para o delineamento das poéticas desses coletivos. O conceito de afeto dispara a proposição do corpo-grupo, a partir de Espinosa e Deleuze, enquanto possibilidade de cartografia dos grupos e seus singulares planos de composição; corpo múltiplo, povoado de intensidades e fluxos de força, e determinado pelo ritmo das interações entre os criadores. Dos encontros, surgem afetos capazes de constituir parcerias artísticas que se misturam às parcerias de vida, e movimentos de territorialização e reterritorialização são acionados pelo amor, amizade e/ou identificação intelectual, entre outros, alinhavados ao ofício do teatro. A partir de entrevistas com diretores e atores, e também de trabalhos acadêmicos produzidos por alguns deles, pretendo evidenciar influências e diálogos que fazem ver uma potente rede de afetos. Além disso, busco compreender os sentidos oriundos dos agenciamentos coletivos presentes no acontecimento teatral, que tem no convívio a base da produção de uma poética, segundo Jorge Dubatti. A tese dialoga com os campos da filosofia teatral, história do teatro e estudos teatrais, e tem, no pensamento dos encenadores e integrantes dos grupos acerca de suas práxis, uma referência de primeira grandeza.This work presents a study on eight theater groups from Belém do Pará, through their directors and creative cores, with the perspective of identifying how the transit of creators and the alliances between them contributed to the outlining of the poetics of these collectives. The concept of affection triggers the proposition of the body-group, from Espinosa and Deleuze, as a possibility for cartography of the groups and their singular composition plans; multiple body, populated with intensities and flows of force, and determined by the pace of interactions between creators. From the encounters, affections arise that can build artistic partnerships that mix with life partnerships, and movements of territorialization and reterritorialization are triggered by love, friendship and / or intellectual identification, among others, aligned to the craft of theater. From interviews with directors and actors, and also from academic works produced by some of them, I intend to highlight influences and dialogues that show a powerful network of affections. In addition, I seek to understand the senses triggered by the collective assemblages present in the theatrical event, which has the basis of the production of a poetics, according to Jorge Dubatti. The thesis dialogues with the fields of theatrical philosophy, theater history and theatrical studies, and has, in the thought of the stage directors and members of the groups about their praxis, a reference of first magnitude.porUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em ArtesUFMGBrasilEBA - ESCOLA DE BELAS ARTEShttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessTeatro - Belém (PA)Teatro - Aspectos sociaisTeatro - FilosofiaTeatro - Aspectos sociológicosRepresentação teatralTeatroTeatro de grupoBelémPoéticaAfetoPoéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALPoéticas do afeto no teatro de grupo - trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016).pdfPoéticas do afeto no teatro de grupo - trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016).pdfapplication/pdf13828208https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/1/Po%c3%a9ticas%20do%20afeto%20no%20teatro%20de%20grupo%20-%20tr%c3%a2nsitos%20e%20alian%c3%a7as%20entre%20os%20criadores%20no%20teatro%20de%20Bel%c3%a9m%20do%20Par%c3%a1%20%281976-2016%29.pdfdaaf47461a32961cfb66ef948ed4dfdfMD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8811https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/2/license_rdfcfd6801dba008cb6adbd9838b81582abMD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/398462022-03-07 20:15:42.713oai:repositorio.ufmg.br:1843/39846TElDRU7Dh0EgREUgRElTVFJJQlVJw4fDg08gTsODTy1FWENMVVNJVkEgRE8gUkVQT1NJVMOTUklPIElOU1RJVFVDSU9OQUwgREEgVUZNRwoKQ29tIGEgYXByZXNlbnRhw6fDo28gZGVzdGEgbGljZW7Dp2EsIHZvY8OqIChvIGF1dG9yIChlcykgb3UgbyB0aXR1bGFyIGRvcyBkaXJlaXRvcyBkZSBhdXRvcikgY29uY2VkZSBhbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIChSSS1VRk1HKSBvIGRpcmVpdG8gbsOjbyBleGNsdXNpdm8gZSBpcnJldm9nw6F2ZWwgZGUgcmVwcm9kdXppciBlL291IGRpc3RyaWJ1aXIgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIChpbmNsdWluZG8gbyByZXN1bW8pIHBvciB0b2RvIG8gbXVuZG8gbm8gZm9ybWF0byBpbXByZXNzbyBlIGVsZXRyw7RuaWNvIGUgZW0gcXVhbHF1ZXIgbWVpbywgaW5jbHVpbmRvIG9zIGZvcm1hdG9zIMOhdWRpbyBvdSB2w61kZW8uCgpWb2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBjb25oZWNlIGEgcG9sw610aWNhIGRlIGNvcHlyaWdodCBkYSBlZGl0b3JhIGRvIHNldSBkb2N1bWVudG8gZSBxdWUgY29uaGVjZSBlIGFjZWl0YSBhcyBEaXJldHJpemVzIGRvIFJJLVVGTUcuCgpWb2PDqiBjb25jb3JkYSBxdWUgbyBSZXBvc2l0w7NyaW8gSW5zdGl0dWNpb25hbCBkYSBVRk1HIHBvZGUsIHNlbSBhbHRlcmFyIG8gY29udGXDumRvLCB0cmFuc3BvciBhIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBxdWFscXVlciBtZWlvIG91IGZvcm1hdG8gcGFyYSBmaW5zIGRlIHByZXNlcnZhw6fDo28uCgpWb2PDqiB0YW1iw6ltIGNvbmNvcmRhIHF1ZSBvIFJlcG9zaXTDs3JpbyBJbnN0aXR1Y2lvbmFsIGRhIFVGTUcgcG9kZSBtYW50ZXIgbWFpcyBkZSB1bWEgY8OzcGlhIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gcGFyYSBmaW5zIGRlIHNlZ3VyYW7Dp2EsIGJhY2stdXAgZSBwcmVzZXJ2YcOnw6NvLgoKVm9jw6ogZGVjbGFyYSBxdWUgYSBzdWEgcHVibGljYcOnw6NvIMOpIG9yaWdpbmFsIGUgcXVlIHZvY8OqIHRlbSBvIHBvZGVyIGRlIGNvbmNlZGVyIG9zIGRpcmVpdG9zIGNvbnRpZG9zIG5lc3RhIGxpY2Vuw6dhLiBWb2PDqiB0YW1iw6ltIGRlY2xhcmEgcXVlIG8gZGVww7NzaXRvIGRlIHN1YSBwdWJsaWNhw6fDo28gbsOjbywgcXVlIHNlamEgZGUgc2V1IGNvbmhlY2ltZW50bywgaW5mcmluZ2UgZGlyZWl0b3MgYXV0b3JhaXMgZGUgbmluZ3XDqW0uCgpDYXNvIGEgc3VhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBjb250ZW5oYSBtYXRlcmlhbCBxdWUgdm9jw6ogbsOjbyBwb3NzdWkgYSB0aXR1bGFyaWRhZGUgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzLCB2b2PDqiBkZWNsYXJhIHF1ZSBvYnRldmUgYSBwZXJtaXNzw6NvIGlycmVzdHJpdGEgZG8gZGV0ZW50b3IgZG9zIGRpcmVpdG9zIGF1dG9yYWlzIHBhcmEgY29uY2VkZXIgYW8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBvcyBkaXJlaXRvcyBhcHJlc2VudGFkb3MgbmVzdGEgbGljZW7Dp2EsIGUgcXVlIGVzc2UgbWF0ZXJpYWwgZGUgcHJvcHJpZWRhZGUgZGUgdGVyY2Vpcm9zIGVzdMOhIGNsYXJhbWVudGUgaWRlbnRpZmljYWRvIGUgcmVjb25oZWNpZG8gbm8gdGV4dG8gb3Ugbm8gY29udGXDumRvIGRhIHB1YmxpY2HDp8OjbyBvcmEgZGVwb3NpdGFkYS4KCkNBU08gQSBQVUJMSUNBw4fDg08gT1JBIERFUE9TSVRBREEgVEVOSEEgU0lETyBSRVNVTFRBRE8gREUgVU0gUEFUUk9Dw41OSU8gT1UgQVBPSU8gREUgVU1BIEFHw4pOQ0lBIERFIEZPTUVOVE8gT1UgT1VUUk8gT1JHQU5JU01PLCBWT0PDiiBERUNMQVJBIFFVRSBSRVNQRUlUT1UgVE9ET1MgRSBRVUFJU1FVRVIgRElSRUlUT1MgREUgUkVWSVPDg08gQ09NTyBUQU1Cw4lNIEFTIERFTUFJUyBPQlJJR0HDh8OVRVMgRVhJR0lEQVMgUE9SIENPTlRSQVRPIE9VIEFDT1JETy4KCk8gUmVwb3NpdMOzcmlvIEluc3RpdHVjaW9uYWwgZGEgVUZNRyBzZSBjb21wcm9tZXRlIGEgaWRlbnRpZmljYXIgY2xhcmFtZW50ZSBvIHNldSBub21lKHMpIG91IG8ocykgbm9tZXMocykgZG8ocykgZGV0ZW50b3IoZXMpIGRvcyBkaXJlaXRvcyBhdXRvcmFpcyBkYSBwdWJsaWNhw6fDo28sIGUgbsOjbyBmYXLDoSBxdWFscXVlciBhbHRlcmHDp8OjbywgYWzDqW0gZGFxdWVsYXMgY29uY2VkaWRhcyBwb3IgZXN0YSBsaWNlbsOnYS4KRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2022-03-07T23:15:42Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
title Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
spellingShingle Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
Valéria Frota de Andrade
Teatro
Teatro de grupo
Belém
Poética
Afeto
Teatro - Belém (PA)
Teatro - Aspectos sociais
Teatro - Filosofia
Teatro - Aspectos sociológicos
Representação teatral
title_short Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
title_full Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
title_fullStr Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
title_full_unstemmed Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
title_sort Poéticas do afeto no teatro de grupo: trânsitos e alianças entre os criadores no teatro de Belém do Pará (1976-2016)
author Valéria Frota de Andrade
author_facet Valéria Frota de Andrade
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/5745792827414580
dc.contributor.advisor-co1.fl_str_mv Wladilene de Sousa Lima
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Olinda Margaret Charone
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida
dc.contributor.referee3.fl_str_mv Zélia Amador de Deus
dc.contributor.referee4.fl_str_mv Andréa Bentes Flores
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/1090018980074461
dc.contributor.author.fl_str_mv Valéria Frota de Andrade
contributor_str_mv Fernando Antonio Mencarelli
Wladilene de Sousa Lima
Olinda Margaret Charone
Ivone Maria Xavier de Amorim Almeida
Zélia Amador de Deus
Andréa Bentes Flores
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro
Teatro de grupo
Belém
Poética
Afeto
topic Teatro
Teatro de grupo
Belém
Poética
Afeto
Teatro - Belém (PA)
Teatro - Aspectos sociais
Teatro - Filosofia
Teatro - Aspectos sociológicos
Representação teatral
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Teatro - Belém (PA)
Teatro - Aspectos sociais
Teatro - Filosofia
Teatro - Aspectos sociológicos
Representação teatral
description Este trabalho apresenta um estudo sobre oito grupos de teatro de Belém do Pará, por meio de seus diretores e núcleos criativos, na perspectiva de identificar como os trânsitos dos artistas e as alianças entre eles contribuíram para o delineamento das poéticas desses coletivos. O conceito de afeto dispara a proposição do corpo-grupo, a partir de Espinosa e Deleuze, enquanto possibilidade de cartografia dos grupos e seus singulares planos de composição; corpo múltiplo, povoado de intensidades e fluxos de força, e determinado pelo ritmo das interações entre os criadores. Dos encontros, surgem afetos capazes de constituir parcerias artísticas que se misturam às parcerias de vida, e movimentos de territorialização e reterritorialização são acionados pelo amor, amizade e/ou identificação intelectual, entre outros, alinhavados ao ofício do teatro. A partir de entrevistas com diretores e atores, e também de trabalhos acadêmicos produzidos por alguns deles, pretendo evidenciar influências e diálogos que fazem ver uma potente rede de afetos. Além disso, busco compreender os sentidos oriundos dos agenciamentos coletivos presentes no acontecimento teatral, que tem no convívio a base da produção de uma poética, segundo Jorge Dubatti. A tese dialoga com os campos da filosofia teatral, história do teatro e estudos teatrais, e tem, no pensamento dos encenadores e integrantes dos grupos acerca de suas práxis, uma referência de primeira grandeza.
publishDate 2020
dc.date.issued.fl_str_mv 2020-02-08
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2022-03-07T23:15:42Z
dc.date.available.fl_str_mv 2022-03-07T23:15:42Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/39846
url http://hdl.handle.net/1843/39846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Artes
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/1/Po%c3%a9ticas%20do%20afeto%20no%20teatro%20de%20grupo%20-%20tr%c3%a2nsitos%20e%20alian%c3%a7as%20entre%20os%20criadores%20no%20teatro%20de%20Bel%c3%a9m%20do%20Par%c3%a1%20%281976-2016%29.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/39846/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv daaf47461a32961cfb66ef948ed4dfdf
cfd6801dba008cb6adbd9838b81582ab
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676755896893440