Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Webster Martins De Freitas
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/59115
Resumo: Este trabalho nasceu a partir do interesse em tocar o repertório da música brasileira para violino. Nosso objeto de estudo é a peça Matinta e o Curupira, para violino solo, do compositor baiano/paraense, Marcos Raggio de Salles (1885-1965). Primeiramente procuramos situar a vida e obra de Salles dentro de um contexto histórico, destacando a presença do imaginário amazônico em sua produção musical. Baseados no texto programático/descritivo do compositor sobre a lenda da Matinta e o Curupira, estabelecemos uma correspondência entre este e o texto musical, com o objetivo de auxiliar na interpretação da obra. Em seguida, identificamos os elementos técnicos do violino empregados na peça estudada. Foi feita uma análise formal e do material temático, para compreendermos o contexto no qual essas técnicas foram empregadas. Tendo como referencial os principais tratados da pedagogia do violino no século XX e XXI, abordamos separadamente e em detalhes, a mecânica de cada uma das técnicas violinísticas empregadas na obra. Juntamente, apresentamos também, exercícios curtos através de imagens, vídeos, áudios e outros exemplos musicais, para auxiliar na compreensão e no estudo das referidas técnicas violinísticas.
id UFMG_1562c2f46ef305a051ec240e294e841e
oai_identifier_str oai:repositorio.ufmg.br:1843/59115
network_acronym_str UFMG
network_name_str Repositório Institucional da UFMG
repository_id_str
spelling Edson Queiroz De Andradehttp://lattes.cnpq.br/0324787216120971Mariana Isdebski SallesCarlos Aleixo Dos Reishttps://lattes.cnpq.br/1387049462194745Webster Martins De Freitas2023-10-03T23:13:43Z2023-10-03T23:13:43Z2023-07-07http://hdl.handle.net/1843/59115Este trabalho nasceu a partir do interesse em tocar o repertório da música brasileira para violino. Nosso objeto de estudo é a peça Matinta e o Curupira, para violino solo, do compositor baiano/paraense, Marcos Raggio de Salles (1885-1965). Primeiramente procuramos situar a vida e obra de Salles dentro de um contexto histórico, destacando a presença do imaginário amazônico em sua produção musical. Baseados no texto programático/descritivo do compositor sobre a lenda da Matinta e o Curupira, estabelecemos uma correspondência entre este e o texto musical, com o objetivo de auxiliar na interpretação da obra. Em seguida, identificamos os elementos técnicos do violino empregados na peça estudada. Foi feita uma análise formal e do material temático, para compreendermos o contexto no qual essas técnicas foram empregadas. Tendo como referencial os principais tratados da pedagogia do violino no século XX e XXI, abordamos separadamente e em detalhes, a mecânica de cada uma das técnicas violinísticas empregadas na obra. Juntamente, apresentamos também, exercícios curtos através de imagens, vídeos, áudios e outros exemplos musicais, para auxiliar na compreensão e no estudo das referidas técnicas violinísticas.This work came from the interest in playing Brazilian music for the violin. Our object of study is the piece Matinta e o Curupira for solo violin, by the baiano/paraense composer, Marcos Raggio de Salles (1885-1965). First, we sought to situate Salles life and work within the historical context, highlighting the presence of the Amazonian imagination in his musical production. Based on the composer’s own programmatic/descriptive text on the legend of the Matinta and the Curupira, we established a correspondence between that and the musical text, in order to help the interpretation of the work. Then, we identified the technical elements of the violin used in the piece studied. An analysis of the form and of the melodic material was made, in order to understand the context in which these techniques were used. Having as reference the main pedagogical treatises of the Twentieth and Twenty First Centuries, we approached separately and in details, the mechanics of each of the violin techniques used in the piece. Together we also presented short exercises trough images, videos, audios and others musical examples, to help the understanding and study of those referred violin techniques.CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível SuperiorporUniversidade Federal de Minas GeraisPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUFMGBrasilMUSICA - ESCOLA DE MUSICAhttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/info:eu-repo/semantics/openAccessMúsica - Análise, apreciaçãoMúsica para violinoSalles, Marcos Raggio de, 1885-1965Música brasileira para violino soloMatinta e o CurupiraPedagogia da performanceMarcos SallesAspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos SallesTechnical and interpretative aspects in the piece Matinta e o Curupira for solo violin by Marcos Sallesinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALconclui.pdfconclui.pdfapplication/pdf6556320https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59115/1/conclui.pdf713856d44d2cb0832f3887a8c7d33458MD51CC-LICENSElicense_rdflicense_rdfapplication/rdf+xml; charset=utf-8805https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59115/2/license_rdf00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6MD52LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-82118https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59115/3/license.txtcda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272MD531843/591152023-10-03 20:13:44.267oai:repositorio.ufmg.br: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ório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2023-10-03T23:13:44Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles
dc.title.alternative.pt_BR.fl_str_mv Technical and interpretative aspects in the piece Matinta e o Curupira for solo violin by Marcos Salles
title Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles
spellingShingle Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles
Webster Martins De Freitas
Música brasileira para violino solo
Matinta e o Curupira
Pedagogia da performance
Marcos Salles
Música - Análise, apreciação
Música para violino
Salles, Marcos Raggio de, 1885-1965
title_short Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles
title_full Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles
title_fullStr Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles
title_full_unstemmed Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles
title_sort Aspectos técnicos e interpretativos na peça Matinta e o Curupira para violino solo, de Marcos Salles
author Webster Martins De Freitas
author_facet Webster Martins De Freitas
author_role author
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Edson Queiroz De Andrade
dc.contributor.advisor1Lattes.fl_str_mv http://lattes.cnpq.br/0324787216120971
dc.contributor.referee1.fl_str_mv Mariana Isdebski Salles
dc.contributor.referee2.fl_str_mv Carlos Aleixo Dos Reis
dc.contributor.authorLattes.fl_str_mv https://lattes.cnpq.br/1387049462194745
dc.contributor.author.fl_str_mv Webster Martins De Freitas
contributor_str_mv Edson Queiroz De Andrade
Mariana Isdebski Salles
Carlos Aleixo Dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Música brasileira para violino solo
Matinta e o Curupira
Pedagogia da performance
Marcos Salles
topic Música brasileira para violino solo
Matinta e o Curupira
Pedagogia da performance
Marcos Salles
Música - Análise, apreciação
Música para violino
Salles, Marcos Raggio de, 1885-1965
dc.subject.other.pt_BR.fl_str_mv Música - Análise, apreciação
Música para violino
Salles, Marcos Raggio de, 1885-1965
description Este trabalho nasceu a partir do interesse em tocar o repertório da música brasileira para violino. Nosso objeto de estudo é a peça Matinta e o Curupira, para violino solo, do compositor baiano/paraense, Marcos Raggio de Salles (1885-1965). Primeiramente procuramos situar a vida e obra de Salles dentro de um contexto histórico, destacando a presença do imaginário amazônico em sua produção musical. Baseados no texto programático/descritivo do compositor sobre a lenda da Matinta e o Curupira, estabelecemos uma correspondência entre este e o texto musical, com o objetivo de auxiliar na interpretação da obra. Em seguida, identificamos os elementos técnicos do violino empregados na peça estudada. Foi feita uma análise formal e do material temático, para compreendermos o contexto no qual essas técnicas foram empregadas. Tendo como referencial os principais tratados da pedagogia do violino no século XX e XXI, abordamos separadamente e em detalhes, a mecânica de cada uma das técnicas violinísticas empregadas na obra. Juntamente, apresentamos também, exercícios curtos através de imagens, vídeos, áudios e outros exemplos musicais, para auxiliar na compreensão e no estudo das referidas técnicas violinísticas.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-10-03T23:13:43Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-10-03T23:13:43Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023-07-07
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1843/59115
url http://hdl.handle.net/1843/59115
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.publisher.program.fl_str_mv Programa de Pós-Graduação em Música
dc.publisher.initials.fl_str_mv UFMG
dc.publisher.country.fl_str_mv Brasil
dc.publisher.department.fl_str_mv MUSICA - ESCOLA DE MUSICA
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal de Minas Gerais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFMG
instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron:UFMG
instname_str Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
instacron_str UFMG
institution UFMG
reponame_str Repositório Institucional da UFMG
collection Repositório Institucional da UFMG
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59115/1/conclui.pdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59115/2/license_rdf
https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/59115/3/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 713856d44d2cb0832f3887a8c7d33458
00e5e6a57d5512d202d12cb48704dfd6
cda590c95a0b51b4d15f60c9642ca272
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801676692654129152