Expansão do ensino superior, credencialismo e discriminação: um estudo qualitativo sobre a inserção profissional dos tecnólogos em Belo Horizonte
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFMG |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8VEMHV |
Resumo: | Pesquisas têm apontado que a expansão e a diversificação do sistema de ensino superior brasileiro foram acompanhadas por uma hierarquização das IES que potencialmente afeta o prestígio das ocupações dos indivíduos e gera uma valorização diferencial das credenciais no mercado de trabalho (Prates, 2007, 2010). Além disso, diversos autores demonstraram que o recrutamento de profissionais com formação no ensino superior envolve grande ênfase no caráter cultural de suas credenciais (Brown, 1995; Murphy, 1998; Diprete, 1989; Larson, 1977). Neste estudo, investigamos em que medida há uma valorização diferencial dos diplomas de ensino superior em termos do grau acadêmico (tecnólogo versus bacharelado) no mercado de trabalho em Belo Horizonte. Concluímos que os empregadores depositam mais confiança no diploma de bacharelado do que no de tecnólogo quando se trata do recrutamento para posições de mais prestígio dentro da firma. E que, em conformidade com as proposições da tese credencialista, os empregadores se fundamentam em grande medida em crenças e atitudes culturais que não tem relação direta com uma avaliação objetiva de produtividade, como, por exemplo, as avaliações de desempenho individual que são realizadas nas empresas. |
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Antonio Augusto Pereira PratesJeronimo Oliveira MunizRita de Cássia FazziFrederico Henrique Galves Coelho da Rocha2019-08-12T12:14:24Z2019-08-12T12:14:24Z2012-04-26http://hdl.handle.net/1843/BUOS-8VEMHVPesquisas têm apontado que a expansão e a diversificação do sistema de ensino superior brasileiro foram acompanhadas por uma hierarquização das IES que potencialmente afeta o prestígio das ocupações dos indivíduos e gera uma valorização diferencial das credenciais no mercado de trabalho (Prates, 2007, 2010). Além disso, diversos autores demonstraram que o recrutamento de profissionais com formação no ensino superior envolve grande ênfase no caráter cultural de suas credenciais (Brown, 1995; Murphy, 1998; Diprete, 1989; Larson, 1977). Neste estudo, investigamos em que medida há uma valorização diferencial dos diplomas de ensino superior em termos do grau acadêmico (tecnólogo versus bacharelado) no mercado de trabalho em Belo Horizonte. Concluímos que os empregadores depositam mais confiança no diploma de bacharelado do que no de tecnólogo quando se trata do recrutamento para posições de mais prestígio dentro da firma. E que, em conformidade com as proposições da tese credencialista, os empregadores se fundamentam em grande medida em crenças e atitudes culturais que não tem relação direta com uma avaliação objetiva de produtividade, como, por exemplo, as avaliações de desempenho individual que são realizadas nas empresas.Some researchers have shown that the expansion and diversification of the higher education system in Brazil was followed by a hierarchy of institutes that potentially affects the prestige of individuals occupation and the differential valuing of credentials in the labor market (Prates, 2007, 2010). In addition, several authors have pointed that the recruitment of professionals with higher education is influenced by the cultural aspect of their credentials (Brown, 1995; Murphy, 1988; Diprete, 1989; Larson, 1977). In this academic work we have investigated to what extent there is a differential valuing of higher education qualifications in terms of academic degree (bachelors versus technologist) in the labor market in Belo Horizonte. We have concluded that employers relie more in the bachelors degree than the in technologist when it comes to recruiting higher positions in the firm. And that, in accordance with the proposition of the credentialism, employers based largely on the beliefs and cultural attitudes that have no direct relationship with an objective evaluation of productivity, for example, the individual performance evaluations conducted in firms.Universidade Federal de Minas GeraisUFMGSociologiaEnsino superiorTecnólogosDiscriminação na educaçãoDiversificação institucionalCredencialismoDiscriminaçãoExpansão educacionalExpansão do ensino superior, credencialismo e discriminação: um estudo qualitativo sobre a inserção profissional dos tecnólogos em Belo Horizonteinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisinfo:eu-repo/semantics/openAccessporreponame:Repositório Institucional da UFMGinstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGORIGINALdisserta__o___expans_o_do_ensino_superior__credencialismo_e_discrimina__o____frederico_rocha.pdfapplication/pdf1488540https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8VEMHV/1/disserta__o___expans_o_do_ensino_superior__credencialismo_e_discrimina__o____frederico_rocha.pdf84cac21ff729fba88b6d8e6d3c49a811MD51TEXTdisserta__o___expans_o_do_ensino_superior__credencialismo_e_discrimina__o____frederico_rocha.pdf.txtdisserta__o___expans_o_do_ensino_superior__credencialismo_e_discrimina__o____frederico_rocha.pdf.txtExtracted texttext/plain178920https://repositorio.ufmg.br/bitstream/1843/BUOS-8VEMHV/2/disserta__o___expans_o_do_ensino_superior__credencialismo_e_discrimina__o____frederico_rocha.pdf.txt2334efa6960ebac478eabd1f89278ce7MD521843/BUOS-8VEMHV2019-11-14 17:46:17.05oai:repositorio.ufmg.br:1843/BUOS-8VEMHVRepositório de PublicaçõesPUBhttps://repositorio.ufmg.br/oaiopendoar:2019-11-14T20:46:17Repositório Institucional da UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
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