A educação permanente no serviço de enfermagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juliana Janine Figueiredo Ornelas Braz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUBD-9Y3HA6
Resumo: Objetivou-se neste estudo realizar uma revisão integrativa sobre o que tem sido publicado nas revistas científicas brasileiras sobre a Educação Permanente no Serviço de Enfermagem no período de 2005 a 2010. Trata-se de pesquisa exploratória descritiva com abordagem quantitativa, utilizando como método a revisão integrativa de literatura. Foi utilizada uma amostra de sete publicações indexadas na Literatura Latino Americana do Caribe e Ciências da Saúde. Observou-se que a Revista da Escola de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo (USP) e a Revista Brasileira de Enfermagem foram as que mais publicaram sobre o assunto, sendo 42,85% e 28,57%, respectivamente. Dos quinze autores das publicações pesquisadas 100% dos mesmos eram enfermeiros, sendo 33,33% graduados, 46,66% mestres e 20% doutores. A região Sudeste foi a que obteve maior representatividade entre as publicações com 85,72%. Foram encontradas duas categorias, sendo: educação permanente e o desenvolvimento de competências dos enfermeiros; educação permanente e a percepção da equipe de enfermagem. Os resultados encontrados possibilitaram a construção do conhecimento acerca da educação permanente nos serviços de enfermagem no periodo pesquisado.
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