Expansão do ensino superior, credencialismo e discriminação: um estudo qualitativo sobre a inserção profissional dos tecnólogos em Belo Horizonte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Frederico Henrique Galves Coelho da Rocha
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFMG
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8VEMHV
Resumo: Pesquisas têm apontado que a expansão e a diversificação do sistema de ensino superior brasileiro foram acompanhadas por uma hierarquização das IES que potencialmente afeta o prestígio das ocupações dos indivíduos e gera uma valorização diferencial das credenciais no mercado de trabalho (Prates, 2007, 2010). Além disso, diversos autores demonstraram que o recrutamento de profissionais com formação no ensino superior envolve grande ênfase no caráter cultural de suas credenciais (Brown, 1995; Murphy, 1998; Diprete, 1989; Larson, 1977). Neste estudo, investigamos em que medida há uma valorização diferencial dos diplomas de ensino superior em termos do grau acadêmico (tecnólogo versus bacharelado) no mercado de trabalho em Belo Horizonte. Concluímos que os empregadores depositam mais confiança no diploma de bacharelado do que no de tecnólogo quando se trata do recrutamento para posições de mais prestígio dentro da firma. E que, em conformidade com as proposições da tese credencialista, os empregadores se fundamentam em grande medida em crenças e atitudes culturais que não tem relação direta com uma avaliação objetiva de produtividade, como, por exemplo, as avaliações de desempenho individual que são realizadas nas empresas.
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